sexta-feira, 30 de agosto de 2013

BONDE PROIBIDO: Justiça suspende shows do "Bonde das Maravilhas" em São Luís

A maioria das funkeiras é menor de idade. Justiça entende que elas fazem apologia ao sexo.

Por decisão liminar, o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luis, José Américo Abreu Costa, suspendeu a realização dos shows de funk do “Bonde das Maravilhas”, que ocorreriam neste sábado (31) e domingo (1º), na capital maranhense.

A suspensão atendeu pedido da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de São Luis.

As apresentações do grupo carioca “Bonde das Maravilhas” seriam realizadas na Associação Atlética do Banco do Estado do Maranhão (AABEM), na Forquilha; na Choperia Fernando, no Anjo da Guarda; no Espaço Caribe, no São Raimundo, e no Espaço do Povão, na Cidade Olímpica.

A decisão determina que todos os gerentes, proprietários ou diretores dos estabelecimentos onde aconteceriam os eventos sejam notificados. A liminar prevê ainda a prisão dos mesmos em caso de descumprimento da ordem judicial.

De acordo com o juiz, o Ministério Público deixou claro na Ação Civil Pública várias irregularidades na apresentação do grupo de funk, tais como ofensas a dispositivos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a menoridade civil da maioria das integrantes do grupo, músicas que fazem apologia ao sexo e à violência e danças com forte apelo sensual, “o que vai de encontro aos princípios da proteção e prevenção da criança e do adolescente enquanto sujeito peculiar de pessoa em desenvolvimento”.

Há ainda a constatação que os organizadores dos eventos já respondem processo junto a 1ª Vara da Infância e Juventude de São Luis por descumprimento de normas do ECA, relativo à entrada e permanência de crianças e adolescentes em evento inapropriado.

Em maio deste ano, os organizadores trouxeram o mesmo grupo para realizar um show em São Luis e descumpriram ordem judicial que proibia a entrada e permanência de pessoas menores de 18 anos.

Com informações da Controladoria Geral de Justiça

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas nas redes sociais, curtindo nossa página no Facebook e seguindo a gente no Twitter.

2 comentários:

  1. Sabe de uma coisa. Muitos menores comparecem a esse show. Eu mesmo conheço meninas que frequenta este tipo de evento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade. O problema é o fato de a maioria das funkeiras do grupo ser menor de idade. É em cima disso, principalmente, que a Justiça se apoiou para suspender as apresentações das meninas.

      Excluir

Grato pela participação.