terça-feira, 29 de outubro de 2013

29 DE OUTUBRO: UM DIA HISTÓRICO NA POLÍTICA DO MARANHÃO

Jackson Lago, o primeiro candidato da "oposição" a vencer o grupo político da família Sarney no Maranhão


29 de outubro de 2006. Há 7 anos, pela primeira vez, o grupo político da família Sarney perdia uma eleição para o Governo do Maranhão.

Aquele 29 de outubro foi um dia marcante na história política do Maranhão. Era um fato inédito que se registrava na história republicana do estado: um candidato da "oposição" vencia o grupo comandado pelo senador José Sarney numa disputa eletiva para o comando do poder estadual.



O vitorioso na eleição daquele ano foi o falecido médico Jackson Képler Lago (PDT), que derrotou no segundo turno Roseana Sarney, filha de José Sarney e então candidata pelo PFL (Partido da Frente Liberal), já extinto.

Jackson Lago permaneceu no comando do Governo do Estado até abril de 2009, quando foi deposto do cargo após uma manobra jurídico-política impetrada pelos derrotados em questão.

Na ocasião, para conseguir vencer o grupo Sarney, Jackson contou com o apoio decisivo do governador "sarneysista" José Reinaldo Tavares, que após ter sido eleito, em 2002, com as bênçãos da "grande família", viria a romper com seu grupo político no ano seguinte.

Somando-se o tempo de governo de Zé Reinaldo (2003-2006) e Jackson Lago (2007-2009), a "oposição" esteve no comando do Governo do Maranhão durante 7 (sete) anos ininterruptos, contrariando-se, assim, a matéria "jornalística" da Revista IstoÉ desta semana, que tenta atribuir ao presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), a possibilidade de uma conquista em 2014 já alcançada e registrada na história política estadual por Jackson em 2006.

Relembrando aquele dia histórico, o Blog do Hugo Freitas rememora a trajetória política de Jackson Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.