sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"HÁ BANDIDOS DE TOGA NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO"!!!



As declarações da ministra Eliana Calmon, corregedora-geral de justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) provocou rebuliços no próprio conselho a que pertence e na imprensa brasileira.

Todos os dias tem sido farto o noticiário acerca da entrevista dada por Calmon à Associação Paulista de Jornais (APJ), da reação imediata da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), do Supremo Tribunal Federal (STF), de jornalistas e a reiteração da ministra às suas declarações.

Eliana Calmon não falta com a verdade e é até generosa, ao dizer que os “bandidos de toga” são apenas 1% do corpo do judiciário brasileiro. No Maranhão, se os casos de juízes envolvidos em venda de sentenças e liminares, grilagem de terras, prática de trabalho escravo, conivência com fraudes cartoriais, envolvimento ou conivência com a improbidade administrativa, enriquecimento ilícito, favorecimento eleitoral, dentre outras práticas ao arrepio da lei, esta estatística por aqui é seguramente bem maior: os bons são exceção.

Não é só a Ministra Calmon que pensa assim sobre seus pares. Em episódio recente, no pleno do próprio Tribunal de Justiça do Maranhão, dois desembargadores, Antônio Bayma e Jorge Rachid, trocaram acusações com adjetivos similares aos utilizados por Calmon, do tipo “rapineiro”, “grileiro”, dentre outros.

Por outro lado, retirar o poder correicional do CNJ é retroceder num capítulo importantíssimo para a efetivação da democracia brasileira: o controle social das instituições jurisdicionais. Ao contrário disso, o Poder Judiciário carece, a cada dia ter um maior nível de controle externo, criando para além deste CNJ um espaço maior para controle direto da sociedade civil brasileira.

Na verdade, as palavras da corregedora Calmon são apenas a verbalização, agora com a autoridade de quem fala por dentro do próprio Judiciário, do que há muito a sociedade já vem gritando, sem, no entanto, ser ouvida.

As organizações que compõem o Tribunal Popular do Judiciário e o Observatório da Justiça e da Cidadania no Maranhão repudiam veementemente qualquer passo atrás dado no sentido de devolver o caráter de inquestionabilidade ao judiciário do país e, por fim, ratificamos com todo fervor as palavras da Ministra Eliana Calmon.

São Luís/MA, 29 de setembro de 2011

TRIBUNAL POPULAR DO JUDICIÁRIO
OBSERVATÓRIO DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA DO MARANHÃO


Entenda a polêmica:



Encarregados de punir, 18 de 29 corregedores são alvos de ações


Números do CNJ mostram que a cúpula dos tribunais está ou esteve sob ameaça de punição; órgão tem processos em tramistação ou arquivados contra 15 dos 27 presidentes dos TJs

Felipe Recondo, O Estado de S.Paulo

Em casos como esses, a Corregedoria Nacional intervém e atua por conta própria, abrindo investigações e punindo os magistrados suspeitos. Decisões como essas motivaram críticas de ministros do Supremo e são a razão da crise deflagrada nesta semana no Conselho Nacional de Justiça.

No final de semana, a ministra Eliana Calmon apontou a existência no Judiciário de bandidos de toga. A reação do presidente do Conselho, Cezar Peluso, acarretou a publicação da nota de repúdio às declarações da ministra, classificada por todos os conselheiros de levianas.

Enquanto Eliana Calmon defende a manutenção dos poderes do CNJ de investigar magistrados suspeitos, Peluso encampou a tese de que os tribunais de Justiça têm autonomia para apurar irregularidades e julgar os juízes.

O confronto entre os dois e a ameaça de intervenção do Congresso, com a aprovação de uma emenda constitucional para blindar o CNJ, conduziu os ministros do Supremo a buscarem uma saída para preservar as competências do Conselho e, ao mesmo tempo, manter a responsabilidade dos tribunais de julgarem os juízes locais.


TOPA TUDO PELO PODER: PT filia até ex-integrantes do DEM e do PSDB


O PT abandona as restrições históricas e filia, em São Paulo, prefeitos que deixam partidos opositores.

O Partido dos Trabalhadores (PT) abandonou as restrições históricas para a inclusão de novos membros e anunciou um pacote de filiações que inclui até mesmo políticos remanescentes de siglas rivais, como PSDB e DEM.

Nesta reta final do prazo estipulado pela justiça eleitoral para a filiação em partidos políticos dos interessados em se candidatar nas eleições municipais de 2012 - a data limite é 7 de outubro - pelo menos 57 lideranças de vários partidos, ou mesmo sem legenda, estão a caminho do PT no Estado de São Paulo.

De acordo com uma lista obtida com exclusividade pela Agência Estado, entre os novos filiados estarão o prefeito de Santa Lúcia, cidade na região de Araraquara, o tucano Antonio Carlos Abuabud Júnior. "Claro que aceitamos tucanos; o cara fez campanha para o Lula e o Mercadante e já tinha se convencido do nosso projeto", disse Edinho Silva presidente estadual do PT, sobre Abuabud Júnior.

"O namoro faz tempo que existe, minha ficha já foi levada ao PT, mas por problemas particulares, com o falecimento do meu pai, ainda não fechei essa questão", afirmou o prefeito, que foi convocado pela executiva do PSDB para prestar esclarecimentos sobre o assunto. "Acho que até o mês que vem resolvo isso, mas não estou tão preocupado, porque não sou candidato à reeleição", completou Abuabud Júnior.

Ao ser indagado sobre o fato de ter recebido ao menos seis integrantes ou ex-filiados do arquirrival DEM, Edinho rebateu: "o objetivo é ter lideranças que estão saindo de outros partidos para fortalecer o PT no Estado; são pessoas que fizeram a opção, apoiaram Dilma, ou defendem nossos projetos nas cidades", disse. Entre os ex-Democratas ou em processo de desfiliação do partido, estão o prefeito de Álvares Machado, Juliano Ribeiro Garcia e o vice-prefeito de Guarantã, Élio Piccello.

Aliados

Até mesmo aliados do PMDB foram alvos da investida petista. Entre eles o ex-candidato a prefeito de Praia Grande em 2008 e ex-presidente do PMDB local Alexandre Cunha, o qual tentará novamente comandar a cidade do litoral paulista, mas pelo PT, no próximo ano. O PMDB paulista agiu rápido à saída de Cunha, dissolveu o diretório do partido na cidade e trouxe o ex-tucano e ex-deputado estadual Cássio Navarro para comandá-lo interinamente. "O Cunha foi correto conosco, nos comunicou que estava saindo do PMDB rumo ao PT e trouxemos o Cássio para ou ser candidato a prefeito ou a vice do PSDB em 2012", disse o deputado estadual Baleia Rossi, presidente do PMDB paulista.

Edinho Silva rechaçou as informações de que existe um movimento dentro do PT para isolar apoiadores da pré-candidata à prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy, em prol da candidatura do ministro da Educação, Fernando Haddad. "Isso não é verdade, pois derrotar a Marta é derrotar o PT, já que ela é nossa maior liderança na capital", afirmou.

Fonte: Agência Estado

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

BANCÁRIOS EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO


A greve dos bancários no Maranhão, que começou na última terça-feira (27) em sintonia com o movimento grevista em todo o país, paralisou os serviços nos bancos públicos e privados, que ficarão suspensos por tempo indeterminado.

Segundo a assessoria de comunicação do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), a decisão sobre o início da greve no estado foi reiterada em assembleia organizacional realizada na segunda-feira (26), na sede do órgão classista, que fica localizada no Centro da cidade de São Luís.

Na ocasião, a categoria ratificou em votação unânime a rejeição da contraproposta dos patrões de reajuste salarial de 8%.

De acordo com o diretor de políticas sindicais e sociais do SEEB-MA, Eloy Natan, estima-se que mais de 80% das agências de São Luís fecharão as portas, e a tendência é que nos próximos dias a adesão alcance nível máximo na capital, nas principais cidades do Estado e nos demais municípios.

Além do reajuste salarial, os bancários reivindicam melhores condições de trabalho, fim do assédio moral e da perseguição para o cumprimento de metas abusivas, particularmente nas agências de bancos privados de São Luís, pois é nesses locais que os bancários mais sofrem com esses tipos de abusos.

Para Eloy Natan, a greve dos bancários do Maranhão é um feito democrático da categoria, pois todo o movimento foi construído com a participação ativa da base bancária do Estado em conjunto com os delegados sindicais e a direção do SEEB-MA. "Todos puderam contribuir livremente com suas opiniões durante as assembleias e encontros realizados desde o mês de julho, decidindo, assim, os rumos da paralisação", afirmou Natan.

O SEEB-MA convoca toda a categoria para participar da greve, fortalecendo os piquetes nas frentes das agências. O objetivo é pressionar a classe patronal a atender as reivindicações dos bancários.

Confira as principais reivindicações dos bancários do Maranhão:

. Reajuste salarial de 26%;

. Piso Salarial de R$ 2.297,51;

. Isonomia de direitos;

. Contratação de mais bancários;

. Recuperação das perdas salariais acumuladas desde 1994

Hugo Freitas
Com informações da Ascom do SEEB-MA

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DIVULGADA FOTO DE MICHAEL JACKSON MORTO!!!

Versão original da foto apresentada pela promotoria

No primeiro dia do julgamento do médico Conrad Murray, acusado de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) pela morte de Michael Jackson, a defesa afirmou que o cantor teria provocado a própria morte.

“Michael Jackson estava frustado porque seu médico não dava o remédio que ele queria. Ele agiu de maneira que causou sua própria morte. Nossas provas mostrarão isso. Michael tomou 8mg de lorazepan. Os especialistas mostrarão que isso é o suficiente para colocar seis de vocês para dormir", afirmou Ed Chernoff, advogado de defesa.

Murray chorou durante discurso de seu advogado

A defesa ainda completou: "Michael administrou uma dose de propofol sozinho quando Murray deixou o quarto. Somado ao lorazepan, isso criou uma tempestade que causou sua morte. Quando Murray voltou, não adiantava fazer CPR. Ele morreu tão rapidamente que seus olhos ainda estavam abertos”.


Foto apresentada pela promotoria com a inscrição "Homicídio"


Já a promotoria acusa Murray de incompetência e negligência: "Dr. Murray agiu de maneira muito negligente e não trabalhava pensando no que era melhor para Michael Jackson. Ele trabalhava por US$150 mil por mês”. Eles pretendem provar que Murray mantinha Michael constantemente dopado e que foi responsável por ter administrado a dose letal de propofol no cantor em 25 de junho de 2009. Para convencer o júri, a promotoria apresentou, dentre outras provas, uma imagem do corpo do cantor e uma gravação na qual Michael fala sobre sua turnê com a voz nitidamente debilitada.


"Era assim que Conrad Murray o observava em 2009. E o que ele fez com essa conhecimento e informação? Em maio de 2009, ele pediu mais uma leva de propofol", argumentou a promotoria, após apresentar a gravação. Eles afirmaram também que Murray comprava a droga por atacado irregularmete.

Murray pode enfrentar uma pena de até quatro anos de prisão se for condenado. O julgamento pode durar até cinco semanas.

Fonte: Yahoo Notícias
Editado por: Hugo Freitas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ROCK IN RIO: SARNEY PEDE DIREITO DE RESPOSTA: "VÃO VOCÊS TOMAR NO..."


Sarney pediu direito de resposta e subirá no palco do Rock in Rio para responder a homenagem que lhe fizeram.


O hit de maior sucesso do Rock in Rio, o “Ei Sarney, vai tomar...”, cantado pelo povo durante a música “Que País é Este” no show da banda Capital Inicial, provocou polêmica. O Senador Sarney não gostou e já pediu um direito de resposta.

No Direito de Resposta, Sarney pede que lhe concedam o direito de subir no palco do Rock in Rio para responder ao publico que cantou a música em sua homenagem. G17 conseguiu com exclusividade ter acesso ao discurso que Sarney pretende fazer no Rock in Rio assim que receber o direito de resposta da justiça. Confira:

“Povo brasileiro, rockeiros e rockeiras, vocês mandaram eu tomar... mas se esqueceram que são vocês que tomam o tempo todo”, diz trecho do direito de resposta. Pra finalizar, Sarney devolverá para o povo: “Vão vocês”.

Uma vez que a justiça não recusa um pedido de Sarney, por ele está acima de qualquer corte, inclusive acima do STF, brevemente o direito de resposta será concedido.

domingo, 25 de setembro de 2011

CAPITAL INICIAL ALOPRA COM SARNEY NO ROCK IN RIO!!!



Assim se faz Rock and Roll, mostrando fúria e revolta em relação a um país hipócrita e repleto de usurpadores como o Brasil, no que diz respeito à sua "cordial" classe política.

"Até quando você vai virando rédea? Rindo da própria tragédia?" BRASIL, MOSTRA TUA CARA!!! ACORDA, MARANHÃO!!!

Durante apresentação na noite de ontem, sábado (24), no Rock in Rio, Dinho Ouro Preto, reencarnando os velhos tempos do "Rock de Protesto", ao cantar "Que País É Esse?", da Legião Urbana, aproveitou para dizer algumas verdades para o presidente do Congresso Nacional, o senador José Sarney.

Dinho, carregando nas costas todo o descontentamento das classes menos favorecidas do país, particularmente do MARANHÃO, O PIOR ESTADO DO BRASIL EM TODOS OS ÍNDICES SOCIAS, ofereceu o clássico da Legião Urbana ao famigerado "Dono do Mar", Sarney, dizendo poucas e boas sobre o chefe do clã que administra esse cambiante estado da federação, onde todas as elites se venderam por um preço tão barato que eu nem acredito!!!

“Essa aqui é para as grandes oligarquias que parecem ainda governar, que conseguem manter os jornais censurados, coisas inacreditáveis (…) Essa aqui é especialmente para o José Sarney“, disse o vocalista do Capital Inicial.

A indignação de Dinho Ouro Preto foi acompanhada em coro pela imensa platéia que prestigiava o show. EI, SARNEY, VAI TOMAR NO CÚ!!!, vociferaram mais de cem mil pessoas em uníssono.

Será preciso que alguém de fora grite por nós aquilo que queremos dizer há muito tempo e não temos força e nem coragem para fazê-lo?!?!

CHEGA, MARANHÃO, DE SE VENDER!!! CHEGA DE COMPRA DE VOTOS!!! CHEGA DE "NÃO TÁ NEM AÍ" PRÁ CORRUPÇÃO!!! CHEGA DE JUDICIÁRIO ADESTRADO!!! CHEGA DE "REPRESENTANTES" QUERENDO SE DAR BEM!!! CHEGA DE SER O ÚLTIMO EM TUDO!!! CHEGA DE SER O PIOR EM TODOS OS INDICADORES SOCIAIS!!! CHEGA, MARANHÃO!!! VAMOS ACORDAR, MINHA GENTE, POIS TEM GENTE QUE NÃO DORME NENHUM MOMENTO SEM ANTES GARANTIR SEU SONO TRANQUILO POR MUITOS ANOS!!!

HUGO FREITAS


Veja abaixo o vídeo do momento em que mais de cem mil pessoas gritaram: EI, SARNEY, VAI TOMAR NO CÚ!!!



sábado, 24 de setembro de 2011

Homens morrem quatro vezes mais no trânsito do que as mulheres, diz Ministério da Saúde


Ministério da Saúde alerta para a necessidade de mudança no comportamento dos condutores, especialmente em relação ao consumo de álcool e velocidade.

Há dez anos o Brasil aderia ao Dia Mundial sem Carro, movimento internacional que conclama a população a deixar os veículos em casa e refletir sobre comportamentos no trânsito e mobilidade urbana.

Além do apelo para o uso de formas alternativas de transporte, o Ministério da Saúde alerta que apesar da redução de 2% das mortes no trânsito de 2009 em relação ao ano anterior, o número de mortes ainda preocupa.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), 37.594 brasileiros foram vítimas fatais no trânsito do país em 2009, com 679 mortes a menos que em 2008, quando foram registrados 38.273 óbitos. O levantamento do Ministério da Saúde aponta, ainda, que o número de homens que morrem no trânsito é quatro vezes maior do que o de mulheres. Em 2009, 30.631 homens (81,4%) e 6.496 mulheres (18,4%) perderam a vida no trânsito.

As principais vítimas são jovens de 20 a 39 anos, faixa etária de 45,5% (17.128) do total de óbitos em 2009. Desses, 86% (14.776) eram homens. “O homem é mais vulnerável porque está mais exposto, tanto pelo comportamento, em muitas situações, mais agressivo ao dirigir, quanto pela associação com fatores de risco, como o excesso de velocidade e associação entre álcool e direção”, analisa Marta Silva, coordenadora de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes do Ministério da Saúde.

Dados da pesquisa Vigitel 2010, sobre indicadores de saúde do brasileiro, mostram que 3,0% dos homens entrevistados afirmaram ter dirigido após o consumo abusivo de bebida alcoólica, enquanto entre as mulheres esse percentual foi de 0,2%.

Marta acrescenta que, aliado ao consumo de bebidas alcoólicas e à alta velocidade, soma-se o aumento da frota, especialmente de motocicletas, meio de transporte utilizado por 9.268 dos 37.594 mil brasileiros que perderam a vida no trânsito em 2009, o que equivale a 24,6% do total de óbitos naquele ano.

Comparando 2009 com 2008 houve um aumento de 4% na mortalidade envolvendo motociclistas. No ano anterior, foram 8.898 vítimas. O Brasil registra uma frota motorizada de 66.116.077 de veículos, dos quais 57% são automóveis. As motos, motonetas e ciclomotores representam 26% da frota nacional, segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), de março de 2011. Entre pedestres houve redução de 7% comparando os anos de 2008 com 2009.

No cenário mundial, o Brasil ocupa o quinto lugar entre os recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, Estados Unidos e Rússia segundo o Informe Mundial sobre a Situação de Segurança no Trânsito, publicado em 2009. A estimativa da OMS é que, em todo o mundo, cerca de 1,3 milhões de pessoas perdem suas vidas anualmente no trânsito e cerca de 50 milhões sobrevivem feridas. O custo global é estimado em US$ 518 bilhões por ano; os custos dos acidentes de trânsito já foram estimados em 1% a 2% dos PIB dos países.

Acidentes resultam em 146 mil internações no SUS

No Brasil, foram realizadas em 2010 146.060 internações de vítimas dos acidentes no trânsito financiadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com um custo de aproximadamente R$ 187 milhões. Os homens representaram 78,3% das vítimas (114.285), enquanto as mulheres, 21,7%. Do total de vítimas, 69.606 estavam em motocicletas e provocaram um impacto de R$ 85,6 milhões no SUS.

No que se refere ao atendimento às vítimas de acidentes no trânsito, o Ministério da Saúde está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde, por meio do programa Saúde Toda Hora. Lançado em julho deste ano, o programa tem por objetivo fortalecer a comunicação entre as centrais de regulação, as UPAs e a Unidade Básica de Saúde ou o hospital para tornar o atendimento ainda mais rápido e eficaz, reduzindo mortes ou sequelas ao paciente. Esse formato de funcionamento integrado entre várias unidades de promoção, prevenção e atendimento à saúde é uma das principais características da ação.

PREVENÇÃO – Em maio de 2011, os Ministérios das Cidades e da Saúde lançaram o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito – Pacto pela Vida. A meta é estabilizar e reduzir o número de mortes e lesões em acidentes de transporte terrestre nos próximos dez anos, como adesão ao Plano de Ação da Década de Segurança no Trânsito 2011-2020, uma recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) a partir da iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Plano é um conjunto de medidas para contribuir com a redução das taxas de mortalidade e lesões por acidentes de trânsito no país, através da implementação de ações de mobilidade urbana, fiscalização, educação, saúde, infraestrutura e segurança veicular, a curto, médio e longo prazos. “As intervenções no trânsito têm que ser trabalhadas com focos: na mudança de comportamento da população, de modo que todos os usuários do trânsito tenham comportamentos e atitudes mais seguras e saudáveis, assim como a implementação de políticas públicas voltadas para a mobilidade urbana e sustentável, na acessibilidade e na promoção de ambientes e entornos seguros e saudáveis”, adianta Marta. As propostas estão sendo consolidadas.

FAÇA A SUA PARTE

- respeite o limite de velocidade da via;
- use o cinto de segurança;
- use capacete;
- não dirigir após o consumo de bebida alcoólica;
- não falar ao celular enquanto dirige;
- use cadeirinha, assento ou cinto de segurança de acordo com a idade da criança;
- respeite a faixa de pedestre;
- respeite as ciclofaixas para ciclistas;

AÇÕES E COMPROMISSOS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE:

1. Aprimoramento e Integração das bases de dados dos vários setores (Segurança Pública, Saúde, Transporte/Trânsito e outros) para a produção de análises de tendências e cenários, monitoramento de indicadores e identificação de pontos críticos (áreas quentes) de ocorrências das lesões e mortes no trânsito;

2. Vigilância dos fatores de risco e proteção relacionados às ocorrências das lesões e mortes no trânsito;

3. Prevenção de violências e acidentes por meio da Rede Nacional de Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde;

4. Implementação da Rede de Atenção às Urgências com priorização nas vítimas do trânsito (ênfase em motociclistas);

5. Apoio aos Estados e Município nas ações educativas, preventivas e de promoção à saúde em articulação com outros setores governamentais e com a sociedade civil, a exemplo do Projeto de Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito e do Projeto Vida no Trânsito;

6. Advocacy na implementação de leis protetoras da vida e na implementação de espaços seguros e saudáveis;

7. Desenvolvimento de estudos e pesquisas e a capacitação de recursos humanos, dentre outras ações voltadas para a vigilância e prevenção das lesões e mortes no trânsito.

ÓBITOS POR ACIDENTES DE TRANSPORTE TERRESTRE (ATT)
2007
2008
2009
Total de óbitos por ATT
37.407
38.273
37.594
Pedestres
9.657
9.474
8.799
Ciclistas
1.649
1.615
1.573
Motocicletas
8.078
8.898
9.268
Triciclo
40
41
38
Automóveis
7.982
8.120
8.133
Caminhonetes
291
267
305
Veículos de transporte pesado
767
718
753
Ocupante de ônibus
183
179
177
Outros
8.760
8.961
8.548
Fonte: Agência Saúde
Texto editado por: Hugo Freitas