segunda-feira, 4 de julho de 2011

PROFESSOR ACUSADO DE RACISMO PEDE DESCULPAS E APRESENTA "RETRATAÇÃO PÚBLICA"

Professor Cloves Saraiva (de azul) e o aluno nigeriano, Nuhu Ayuba (de branco)
(Foto: Jornal Pequeno)

O professor Cloves Saraiva, integrante do quadro de docentes do curso de Engenharia Química da UFMA, acusado de ter manifestado discriminações racistas ao aluno Nuhu Ayuba, de origem africana, pediu desculpas pelo que chamou de "interpretação dúbia" por parte do estudante.

Em um texto enviado ao blog, o professor explica sua versão dos fatos que culminaram em uma acusação conjunta de racismo promovida pelos alunos que participaram da disciplina de Cálculo Vetorial, ministrada por Cloves. Segundo o professor, em nenhum momento houve de sua parte a intenção jocosa de ridicularizar o nome Nuhu Ayuba, alegando que a pronúncia deste em português é que suscita tal sentido.

Cloves Saraiva afirmou também jamais ter proferido insultos vinculados à cor negra de Nuhu, tendo em vista que ele também, assim como os seus familiares, são "pardos".

Por fim, dirigindo-se especificamente para o aluno nigeriano, Saraiva criticou o "atual comportamento" de Nuhu como estudante da UFMA, afirmando que este além de faltar muito às aulas, não executa as atividades nem entrega as tarefas, o que conceitua como estado "lamentável".

Leia na íntegra a "Retratação Pública" do professor Cloves Saraiva enviada ao blog:

RETRATAÇÃO PÚBLICA

José Cloves Verde Saraiva, professor associado III da UFMA, vem mui respeitosamente pedir desculpas públicas a interpretação, certamente, dúbia do aluno nigeriano NUHU AYUBA, que durante as aulas de Cálculo Vetorial, no curso de Engenharia Química da UFMA, sentiu-se ofendido, e vem esclarecer este engano nos três itens seguintes:


1. Ao perguntar o seu nome não houve qualquer sentido jocoso, visto que sua pronúncia no seu idioma induz isto no nosso e que foi esclarecida por ele mesmo como o equivalente deste a NOÉ JOSUÉ.

2. Em conversa particular, referir-me ao Prêmio Nobel Nigeriano W. Soyinka sobre a frase “UM TIGRE NÃO DEFINE TIGRITUDE. UM TIGRE SALTA!” Quando me referi aos LEÕES AFRICANOS, que nas dificuldades de todo estrangeiro para o entendimento subjetivo de acusações preconceituais, esta não induz isso, pois sou também de cor Parda, assim como os meus familiares, e durante toda minha existência jamais proferiria tal insulto, principalmente para aluno.

3. Já referir-me em classe que “ser universitário é muita responsabilidade” e é costume dos alunos novatos (calouros) usarem as dependências da Universidade para outros fins fora do contexto educacional. Reclamei a você e aos outros colegas que não compareciam as aulas, nem fizeram os exercícios e, principalmente você, não compareceu ao PRÉ-TESTE e nem fez a sua 1ª Avaliação, além disso, não fez o PRÉ-TESTE da 2ª Avaliação, nem as suas notas de aula no caderno desta disciplina foram escritas e apresentadas até hoje. É lamentável! Faço o meu dever de professor cobrando o bom entendimento da disciplina, tendo formado excelentes alunos durante todo esse tempo, veja que a maioria dos seus colegas de classe cumpriram seus deveres e a turma passada não teve problemas deste tipo. Embora sabendo que você tem suas dificuldades naturais, como qualquer estrangeiro, deveria pelo menos se explicar, evitando interpretações errôneas sobre o seu atual comportamento como estudante da UFMA.

Firmo-me nestes termos públicos e receptivo a quaisquer outros esclarecimentos. 

6 comentários:

  1. Publicar um pedido de desculpas alegando mal desempenho do aluno na sua diciplina, devemos respeitar a todos!! Realmente títulos não valem de nada, não são sinônimo de educação.....
    Que coisa lamentável para um professor!!!

    ResponderExcluir
  2. Atualmente é muito delicado vc se posicionar sobre alguns assuntos, pois a questão do preconceito virou "moda" as vezes não é tua intenção,mas as pessoas levam pra esse lado e criam toda uma situação ridicula e constrangedora. Penso que são pessoas que não se aceitam e que são as primeiras a terem o preconceito consigo mesmo.

    ResponderExcluir
  3. TREMENDO DE UM SAFADO ESSE PROFESSOR...PIOR A UFMA QUE MANTEM EM SEU QUADRO PROFESSORES DESSE ESCALÃO...

    ResponderExcluir
  4. Respeito sua opinião, companheiro. Mas vc não acha que, no mínimo, esse não é o tipo de comportamento que um professor universitário deveria ter? O que pensar a respeito?

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  5. Realmente, lamentável.

    Grato pela participação. Abraços fraternos.

    Hugoi Freitas

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, a todos que participaram com seus comentários, elogios, críticas e sugestões, meu MUITO OBRIGADO!!!

    Realizar um trabalho como este não é fácil, ainda mais em se tratando de um fato tão delicado envolvendo um professor universitário. Requer bastante tempo para levantamento das informações, redação dos textos, publicação e respostas aos inúmeros comentários.

    Mas, mesmo diante de tais dificuldades, que se agravam com a minha atual falta de tempo livre, o que se exemplifica pela demora na publicação destes comentários, reitero minha enorme satisfação em contribuir para a democratização das informações através desta maravilhosa ferramenta comunicacional.

    Os elogios colhidos, bem como as críticas e sugestões feitas por vcs são fundamentais para o aprimoramento e continuidade deste espaço.

    Perdõem-me aqueles a quem não me referi especificamente. Devido à grande soma de participações que o assunto suscitou, limitei-me a tecer comentários mais gerais, mas publicando todos os que foram redigidos com educação e respeito aos demais leitores, levando em consideração o contraditório como elemento fomentador do debate salutar e profícuo.

    Mais uma vez, MUITO OBRIGADO A TODOS VCS!!!

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.