quinta-feira, 8 de setembro de 2011

SÃO LUÍS EM TEMPOS DE "DECADÊNCIA"

A lista de intelectuais ligados a São Luís espelha sua importância cultural

A cidade, que hoje faz 399 anos, foi referência na formação de Candido Mendes de Almeida, jurista, historiador e geógrafo que publicou o "Atlas do Império do Brasil" (1868); de Aluísio de Azevedo, autor de "O Mulato" (1881) e de "O Cortiço" (1890); de Graça Aranha, a quem devemos "Canaã" (1902); e de Gonçalves Dias, poeta que publicou "Canção do Exílio" (1843) e um dicionário de língua tupi (1858).

A única cidade do país fundada por franceses, em 8 de setembro de 1612, foi, ao longo do tempo, invadida por holandeses e retomada pelos portugueses. Foi ainda ameaçada por Thomas Cochrane (1777-1860), o lobo-do-mar britânico que formou a Armada Imperial Brasileira e, depois, ajudou os independentistas na luta contra os lusos.

Estratégica, entre as regiões Norte e Nordeste, a capital onde vivem 1.027.098 pessoas (em 2010, segundo o IBGE) deve o nome à homenagem que os franceses fizeram a Luís 9o, patrono da França e chamado de são Luís, um monarca cujo reinado resultou numa era de conquistas.

Antes dos invasores franceses, eram os tupinambás que habitavam o local onde São Luís seria edificada. Mas os relatos são inexatos quando estimam entre 200 e 600 os índios que viviam na aldeia de Upaon-Açu à época dessa primeira ocupação.

A tentativa de colonização da região pela coroa portuguesa data de 1535, à época das capitanias hereditárias.

Nos anos 1550, malogrou a tentativa de fundar a cidade de Nazaré ­-insucesso creditado à ferocidade dos índios e à dificuldade de acesso.

A "FRANÇA EQUINOCIAL"

E foi só em 1612 que Daniel de La Touche, o senhor de La Ravardière, ali se estabeleceu com 500 homens para fundar a França Equinocial a mando do rei francês Luís 13. Os franceses logo se aliaram aos índios contra os lusos que vinham do Pernambuco.


Três anos depois, as tropas portuguesas tomaram a região e, em 1620, Jerônimo de Albuquerque foi nomeado comandante de São Luís.

Com a chegada de açorianos, prosperaram a plantação de cana e a produção de açúcar e de cachaça. Os índios, que já não eram considerados uma ameaça, foram usados na lavoura.

Em 1641, foi a vez dos holandeses tomarem São Luís com uma esquadra de 18 naus guarnecida por 2.500 homens que a saquearam (nessa época, eles já dominavam Salvador, Recife e Olinda).

O governador foi feito refém numa cidade cujo porto também escoava outros produtos como tabaco, algodão, couro e farinha de mandioca.

Os portugueses expulsaram o invasor em 1642, mas as batalhas e emboscadas duraram até 1644.

A região encontrou paz e prosperidade em 1682, plantando o cacau ao lado da cana-de-açúcar e do tabaco, produtos então produzidos por escravos negros -e que eram exportados para Portugal, à qual a cidade esteve ligada por laços de sangue e por conta da proximidade do continente europeu.

Nem sempre pacífica, a situação deteriorou na Revolta de Beckman, a primeira que opôs colonos e portugueses.

Em 1755, a fundação da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará transforma o porto de São Luís. Também é no período pombalino em Portugal, de 1755 a 1777, que a capital do Maranhão constrói redes de água e esgoto.

A Guerra de Independência nos EUA (1775-1783) atinge a produção algodoeira por lá e abre brecha para exportações ao Reino Unido.

A prosperidade econômica faz surgir, em 1780, a praça do Comércio, onde mercadorias europeias eram negociadas num tempo em que, avessa aos comandos do Rio, São Luís, mais ligada a Lisboa, era a terceira mais populosa cidade, atrás do Rio e de Salvador.


Hugo Freitas
Com informações da Folha Online

3 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo. É sempre bom saber melhor e bem a história do nosso país.
    Agora o Maranhão não é mais invadido e sim entregue e abandonado pela classe política, isto é, pelos traidores. Então, o povo ainda precisa fazer a verdadeira revolução expulsando-os de lá de vez.

    ResponderExcluir
  2. Indiscutivelmente, Jerônimo.

    É necessário promovermos uma nova "expulsão" em São Luís, mas não de "estrangeiros", e sim dos usurpadores que surrupiam nossas riquezas e nossos impostos em troca de gentilezas e de relações de compadrio protecionista.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Eis uma cidade que tem problemas, até mesmos os moradores daqui, estão meio perdidos, o que fazer se os turistas estrangeiros, tem policiamento especial, mas não têm informações...

    ResponderExcluir

Grato pela participação.