terça-feira, 12 de abril de 2016

A Liderança de Eliziane

Primeiro cenário estimulado:
Eliziane 21,9% - Edivaldo 16,3% - Castelo 15,6%

Por Hugo Freitas

A pesquisa Escutec, a primeira realizada este ano, confirmou a liderança da deputada federal Eliziane Gama (de volta ao PPS) na preferência do eleitorado ludovicense.

Apesar das idas e vindas em sua saga por um abrigo partidário que lhe desse maiores trunfos para chegar ao período de campanha eleitoral e fazer frente às duas máquinas administrativas à disposição de seu principal adversário, o prefeito Edivaldo Jr. (PDT), que conta com o apoio escancarado do governador Flávio Dino (PCdoB), Eliziane lidera em todos os cenários estimulados, quando são apresentados os prováveis candidatos.

A deputada federal aparece com 21,9% contra 16,3% de Edivaldo no primeiro cenário estimulado (ver imagem acima). João Castelo tem 15,6%, Bira 8,1%, Rose 6,5%, Fábio Câmara 5,7%, Wellington 5,5% e Bentivi 0,8%. Nenhum deles 15,6% e não sabem ou não responderam 4,1%.

No segundo cenário (ver imagem abaixo), em que aparece Andrea Murad no lugar de Fábio Câmara, os dados são: Eliziane 22,1%, Castelo 15,7%, Edivaldo 15,5%, Bira 8,6%, Rose Sales 7%, Wellington 5,8%, Andrea Murad 3,7% e Bentivi 1,1%. Nenhum representa 16,4% e não sabem ou não responderam 4,2%.

Segundo cenário estimulado:
Eliziane 22,1% - Castelo 15,7% - Edivaldo 15,5%

Nos demais cenários, em que é retirado o nome de João Castelo da disputa em detrimento do também tucano Neto Evangelista, a liderança de Eliziane é ainda maior e se aproxima dos 10 pontos percentuais de diferença para o segundo colocado.

 Terceiro cenário estimulado, sem a presença de João Castelo:
Eliziane 23,5% - Edivaldo 16,3%

Quarto cenário estimulado, sem a presença de João Castelo:
Eliziane 23,9% - Edivaldo 16,3%

Quinto cenário estimulado, sem a presença de João Castelo:
Eliziane 26,4% - Edivaldo 16,9%

Diante dos dados levantados e apesar de sua desidratação política por conta das últimas movimentações pouco favoráveis ao seu projeto, vide as rusgas com o senador Roberto Rocha (PSB) por conta da indecisão de filiação à legenda socialista, o capital eleitoral de Eliziane mantém uma boa densidade.

A favor de Gama conta ainda o peso da "rejeição" que o prefeito Edivaldo sofre por parte do eleitorado de São Luís, bem como o de João Castelo, segundo colocado nas intenções de voto e também no quesito "rejeição" (CONFIRA AQUI).

Resta a Eliziane ter sabedoria para transformar liderança em pesquisas eleitorais em liderança política, já que ela não consegue compor em torno de si um grupo sólido que lhe dê sustentação para discutir programas e projetos de governo e, até mesmo, para pensar na composição de secretarias de governo, em uma eventual vitória eleitoral. Afinal, ninguém governa sozinho.

Caso isso não aconteça ou que Eliziane deixe para pensar na formação de um grupo apenas aos 45 do segundo tempo, tenderá fortemente a se render às velhas práticas políticas em nome da famigerada "governabilidade", cujo princípio regente é o da troca de cargos no Executivo por apoio no Legislativo, com a qual a classe política brasileira em geral está plenamente acostumada. E isso independentemente de quem esteja sentado na cadeira de comando.

Leia também:

O Fator Castelo


Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.