domingo, 20 de fevereiro de 2011

Neste Carnaval, Um Conselho para a Imprensa



A Fundação Municipal de Cultura (Func) promoverá, na próxima quinta-feira (24/02/11), às 15 horas, na Casa do Bloco Tradicional, na Rua Isaac Martins, 125, no Centro, uma reunião com os veículos de comunicação para discutir detalhes da cobertura jornalística nos desfiles oficiais do Carnaval 2011.

Segundo o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, "a reunião servirá como um espaço para ouvir sugestões e críticas, na tentativa de otimizar o trabalho dos profissionais de comunicação e permitir a plena evolução dos desfiles durante o concurso".
A agenda contará com a participação dos dirigentes de órgãos de comunicação, profissionais da imprensa e entidades representativas das escolas de samba, blocos tradicionais e organizados.
Na tentativa de democratizar as discussões sobre o trabalho da imprensa na cobertura dos eventos culturais de São Luís, a reunião aparenta apresentar-se como "um conselho para a imprensa". Talvez seja mesmo para orientar os jornalistas a se deterem exclusivamente na divulgação do Carnaval do Maranhão 2011 e, assim, deixar de lado as dificuldades por que passam as agremiações carnavalescas no Estado.
Por exemplo, não mencionar aos telespectadores, ouvintes e leitores que o repasse da verba da Secretaria Estadual de Cultura só sai uma semana antes do carnaval, e apenas a primeira metade. Não informar à população que o dinheiro é retido nos bancos até o máximo possível para receber os juros provenientes do depósito, a fim de que, assim, sobre um tanto para alimentar ainda mais os cofres do governo.
Além disso, não investigar as precárias condições em que os donos de blocos e dirigentes de agremiações trabalham para dar conta de aprontar as brincadeiras em tempo hábil para mostrar aos turistas em visita à cidade de São Luís, sob as mordaças invisíveis e silenciosas que ameaçam não repassar verba alguma.
Não investigar que somente o apoio do governo do Estado não é suficiente para cobrir todas as despesas provenientes da confecção das indumentárias, do pagamento de músicos e do transporte dos brincantes. Daí o porquê de muitos recorrerem à iniciativa privada e às relações de compadrios políticos.
Por fim, não informar à população maranhense que quem se submete a participar de uma agremiação carnavalesca o faz pelo prazer de brincar o carnaval, divertindo a si próprio e a outrem. E que o verdadeiro amor pela cultura do Estado não reside no ato simbólico de "batizar" as manifestações culturais nas épocas previstas no calendário, mas sim na determinação com que homens e mulheres, jovens e idosos se entregam e se integram para somar esforços e superar todas as dificuldades.

Hugo Freitas



3 comentários:

  1. Meu amigo, ao meu ver os políticos se degeneram a cada dia, há um grande esforço para tanto, tentam nos inebriar com suas mentiras fajutas, eles pensam que somos obrigados a crê em suas mentiras contadas mil que poderiam se tornar em verdades, bem ao estilo Goebbeliano....
    Eles se degeneram a tal ponto que nem com a política do pão e circo é capazes de manter as aparências...

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, companheiro.

    Por isso, a importância desta ferramenta comunicacional pós-moderna para ajudar no desvelamento de tudo aquilo o que é noticiado nos veículos midiáticos, a fim de que possamos dar a nossa contribuição para alavancar o nível de conscientização, lucidez e espírito crítico do povo maranhense acerca do mundo e dos fatos que nos rodeiam.

    Mais uma vez, grato por sua inestimável participação.

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  3. Se for nessa batida tradicionalista da mordaça ditatorial, aconselho escutarem as propostas tomando VINHO, já que é a política do pão e circo, mas decidam tomando ÁGUA, pelo menos para termos alguém com lucidez suficiente para bater o tambor em outro rítimo do que o rítimo senzalez que querem nos impor...

    Sigam-me
    @sostenessalgado

    ResponderExcluir

Grato pela participação.