terça-feira, 4 de junho de 2013

POLÊMICA: Sindicato de São Luís rebate insinuações de ex-vereador

Chico Viana, apresentador e ex-vereador de São Luís

Por Hugo Freitas

O Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de São Luís - SINFUSP/SL emitiu "Nota de Esclarecimento" rebatendo as insinuações proferidas pelo apresentador e ex-vereador Chico Viana (PSDB) em seu programa “Na Boca da Noite”, exibido diariamente, ao vivo, na TV Guará (Canal 23).

Segundo a Nota, Chico Viana teria insinuado a existência de um suposto acordo entre os líderes sindicais municipais e a Prefeitura de São Luís costurado na base da compra e venda de apoio político.

No texto divulgado à imprensa e dirigido nominalmente ao ex-vereador tucano, o Sinfusp/SL afirma que houve muitas reuniões até que os reajustes de 7,5% para os servidores efetivos e de 9,5% para os professores da rede municipal de ensino fossem aceitos pelos sindicalistas.

A Nota vai além e afirma que Chico Viana foi um dos vereadores da gestão passada que aprovou reajuste de apenas 6% para os servidores de São Luís, ou seja, abaixo da atual proposta.

Na ocasião, ainda segunda a Nota, o ex-vereador tucano teria sido conivente com a ação do ex-prefeito João Castelo (PSDB), que em 2012 enviou o pleito "na surdina da noite para a Câmara Municipal, sem qualquer discussão com a categoria".

Convém, contudo, ressaltar a observação de dois polos nesta questão. Se, por um lado, o argumento apresentado pelo sindicato corrobora o que muito vem sendo dito nos dias correntes, que a atual gestão municipal faz o que a antecessora não fazia - dialogar com os trabalhadores -, por outro suscita a possibilidade da tecelagem de conchavos mais estreitos entre Sindicato e Prefeitura de São Luís, já que as duas propostas iniciais feitas pela categoria não foram aceitas e a que prevaleceu, no fim, foi a do prefeito Edivaldo.

Disso tudo, cabe a reflexão de que gestos simples, como "ouvir os trabalhadores", ainda que se bata o pé contra seus reclames, se constituem em um trunfo amplamente valorizado diante de uma gestão que findou e se fechou para o diálogo com aqueles que intentava governar: o povo de São Luís.

Confira, abaixo, a íntegra da nota do Sindicato dos Servidores da capital:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – SINFUSP/SL

Nobre apresentador Chico Viana, com o intuito de prestar esclarecimentos e evitar quaisquer dúvidas a respeito do reajuste salarial 2013, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Municipais de São Luís – SINFUSP/SL vem informar ao prezado apresentador e a todos os seus telespectadores as seguintes informações:

No dia 07 de Março do referido ano, foi convocada uma Assembleia com todos os servidores e trabalhadores municipais, a fim de discutirmos a Campanha Salarial Unificada 2013, aprovada pela categoria e por Sindicatos parceiros, como: SINDEDUCAÇÃO, SIGMEMA, SIGMUN-SL, SINDFISMA, SINDACS, SINDTRANSITO e ASSISMU – Em defesa do Reajuste Salarial de 17,87%.

Depois de realizada e aprovada o valor do reajuste (em Assembleia), este Sindicato encaminhou a 1° proposta de Data-Base para revisão salarial à Prefeitura de São Luís, daí foi marcada a 1° rodada de reunião com representantes e secretários da Prefeitura.

A partir de então, outras rodadas de reuniões foram realizadas, sempre com a presença deste Sindicato, como falado pelo Senhor, “o maior sindicato de representação da classe municipal”.

Em todas as reuniões, sempre com a presença dos Secretários Municipais de Administração, Fazenda, Planejamento e Comunicação, o argumento era o mesmo, o que está bastante conhecido não só pela categoria, mas, com certeza, pelo Senhor Chico Viana e pelos mais de Hum Milhão de ludovicenses, “a Prefeitura está quebrada, não temos dinheiro, vamos fazer o demonstrativo dos caixas e por aí vai”.

Mesmo a Prefeitura rejeitando a proposta do SINFUSP/SL, este Sindicato e os demais acima citados, apresentou uma contraproposta na qual aceitava os 7% oferecidos pela Administração Municipal, já para o mês de Junho, mas com a garantia de que a partir de Setembro aumentasse até 5% (de acordo com a variação da Receita), somando 12% de reajuste salarial – mas o Governo Edivaldo Júnior rejeitou a contraproposta e bateu o martelo no aumento salarial de 7,5%, para Junho (com todo o retroativo a Março).

Prezado, bem como o senhor sabe, já tendo sido vereador desta cidade, conhece bem os trâmites burocráticos no que se refere à reajustes, à lutas das classes de trabalhadores, à decência no serviço público. Por conhecer tão bem, no entanto, o senhor foi um dos vereadores que ano passado (2012), assinou o valor do reajuste salarial de 6% (para os servidores municipais), quando João Castelo mandou em surdina da noite para a Câmara Municipal, sem qualquer discussão com a categoria. Logo, o senhor é sabedor de que não há nenhum tipo de venda ou compra de Sindicato X Prefeitura.

E, por fim, através desta Nota, queremos deixar claro a todos os nossos companheiros e companheiras do Serviço Público Municipal, que a nossa política de comprometimento, de lutas em favor de melhores condições salariais e de trabalhos para a nossa classe, continua sendo umas das principais da nossa bandeira, assim como toda e qualquer transparência aos nossos associados.

Contando com a sua atenção e respeito, nos colocamos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.

Luís Mariano Nunes Freire
Presidente – SINFUSP/SL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.