sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fórum Estadual de Mulheres condena agressões contra estudante da UFMA

O Fórum Estadual de Mulheres Maranhenses, através de manifesto enviado ao blog, repudiou e condenou as agressões cometidas contra a estudante de teatro da UFMA, Daiana Roberta Silva Gomes, durante o 5º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizado em Goiânia, no último dia 16.

O manifesto critica o que chamou de "massacre" contra a estudante e ressalta que "o movimento estudantil alterou seu sentido político ao ser transformado em campo de batalha e de truculência".

O texto de repúdio ainda critica fortemente os blogs da capital sobre a forma como noticiaram os fatos, dando a entender que tudo não passou de "briga de comadres", uma vez que uma suposta adoção do ponto de vista dos agressores teria sido a pedra angular da narrativa jornalística tecida pelos mesmos.

Ainda de acordo com o manifesto, a agressão contra a estudante e a omissão da UNE em não se posicionar sobre o assunto reflete a necessidade de discutir o movimento estudantil e seus representantes, já que não foi apreciado, em nenhum momento, o agravante de que "violência contra a mulher é crime".

O Blog Hugo Freitas ressalta que, no caso em questão, não houve de nossa parte nenhuma adoção do "ponto de vista dos agressores" na publicação da matéria. Pelo contrário, o prisma adotado foi justamente o de mostrar que os principais envolvidos na agressão à estudante já possuem um certo "histórico" de ações de violência e truculência, como no caso do lançamento do livro "Honoráveis Bandidos", ocorrido em São Luís no ano de 2009 (LEIA A MATÉRIA)

Informamos ainda que, ao ser citada na matéria, a vítima não pôde deixar de ser identificada como assessora de políticos, para mostrar ao público uma das dimensões explicativas para o fato, a de que a briga é resultado de divergências políticas que não foram resolvidas com base no diálogo e no respeito ao contraditório, como deve ser numa sociedade plural e pretensamente democrática.

Portanto, a publicação do referido manifesto obedece ao entendimento de que o posicionamento do Fórum de Mulheres é uma valiosa contribuição para o enriquecimento do debate sobre o assunto. Se, por um lado, foi evidenciado o fato de que a briga é fruto de divergência política (o que não significa dizer que tal ato de violência seja justificável), por outro, sua contribuição é bastante salutar para a problemática de outra questão, ainda mais grave: a agressão covarde contra mulheres, independente de quaisquer que sejam os motivos.

Leia na íntegra o Manifesto do Fórum Estadual de Mulheres Maranhenses sobre o caso:

MOVIMENTO DE MULHERES DENUNCIA E CONDENA AGRESSÃO À DAIANA ROBERTA NO 5º CONGRESSO DA UNE

As cenas observadas em um vídeo veiculado em diversos blogs esta semana com imagens da estudante do Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão Daiana Roberta Silva Gomes sendo massacrada por um grupo de jovens da União Estadual de Estudantes (Maranhão) demonstram que o movimento estudantil alterou seu sentido político ao se transformado em campo de batalha e de truculência e, por último, em espaço em que a as divergências são levadas ao extremo da covardia.

As agressões e violências sofridas por Daiana Roberta claramente veiculada neste vídeo refletem a necessidade urgente de discutir este movimento e suas lideranças, uma vez que violência contra mulher é crime!!! E o ato criminoso praticado por esses jovens tende a se agravar em virtude da forma bárbara em que foi praticada.

As matérias veiculadas, aparentemente reproduzem a fala dos agressores, que tem o intuito de demonstrar divergências pessoais, transformando o fato em banalidade como se fosse algo “normal”. Essa forma de representar os fatos dando esse tom pessoal é muito comum neste tipo de situação. Parece que as mulheres não sabem e não fazem politica, quando discutem é para brigar. Outro problema que emerge nas violências sofridas pela estudante é a forma como os blogs vinculam sua imagem a assessoria de políticos como se isso a desqualificasse perante outros jovens e como se justificasse as agressões sofridas.

O cerco montado para agredir e “punir” a estudante em uma instância de discussão nacional se torna ainda mais grave na medida em que, apesar dos protestos dos jovens no Congresso, como está reproduzido em diversas falas de estudantes no vídeo, não foram suficientes para que a União Nacional de Estudantes tomasse uma posição, o que é grave e lamentável. Aliás, não é primeira vez que mulheres são agredidas em movimentos estudantis e que a UNE não se posiciona.

A forma como os blogs de São Luís veicularam matérias sobre os fatos dão a entender que se trata de uma briga pessoal, como se fosse uma “briga de comadres” ou briga de tendências. Quando a questão é política dado os conflitos que vem se estendendo entre Daiana Roberta e os/as integrantes da União Estadual de Estudantes, conhecida pela truculência em outros episódios como o do lançamento do livro Honoráveis Bandidos no Sindicato dos Bancários, quando este mesmo grupo promoveu tumulto e quebra -quebra no  momento do lançamento do livro em São Luís.

Quem conhece o trabalho desenvolvido por Daiana Roberta em experiências teatrais não pode deixar de perceber suas inquietações e preocupações com as questões sociais, com as questões das mulheres, dos jovens, das crianças. Em muitas das encenações tem denunciado a violência contra a mulher, o que evidencia seu comprometimento com as causas feministas. Não imaginava que seria uma das vítimas.

O Fórum Maranhense de Mulheres condena a agressões e violência brutal sofrida pela jovem e vai encaminhar representação a União Nacional de Estudantes e outras instâncias da sociedade civil e ao Ministério Público que investigue os fatos e faça valer a lei Maria da Penha para que episódios dessa natureza não se repitam. Violência contra a mulher é crime! Quem bate em mulher é criminoso ou criminosa e deve ser tratada como tal.

Coordenação do Fórum Maranhense de Mulheres
Florilena Gomes Aranha
Maria Mary Ferreira
Luzia Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.