quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cultura, finanças e o auxílio do Governo do Estado para São Luís

Por Hugo Freitas

Vamos às primeiras notas curtas e médias de 2013.

Sofrimento cultural

Cultura de São Luís deve sofrer este ano. Dívidas castelistas são de 15 milhões, enquanto o orçamento da pasta prevê minguados 3 milhões. Alguém duvida de que nesta área também haverá pedido de auxílio ao Governo do Estado?

Finanças (des)equilibradas

O primeiro passo do novo prefeito de São Luís deve ser em torno do equilíbrio das finanças. Sem isso, vai faltar dinheiro nos cofres da capital maranhense. Afinal, o rombo deixado pela gestão tucana gira em torno de R$ 500 milhões.

Alô, Ministério Público!!!

Como pode um prefeito deixar uma dívida de mais de 500 milhões para o seu sucessor sem os órgãos fiscalizadores nada fazerem??? OAB, MP e a própria Câmara Municipal que, dentre outras atribuições, têm a responsabilidade de fiscalizar as ações do prefeito, foram amplamente omissos enquanto "fiscais do povo".

Eleição na Câmara de São Luís

Por falar nisso, a reeleição de Pereirinha para a presidência da Câmara, pela quinta vez consecutiva, traduz a anuência de 19 vereadores à omissão da Casa na fiscalização da gestão que findou. A propósito, parece que somente os órgãos federais demonstraram disposição para fiscalizar as ações do ex-prefeito João Castelo (PSDB), que o diga o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal no tocante ao repasse de verbas nacionais para o município-ilha, como reza a Carta Magna.

"Ajuda" do Governo do Maranhão para São Luís

Pelo visto, não será apenas a Saúde na capital a receber "socorro" do Governo. A aliança entre Estado e Município, costurada nos últimos dias da gestão castelista (veja aqui), deve se estender para a Educação e Cultura, mormente até agora os dirigentes de ambas as pastas já terem sinalizado para tal apoio, seguindo a tônica do discurso de posse do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, que bradou aos quatro cantos que a cidade está quebrada, em cenário de "terra arrasada" (veja aqui). Ou pede socorro mesmo ou quebra de vez!!!

Ponto positivo

O ponto positivo da nova gestão que se inicia fica por conta da disponibilização na íntegra do discurso de posse do prefeito Edivaldo no site oficial do Município. É guardar e aguardar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.