sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Líderes do PSD declaram apoio a Luís Fernando. PSDB pode fechar com Eliziane Gama

Foto: Carlos Trinchão e Afonso Manoel (ao centro)

Por Hugo Freitas

A disputa pela corrida eleitoral de 2014 no Maranhão tende a ficar cada vez mais acirrada e "complicada".

Nesta quinta-feira (22), em reunião com dezenas de lideranças comunitárias da região metropolitana de São Luís, o secretário estadual da Fazenda, Claudio Trinchão e o deputado estadual Afonso Manoel, respectivamente presidentes estadual e municipal do PSD, declararam apoio à pré-candidatura do secretário estadual de Infraestrutura, Luís Fernando (PMDB), ao comando do Governo do Estado.

Afonso Manoel foi enfático ao afirmar que o PSD apoia o candidato da governadora sub judice Roseana Sarney. “Nós, eu e o Trinchão, estaremos juntos com o Luís Fernando Silva. Esse é o nosso candidato”, frisou o parlamentar maranhense.

O ponto "complicador" (por assim dizer) dessa movimentação política consiste no fato de Afonso Manoel ser casado com a vereadora Helena Duailibe (PMDB), que integra a base aliada do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), principal cabo eleitoral de Flávio Dino (PCdoB), nome ungido pela "oposição" para a disputa de 2014.

Parece ter se tornado uma legítima prática eleitoreira a divisão de forças de grupos familiares em busca de espaço de poder político. A fórmula é ligeira e aparentemente simples: basta posicionar-se nos dois polos principais da corrida sucessória, no caso em questão tanto ao lado de Fernando quanto ao lado de Dino. Assim, garante-se a inserção prévia de pelo menos um membro político do grupo familiar na esfera do Poder Executivo estadual em caso de vitória de um dos dois candidatos citados.

Mas para temperar esse caldo pré-eleitoral, o dia de hoje ainda reserva surpresas que podem ser bastante significativas. Acontece agora pela manhã, na capital, um encontro entre líderes do PSDB para definir qual o caminho a ser seguido pela legenda no pleito vindouro.

Os tucanos deverão decidir-se por três opções viáveis: apoiar Luís Fernando em troca de duas secretarias estaduais e de constituição de um palanque para o presidenciável Aécio Neves (PSDB/MG) no Maranhão; aliar-se ao presidente da Embratur, Flávio Dino, em busca de uma provável indicação do vice na chapa comunista e do ex-prefeito João Castelo à vaga de Epitácio Cafeteira no Senado; ou apoiar Eliziane Gama (PPS) também indicando o vice e o candidato a senador, com a diferença de montar um palanque para a presidenciável Marina Silva (Rede), que aparece em segundo lugar nas pesquisas prévias para Presidente da República.

Eliziane pode se aliar ao ex-prefeito "Caostelo"

O interessante é observar a importância política que o PSDB maranhense adquiriu na balança eleitoral para 2014 em apenas alguns meses. "Atacado" durante os 4 anos de gestão do ex-prefeito Castelo pela imprensa mirantiana de Roseana, pelo grupo político-midiático de Flávio Dino e Edivaldo e pela deputada Eliziane que lançou, em plena sessão na Assembleia Legislativa, o slogan "São Luís é um CAOSTELO", a legenda tucana atrai a atenção de seus outrora "adversários" por conta principalmente do tempo de TV a que tem direito: algo em torno de preciosos 2 minutos que, dependendo da composição das coligações, podem ser imprescindíveis para quem almeja sentar na tão disputada cadeira de Governador do Maranhão.

A máxima de que "o tempo cura todas as feridas" nunca foi tão assertiva, ou melhor, triplamente assertiva.

Disso tudo, certo mesmo é o fato do PSD de Afonsão e Trinchão vir forte na disputa pelo mandatos de deputados federais e estaduais, visando garantir a expressividade da legenda no Estado. “O nosso papel será de protagonista em 2014. Já temos 6 deputados estaduais. Nossa ideia é manter nossos quadros e garantir pelo menos duas vagas de deputados federais”, asseverou o parlamentar pesedista.

As peças estão apenas se movimentando no xadrez político maranhense em busca do melhor arranjo para garantir espaços de poder. E muitas jogadas ainda estão por vir.

Siga o Blog do Hugo Freitas no Twitter

Curta aqui a página do Blog no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.