segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Novo presidente da Fapema e o desafio de acabar com o "clientelismo político" na instituição

Alex Oliveira assumirá o comando da instituição que, nos últimos anos, vem sendo alvo de inúmeras denúncias de desvios de verbas para apadrinhados políticos

Por Hugo Freitas

O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) anunciou, nesta segunda-feira (10), pelas redes sociais, mais um nome para compor a sua equipe de governo. Desta feita, trata-se do professor da UEMA, Alex Oliveira de Souza, que será o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) a partir de 1º de janeiro.

A Fapema é uma instituição vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), pasta que será comandada pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PSB).

Alex Oliveira assumirá o posto com o desafio de promover transparência nas ações desempenhadas pela Fundação, alvo de inúmeras denúncias de desvios de verbas nos últimos anos, como o conhecido caso do "Fapemagate", onde as verbas destinadas à produção científica eram desviadas para pessoas alinhadas ao alto comando do Governo do Maranhão, incluindo-se aí assessores, ex-prefeitos e dirigentes partidários (relembre o caso aqui)

Alex Oliveira ocupará a vaga deixada por Rosane Guerra, que concluirá seu terceiro mandato (2013-2014) à frente da instituição no fim deste ano, posto ocupado por ela em outras duas oportunidades (1994-1995 e 2009-2012).

Conheça o perfil do novo diretor-presidente da Fapema:

Alex Oliveira de Souza é doutor em Urbanismo pela Universidade Paris Est, mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco e arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba.

Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), coordenador da Comissão de Pós-Graduação do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócio Regional e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão. É consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão, membro titular do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão e tem atuação junto a movimentos sociais.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.