quinta-feira, 28 de julho de 2011

SANTOS 4X5 FLAMENGO: UM JOGO PARA ENTRAR PARA A HISTÓRIA


Quarta-feira, dia 27 de julho de 2011, Vila Belmiro (Santos/SP). Em campo, SANTOS x FLAMENGO. De um lado, o jovem craque do time da vila e da seleção brasileira, Neymar (19 anos). Do outro, Ronaldinho Gaúcho (31 anos), duas vezes consecutivas o melhor jogador do mundo (2004/2005) e escolhido o melhor jogador da última década.

A partida foi memorável, como há muito não se via. Para os apreciadores do bom futebol, perfeitamente digna de entrar para a galeria histórica do Brasileirão.


Adjetivos não faltam para definir a melhor partida do Campeonato Brasileiro de 2011, ocorrida na noite desta quarta-feira (27). Nove gols durante os 90 minutos, sendo três de Ronaldinho Gaúcho e dois de Neymar, e a vitória por 5 a 4 do time carioca para fechar uma noite de gala que mostrou a magia do futebol brasileiro.

Neymar e Ronaldinho, juventude e experiência a favor do espetáculo do futebol

Quem ligou a TV, pôde assistir a um verdadeiro espetáculo, recheado de dribles, jogadas desconcertantes, golaços, pênalti perdido e uma virada histórica do Flamengo em cima do Santos.

O time da Vila Belmiro, com um futebol envolvente e objetivo, aos 25 minutos  do primeiro tempo, já estava com três a zero no placar. O que parecia se configurar como uma goleada histórica, mudou completamente quando o Flamengo reagiu e, em cinco minutos, fez dois gols, mostrando porque é o único invicto da competição até o momento.

Neymar faz um golaço para abrilhantar ainda mais a belíssima partida

Logo depois, Neymar, que já havia feito um golaço, um dos mais bonitos do campeonato, foi derrubado na área. Pênalti. Elano - aquele mesmo que mandou uma cobrança para as estrelas contra o Paraguai, na Copa América, pela Seleção Brasileira - pegou a bola e... mandou uma "cavadinha", facilitando a defesa do goleiro Felipe, que ainda desdenhou da cobrança fazendo embaixadinhas com a bola praticamente recuada pelo jogador do Santos.

A chance desperdiçada por Elano, de ampliar a vantagem santista para 4x2, foi sentenciada ao empate em 3x3, ainda no final do primeiro tempo, com um gol de cabeça de Deivid, atacante rubro-negro que não comemorou por respeito ao seu ex-clube.

Início do segundo tempo. Neymar recebe a bola, invade a área e chuta no alto, indefensável para Felipe, mantendo o Santos na frente mais uma vez. A partir de então, Ronaldinho, que já havia feito um gol no primeiro tempo, faz jus à experiência e ao talento que possui. 

Cobrança de falta perto da área do Santos. Ronaldinho manda por baixo da barreira, que pula, sem chances para o goleiro Rafael, que nem se mexe. Tudo igual novamente. No placar, 4x4.

Ronaldinho Gaúcho executa drible desconcertante que resultou em falta cobrada por ele mesmo por baixo da barreira.

Faltando cinco minutos para o fim, após uma incrível chance desperdiçada por Thiago Neves, o mesmo puxa um contra-ataque para o Flamengo, toca para Ronaldinho que chuta no canto do goleiro santista. Era a virada do rubro-negro carioca, que manteve o placar por 5x4 até o fim da partida.

Para quem queria assistir ao duelo particular da dupla Neymar/Ganso versus Ronaldinho/Thiago Neves se deslumbrou com o talento individual do jovem craque santista e do melhor jogador da década. Ronaldinho Gaúcho, sem nenhum exagero, fez uma partida digna de jogador da Seleção Brasileira, calando assim muitos dos críticos que afirmaram que ele não tem mais condições de vestir a amarelinha.

Ronaldinho Gaúcho e Neymar. Experiência e juventude que protagonizaram um épico do futebol brasileiro. Dois grandes craques que, diante dos inúmeros críticos e críticas, mostraram que ambos possuem totais condições de ainda nos orgulhar com seu talento futebolístico.


A magia dos grandes dribles, das belas jogadas e dos gols maravilhosos não deixou de comparecer em campo nesta que, sem dúvidas, foi a partida que mostrou ao mundo por que ainda temos o melhor futebol do mundo.

Hugo Freitas

7 comentários:

  1. Tá na cara que isso foi um jogo armado...
    Já estavam todos prontos para gravar o que seria o jogo do ano 2011.
    Há quem diga que até o resultado foi armado.
    Você observa claramente a reação dos naraddores da globo e Sportv ao dizer que este jogo seria malhor que Vasco da Gama e Palmeiras, na memorável virada do século.
    Felizmente o comentarista da Sportv disse: "Não vamos comparar o jogo do Vasco que era uma final.O peso entre os duelos eram extremamente diferente.

    ResponderExcluir
  2. Que foi armado o que vc não passa de um santista inconformado ,invejoso achava que o santos iria dar um chocolate no flamengo se enganou viramos o jogo .
    O flamengo mostrou que flamengo é flamengo independente qual é seu adiversério mostrou muita garra e persistencia .ronaldinho deveria falar para neymar bem assim :vamos fazer assim vc tem 25 minutos pra fazer o que sabe depois senta e aprende ok.


    Gislaine maccgnan

    ResponderExcluir
  3. Jogo bom ofensivamente, e uma bosta se analisado do aspecto defensivo. Não adianta só atacar, tem que ter defesa. Esses dois times provaram apenas que estão incompletos. Depois vem a pergunta: "Por que o Brasil foi tão mal na Copa América?" Assistir esse jogo é ter essa resposta.

    ResponderExcluir
  4. Leonardo, respeito sua opinião, mas não creio que esse jogo tenha sido armado.

    Primeiro porque o Santos estava jogando em casa, diante de sua torcida, com o retorno de Neymar e Ganso e, segundo, que seria muito difícil um time fazer três a zero no até então invicto Flamengo e "ceder" a virada meramente por causa de um suposto "acordo midiático".

    Muito pouco provável que isso tenha acontecido, para não dizer impossível.

    Prefiro acreditar que a magia do futebol-arte foi resgatada numa noite inesquecível, onde pudemos mostrar ao mundo que ainda temos o melhor futebol do mundo.

    Mas fico grato por sua participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  5. Gislaine, muito boa sua observação em relação a expectativa de uma possível goleada que estava se desenhando para o Santos.

    Afinal, era mais provável o Santos continuar engrenado do que o Flamengo oferecer alguma resistência ou esboçar alguma reação.

    Daí a imprevisibilidade e a magia desse jogo maravilhoso.

    Grato pela participação, Gislaine. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  6. O companheiro "anônimo" salientou um ponto importante: ao enaltecermos os ataques dos dois times, deixamos de analisar as defesas.

    Mas se, por um lado, podemos apontar certa "falha" nas defesas, por outro os ataques demonstraram maior superioridade.

    Creio que muito mais do que falhas de defesa, devemos mesmo é dar os méritos aos atacantes, que souberam superar as dificuldades e produzir um espetáculo do futebol.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.