quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ato Público pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído, em 1982, pelo movimento social, em Encontro Nacional de entidades de pessoas com deficiências.

O dia 21 de setembro foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena, em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº. 11.133, de 14 de julho de 2005.

No Maranhão, segundo o IBGE, aproximadamente 919.930 pessoas têm algum tipo de deficiência, correspondendo a 16,13% da população. A deficiência visual é a mais significativa, acometendo 685.485 pessoas, ou o equivalente a 75% das deficiências e 12% da população.

Em segundo lugar, a dificuldade permanente de caminhar ou subir escadas incide sobre 262.199 pessoas, correspondendo a 28,7% das deficiências e a 4,6% da população.

Na distribuição da população por sexo e idade, as mulheres são maioria: 52%, contra 47% para os homens.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência envolve questões como justiça social, direitos humanos, cidadania, democracia, igualdade social e respeito às diferenças. É falar também sobre uma longa história de desigualdades e de exclusão do acesso a diversos serviços e bens públicos.

O Fórum Maranhense das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia convida a todos para o Ato Público pelo dia 21 de setembro - DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - a partir das 15:00h, na Praça D. Pedro II.

O quê: Ato Público pelo Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Onde: Praça D.Pedro II - São Luís/MA
Quando: hoje (21/09)
Horário: a partir das 15h

Hugo Freitas

2 comentários:

  1. É importante que as autoridades revejam a questão da acessibilidade para os deficientes, que é muito precária.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, a questão da acessibilidade no país, em particular no Maranhão, ainda é muito precária, haja visto as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência em transitar pelas ruas da cidade, que não foi projetada pensando na inclusão desse público específico, e que precisa acelerar a implantação de políticas inclusivas.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.