domingo, 18 de agosto de 2013

UMA ALTERNATIVA COMUNICACIONAL


Por Hugo Freitas

Eis que observo, satisfeito, a projeção que o Blog do Hugo Freitas vem tomando na esfera da comunicação virtual.

Mesmo sem atualizações, por conta de outras atividades, o blog registrou mais de 5 mil acessos nos últimos 4 dias , contando-se sábado e domingo.

A seção de "Artigos" (clique aqui para conferir os textos já produzidos) é um dos principais motes do relativo "sucesso" conquistado paulatinamente por este singelo ciberespaço. Somente o texto intitulado "O Poder Paralelo na Prefeitura de São Luís" (leia aqui), último publicado, recebeu cerca de 1500 acessos nestes 4 dias de paralisação do blog. Foram exatas 1.489 visualizações até agora e os números continuam a crescer.

No total, computou-se uma média diária de mais de 1000 acessos em 4 dias sem nenhuma atualização no Blog do Hugo Freitas, algo significativo diante da avalanche de escribas que atuam nesta plataforma comunicacional, muitos "livres como táxis", como disse certa vez um amigo também blogueiro.

Os números fornecidos pelo aplicativo Google Analytics, um dos mais confiáveis em termos de apuração do "Ibope" de páginas na internet, sobre a quantidade de acessos ao blog são significativos quando comparados à volúpia das postagens veiculadas por outros blogueiros maranhenses, particularmente aqueles vinculados a órgãos "oficiais" de imprensa no Estado, que chegam a postar dezenas de textos diários em seus blogs (haja tempo e dinheiro para compensar tamanha produção em "escala industrial"!!!).

Daí o porquê de muitos terem tornado esta ferramenta midiática em verdadeiras "empresas" de comunicação, dignas de contratação de força de trabalho em regime celetista e com direito a recrutamento de "estagiários". Praticamente impossível competir com tais potentados comunicacionais - que contam com o prestígio simbólico das instituições a que pertencem - em termos absolutos de acessos, o que deve justificar (e muito!) os investimentos feitos pelos mesmos.

Enquanto isso, o Blog do Hugo Freitas registra a proeza de mais de 1000 acessos diários mesmo em dias sem atualizações. Para se ter uma noção comparativa, em dias de duas ou três publicações (o que não acontece muitas vezes devido ao pouco tempo de que disponho), o blog ultrapassa a média de 5 MIL ACESSOS POR DIA, com picos que variam de 7 A 10 MIL ACESSOS DIÁRIOS EM UM MÊS, segundo o Google Analytics.

A satisfação é completa quando constato que boa parte destes registros de acesso são referentes aos artigos autorais aqui publicados. Cabe ressaltar que esses artigos são constituídos enquanto textos crítico-reflexivos, calcados em análises sociopolíticas e também (por que não?) em linhas opinativas.

Por não ter nenhum vínculo midiático institucional "oficial", gozar de bom trânsito entre os polos da classe política local e não receber um tostão para escrever uma vírgula sequer neste ciberespaço, as análises e opiniões aqui emitidas e publicizadas contêm maior teor libertário, de desprendimento, privilégio que raros (para não dizer nenhum) têm condições de desfrutar, haja vista que grande parte daqueles que integram a chamada "blogosfera" estão subjugados ao poder político e econômico dos grupos dominantes do Maranhão, tanto de "direita" quanto de "esquerda".

Por tudo isso, o Blog do Hugo Freitas se apresenta como uma singela alternativa comunicacional que prima pela qualidade da escrita e pela relevância social e política das temáticas e assuntos abordados, optando por não se filiar à lógica niilista dominante da "produção acelerada" e em larga escala que obnubila os interesses dos "donos do poder", edificando assim uma trincheira de luta contra a subserviência da imprensa local aos ditames dos "poderosos".

A você, fiel leitor e leitora do Blog do Hugo Freitas, dedico estas mal traçadas linhas textuais, ao passo que agradeço pela credibilidade e confiança aqui depositadas. Em breve, novidades!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.