sexta-feira, 9 de agosto de 2013

CASSAÇÃO: Roseana Sarney perde apoio no TSE

Ministra Luciana Lóssio desiste de ser relatora no processo de cassação de Roseana

Por Hugo Freitas

A governadora "sub-judice" Roseana Sarney Murad (PMDB) perdeu uma importante aliada no processo que pede a cassação de seu mandato e a de seu vice Washington Oliveira (PT), que deverá ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em data a ser definida. 

Trata-se da ministra Luciana Lóssio que, nesta sexta (09), se declarou impedida de atuar como relatora do processo "por motivo de foro íntimo".

Mas a verdade é que a atual ministra do TSE havia atuado como advogada de Roseana no processo que cassou o mandato do falecido Jackson Lago (PDT), em 2009.

Passados quatro anos, Lóssio assumiu a vaga deixada pelo ministro Arnaldo Versiani na Corte Eleitoral e seria relatora no processo de cassação de Roseana, cujo parecer favorável à perda do mandato da governadora foi emitido nesta quarta (07) pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel (confira os detalhes aqui).

A declaração de impedimento, que cabia única e exclusivamente à ministra, cai como um balde de água fria nas pretensões de Roseana de ser absolvida nesse processo, vez que o voto do relator geralmente se coloca como linha-mestra para o entendimento dos demais ministros, influenciando decisivamente seus votos.

Com a declaração da ministra Lóssio, o processo deverá ser redistribuído para outro relator.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.