segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

E Assim Caminha o Maranhão...


Depois do escândalo da FAPEMA, vem à tona mais um suposto caso de desvio de verbas públicas, agora envolvendo o INCRA.

Investigações realizadas pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria Geral da União (CGU), intitulada "Operação Donatário", apontam que aproximadamente quatro milhões de reais destinados para a realização de projetos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão foram desviados.

Tal como no caso Fapema, onde dirigentes e membros do PT/MA são apontados como beneficitários pelo esquema de concessão de bolsas de pesquisa para "afilhados políticos" do atual governo, também neste caso as investigações incidem sobre um membro dirigente da sigla, Raimundo Monteiro, presidente regional do partido no Estado.

Raimundo Monteiro (à direita na foto)

Em nota oficial, o Incra informou que o seu superintendente regional no Estado, Benedito Ferreira Pires Terceiro, juntamente com o ouvidor agrário estadual e o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos foram exonerados de suas funções.

Segundo o Instituto, "a decisão visa garantir uma apuração isenta, transparente e célere dos indícios de irregularidades apresentados pela investigação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União".

Assim caminha o Maranhão, fidedignos leitores, a passos largos para fazer deste um ano "maravilhoso" realmente, em todos os sentidos, somente para aqueles que conseguem cooptar e corromper com a força da grana e do poder os corações e mentes mais desprovidos de conscientização política e sensibilidade social.

Se não se pode fazer pré-julgamento sobre a culpabilidade dos envolvidos, minimamente não se pode descrer de que investigações como essas são urgentemente necessárias para se transmitir à população maranhense um sopro de esperança de que a impunidade não irá reinar a todo instante.

No entanto, acreditamos que se o Maranhão todo fosse passado a limpo, não haveria cadeia suficiente nem celas especiais para comportar a grande quantidade de "colarinhos brancos" que iriam reivindicar seu "foro privilegiado".

Hugo Freitas


Leiam na íntegra a Nota de Esclarecimento emitida pela Assessoria de Comunicação do Incra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Em relação à investigação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de apurar possíveis irregularidades nas ações de servidores da Superintendência Regional do Incra no Maranhão, a direção nacional do Instituto informa que:

1)    Por decisão do presidente do Incra, Rolf Hackbart, a partir de hoje [sexta-feira, 25/02/11], o superintendente regional do Incra no Maranhão, o ouvidor agrário estadual e o chefe da Divisão de Desenvolvimento de Assentamentos no estado estão exonerados de suas funções. A decisão visa garantir uma apuração isenta, transparente e célere dos indícios de irregularidade apresentados pela investigação da PF e da CGU. Para ocupar interinamente a chefia do Incra no Maranhão, será nomeado o servidor de carreira Luiz Alfredo Soares da Fonseca, que assumirá o posto na próxima segunda-feira (28/02), em São Luís;

2)     O presidente do Incra determinou ainda o deslocamento de uma equipe de Auditoria Interna para o Maranhão, também na segunda-feira (28/02), com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de apuração que já estavam em andamento na autarquia;

3)     Em novembro de 2010, a Auditoria Interna do Incra expediu um relatório preliminar com o levantamento sobre pagamento de crédito aos assentados. Em decorrência dessa apuração, os servidores envolvidos na aplicação dos créditos foram notificados a entregar a prestação de contas da concessão dos recursos, além de outras medidas de controle interno administrativo para reduzir os riscos na aplicação dos créditos;

4)     Outra medida adotada pelo Incra foi a inscrição, em situação de inadimplência, de 43 entidades conveniadas com a Superintendência Regional no Maranhão junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal;

5)     Por fim, a direção nacional do Incra reafirma o dever de apurar todos os indícios de irregularidades nas ações de servidores da autarquia e se coloca ao lado dos órgãos de controle pela defesa do patrimônio público e transparência da gestão.

Assessoria de Comunicação Social do Incra







6 comentários:

  1. Parece meu amigo que os 'cumpanheiros' Munteiro e 'Olivança' colocaram os pés adiante das mãos, o pior de tudo é que foi recursos dos assentamentos, onde no Maranhão sabemos ser um dos mais caóticos do país em se tratando de questões fundiárias.
    Caso se 'confirme' só nos resta lamentar, pois os PTistas enterraram toda sua história em um poço de lama podre...
    Sem muita ironia, deixo aqui uma reflexão de @abranca_ sobre o acontecido:
    ''Monteiro corrupto? Não acredito!!!

    A imprensa Maranhense não economizou tinta e papel para colocar em letras garrafais o envolvimento do petista Monteiro com a roubalheira generalizada que houve no INCRA durante sua passagem na presidência daquela instituição e que agora é investigada pela Operação Donatários, da Polícia Federal e Controladoria Geral da União. Quero dizer com todas as amadas letras, que não acredito nisso! Quando eu passei no vestibular, minha mãe me obrigou a ir a procissão de Nossa Senhora de Nazaré do Cohatrac, para agradecer . Isso já faz uns oito anos, mas jamais esquecerei a imagem do amado Monteiro contrito caminhando serenamente pelas ruas da Cohab e Cohatrac e entoando em alto e bom tom as ladainhas ofertadas a Nossa Senhora. Na missa campal de encerramento do ato religioso, Monteiro até tomou hóstia, demonstrando a mais legítima e comovente temência a Deus. Um homem com esse nível de fé absurdamente alta não pode ter cometido um ato espúrio desses. Definitivamente, isso é tudo invenção da Polícia Federal''.

    Um forte abraço meu amigo, não percamos a esperança, ainda falta 4 anos de tormentos...

    ResponderExcluir
  2. Já dizia o sábio adágio popular, meu caro companheiro: "Quem se mistura com porcos, enlameado fica"...

    Grato por mais essa participação proveitosa.

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  3. É amigo mais um escâdalo em nosso ESTADO,orgãos que deveriam proteger,zelar e assegurar por direitos de excluidos são os primeiros a passar a perna a dar rasteira...Por essa razão é que nossos "queridos" governantes querem cada vez pessoas sem instrução,alienadas que conseguem se conformar com tudo que lhe é imposto garganta abaixo.É exatamente aí Hugo que está nossa função social informar e formar opinião...Vamos em frente acreditando que podemos ajudar na construção de um MARANHÃO melhor!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, minha amiga.

    UM MARANHÃO MELHOR é o que todos os cidadãos conscientes desejam, infelizmente ainda em pequeno número.

    Por isso, devemos cada vez mais contribuirmos para que a população deste Estado saia dessa letargia nefrálgica de ficar esperando as coisas acontecerem para passar a um estágio de PRÁXIS, de idealismo e ação sociopolítica envoltos num só corpo e num só espírito.

    Grato pela participação.

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir
  5. Na realidade acontece tantos desvios de dinheiro, a cada dia que passa, pela certesa da impunidade, sempre tem um politico famoso dando cobertura... esta é a triste realidade. http://noticiapresiddentemedici.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É verdade, companheiro.

    Tantos escândalos acobertados servem para relegar ao tempo e às mídias vendidas o esquecimento por parte da população e da própria justiça, sempre conivente, "cega" e inoperante em relação aos "donatários" do Maranhão.

    Grato pela participação.

    Abraços fraternos.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.