quarta-feira, 27 de março de 2013

DIRETOR DO SOCORRÃO I "ABRE O VERBO" CONTRA O VEREADOR FÁBIO CÂMARA

Yglesio Moyses

Por Hugo Freitas

Em "Carta aberta" enviada à imprensa, o diretor do Hospital Municipal Djalma Marques, "Socorrão I", Yglesio Moyses, "abriu o verbo" contra o vereador Fábio Câmara (PMDB), principal voz de oposição à gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na Câmara de São Luís.

Na Carta, Yglesio rebate as maiores críticas feitas pelo vereador peemedebista à sua administração no Socorrão I, principalmente o caso do pedido de doações feitas por Yglesio à população de São Luís, no início do ano.

Na ocasião, o diretor do Socorrão I utilizou as redes sociais para formular o pedido aos seus seguidores no facebook, sendo por isso bastante criticado por muitos que o acusaram de estar fazendo palanque político às custas do sofrimento do povo ludovicense que padece nos hospitais da rede pública municipal de Saúde.

Acompanhe a íntegra da Carta:


Carta aberta ao Vereador Fábio Câmara

Vossa Excelência, desde o primeiro dia de mandato tem direcionado grande parte de sua energia vital com o intuito de polemizar com os meus atos enquanto Diretor do Socorrão I.

O primeiro manifesto contrário seu foi quando Vossa Exa. posicionou-se contra as doações de alimentos no período inicial da gestão, onde os contratos estavam sem vigor, onde o dinheiro estava indisponível e os pacientes estavam sobre risco de passar fome. Vereador, a fome não espera burocracia, a fome não espera articulações políticas.

Vossa Excelência e seu mentor político, o Secretário de Estado Ricardo Murad apoiaram com grande entusiasmo a campanha do Prefeito derrotado João Castelo, o mesmo que deixou a Saúde do Município completamente destruída. Era isso que vocês queriam? A continuidade do caos, o desrespeito ao funcionalismo e aos pacientes que comiam tão somente frango exclusivamente. Frisa-se, isso nos dias em que havia o que comer.

Depois, veio à possibilidade de termos uma reforma da Pediatria emergencial e de 10 novos leitos de UTI, custeada através de uma doação de uma pessoa generosa, não de uma Empresa de Construção, mas Vossa Excelência e alguns setores da imprensa que são muitos ligados a sua pessoa e a de seu mentor político, fizeram questão de divulgar de maneira inverídica como se fosse uma coisa ilegal, imoral, quando tudo estava dentro do mais digno sentimento de benevolência e com amparo legal, pois aqui só trabalhamos dentro dos princípios da legalidade na administração pública.

Vereador, lembro a Vossa Exa. que muitas pessoas morrem por falta de leitos de UTI e que crianças sofrem na Pediatria completamente desestruturada até hoje, enquanto esperamos a burocracia das reformas. Pessoas estão sofrendo, Vereador, mas tudo o que lhe parece importar é inviabilizar a vitória da população perante os desafios da Saúde. Fico-me questionando se os seus interesses políticos se sobrepõem ao seu espírito público.

Lembre-se, os palanques foram desarmados, não é hora de fazer política, pare de perseguir a gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Jr. pelo simples fato de ser oposição. Façamos oposição responsável, propositiva, não uma política desmedida de agressões infundadas.

As declarações e atitudes citadas por Vossa Exa. não resultaram em qualquer benefício Social e para a Saúde, ao contrário, serviram tão somente para plantar boatarias e tentar causar uma instabilidade interna, mas felizmente, estas ações não tem logrado e não lograrão êxito. Temos uma equipe de mais de 1600 heróis que se dedicam aqui e que tem a cada dia, sido mais valorizados, seja com melhorias na higiene, alimentação, bem como aumento de gratificações SUS. Sabemos que os desafios são muitos, mas vamos conseguir vencê-los, queira Vossa Exa. ou não.

Em nenhum momento, os funcionários do Socorrão foram chamados de porcos, o que foi falado e Vossa Excelência presenciou, com mais 11 vereadores presentes, foi uma insatisfação da minha pessoa contra uma minoria de funcionários que estavam danificando lixeiras novas, que garantem que moscas não saiam das lixeiras com sangue e líquidos infectados e pousem nos rostos dos funcionários, nas feridas dos pacientes, pondo em risco a Saúde de todos. NENHUM DOS 12 VEREADORES, INCLUINDO VOSSA EXCELÊNCIA SE MANIFESTOU CONTRA A MINHA PESSOA NAQUELA OCASIÃO, NEM NA SEMANA SEGUINTE. Soa-me com estranheza agora sua voz se levantar em "defesa" apenas após ter sido plantada a semente da boataria e da maledicência. O fato de nenhum dos prestigiosos vereadores que aqui compareceram não terem se manifestado só corrobora com a verdade: de que não comparei nenhum funcionário a animais de qualquer espécie.

O que queremos aqui é um ambiente livre de sujeira, mas infelizmente uma minoria, não mais que 5 funcionários (dos mais de 1600) não parece querer trabalhar em um ambiente limpo. Em qualquer árvore, seja ela um hospital ou na política, existem os que querem a perpetuação do atraso, a manutenção das velhas práticas, uma minoria não quer que as mudanças para o bem aconteçam. E são essas as pessoas que querem distorcer os fatos, manipular a verdade, desmoralizar as pessoas que trabalham com seriedade. Saiba Vossa Exa. que não conseguirá triunfar no seu objetivo de me indispor contra a população.

Vossa Exa. compõe um grupo político que age através de práticas conhecidas: disseminar notícias sem cabimento, desmoralizar os adversários, tentar " destrui-los", não fisicamente, mas sim com execração pública. O seu grupo trabalha para valer a máxima de que "uma mentira contada muitas vezes se torna uma verdade". Só me resta lamentar...

Vossa Exa. nunca praticou atos de heroísmo, senão não teria caminhado na eleição passada ao lado do ex-prefeito que nos deixou como herança somente o CAOS. Vossa Exa. não conhece um hospital a fundo, não faz parte de sua formação, mas o HMDM encontra-se à sua disposição para visitação a qualquer dia e hora. Por desconhecer a dinâmica do hospital, Vossa Exa. também não sabe do nível do foco que os profissionais que aqui estão precisam ter para trabalhar e de quanto a boataria e a fofoca são nocivas.

O que peço a Vossa Exa. é que ao invés de lutar contra o Socorrão 1, ao invés de disseminar informações inverídicas, ao invés de tentar colocar os funcionários contra os Diretores, utilizando-se de estratégias de baixo quilate, comece a nos ajudar.

Peço-lhe que pare de divulgar inverdades, ao afirmar que sou contra gratificações do SUS, quando ao contrário, a realidade fática mostra-nos que nos 4 anos do ex-prefeito que Vossa Exa. marchou lado a lado estas gratificações só diminuíram , mas que agora, com menos de 2 meses após a gestão do Prefeito Edivaldo Holanda Jr,desrespeitosamente chamado por Vossa Exa. de "Edi-H" , é a primeira vez que as gratificações do SUS voltaram a aumentara para os funcionários.

Para o conhecimento de Vossa Excelência, já aumentamos em cerca de 30% a gratificação SUS do momento que assumimos a gestão e somos a unidade que conseguiu regularizar o pagamento das gratificações em menor tempo, bem como a contratação das contratações de funcionários. Isso só reforça o nosso INABALÁVEL compromisso em valorizar CADA UM DOS FUNCIONÁRIOS DO SOCORRÃO 1. A nossa meta é distribuir cada vez mais renda aos funcionários, nunca o contrário.

Por fim, ratifico pela terceira vez convite para que Vossa Excelência visite o Hospital, desta vez, sem palanques políticos, sem manifestações midiáticas, mas como um verdadeiro representante do Povo de São Luís, para que possamos colocar-lhe a par dos problemas e convidar-lhe a fazer um pacto pelas soluções para o Socorrão 1, para as soluções para a Saúde de São Luís. Manifesto ainda aqui o meu respeito por todos os 31 vereadores da Câmara de São Luís, nossos representantes, e me coloco como sempre, como instrumento para fazer a minha parte na resolução dos problemas da Saúde Pública de São Luís, sem posições partidárias, apenas em benefício do interesse do povo sofrido de São Luís.

Atenciosamente,

Dr. Yglésio Moyses
Diretor Geral do HMDM

Um comentário:

  1. ISSO SE CHAMA MARANHÃO, UM CERTO ESTADO QUE PARECE UM ESTADO , EM QUE OS SEUS GOVERNANTES E MANDADARIOS É UMA CERTA FAMILIA BRASILEIRA QUE É MAIS QUE CONHECIDA, E UMA DAS MAIORES VERGONHAS DO BRASIL

    ResponderExcluir

Grato pela participação.