segunda-feira, 19 de maio de 2014

O PAPA EM SÃO LUÍS: Papódromo vai virar Santuário em homenagem a João Paulo II

João Paulo II foi o único papa da história do Vaticano a visitar o Maranhão

Por Hugo Freitas

Neste fim de semana, após a realização da I Caminhada do Terço dos Homens, que se encerrou com uma celebração eucarística, foi anunciada a revitalização do antigo Papódromo, espaço erguido no Aterro do Bacanga, em São Luís, exclusivamente para a presença do papa João Paulo II, durante sua passagem em outubro de 1991 na capital maranhense. Naquele ano, o papa celebrou missa campal para cerca de 500 mil pessoas.

No local, que hoje serve de abrigo para usuários de drogas por conta do abandono, deverá ser construído um Santuário e um "memorial" em homenagem ao falecido pontífice, morto em 2005, que foi canonizado santo pelo Vaticano em abril passado. Com isso, o espaço também tende a ser considerado "santo" pelos fiéis maranhenses mais fervorosos.

O Papódromo é de responsabilidade da Igreja Católica desde 2007, mas nunca passou por nenhuma intervenção desde sua origem. O coordenador da regional Nordeste do Terço dos Homens, Edmilson Aragão, anunciou que o projeto de revitalização do espaço está pronto e será iniciado em julho deste ano com a construção da Capela da Mãe Rainha.

“Dividimos o projeto em três etapas. Iniciaremos com a construção da Capela da Mãe Rainha, que conta com o apoio da comunidade católica. Vamos construir a capela com recursos próprios da Arquidiocese de São Luís e com doações dos católicos, a partir de julho. Mas também estamos abertos para receber o apoio do poder público e da iniciativa privada”, anunciou Aragão.

Folder da Arquidiocese de São Luís anunciando a obra de revitalização do Papódromo

Na ocasião, o deputado estadual Afonso Manoel (PMDB), que participava da celebração eucarística, aproveitou a oportunidade para anunciar que vai destinar parte de suas emendas parlamentares para a revitalização do Papódromo e para o projeto de construção do santuário.

“Em 2007, eu apresentei o projeto de concessão deste espaço para a Arquidiocese de São Luís. Na época, o ex-governador Jackson Lago concedeu essa benção, que tem duração de 10 anos. Passaram-se sete anos e já temos que pensar na renovação da concessão, mas antes disso, vamos garantir a revitalização deste espaço que é um símbolo para os católicos maranhenses e brasileiros. Para o próximo ano, já tem a garantia de minhas emendas para a consolidação desse sonho”, revelou Afonso Manoel.

Santuário

O custo total para construção do santuário está orçado em R$ 2 milhões. A primeira fase do projeto de revitalização do Papódromo, que consistirá na construção da Capela da Mãe Rainha, foi orçada em R$ 100 mil.

Dom José Belisário informou que o local pode se tornar um espaço de peregrinação, por conta da importância histórica. “A ideia é fazer um memorial a João Paulo II com a Capela da Mãe Rainha, que se tornará em um santuário, para ser usado permanentemente para eventos religiosos e outros. Aqui será uma referência para o mundo todo, afinal aqui ainda estão os passos deixados por um santo da nossa Igreja”, comentou o chefe da Igreja Católica no Maranhão.

Além de revitalizar o Papódromo com a construção da referida Capela, o projeto do "Santuário de São João Paulo II" consiste ainda na construção de um espaço para exposição permanente da memória do papa, reunindo objetos, fotos e todo arquivo que ficou no estado durante sua passagem no inicio da década de 90.

FOTO HISTÓRICA: Papa João Paulo II celebrando missa para milhares de fiéis no Aterro do Bacanga, em São Luís do Maranhão, no dia 14 de outubro de 1991, numa segunda-feira

O Papa em São Luís: visita histórica

No dia 14 de outubro de 1991, o papa João Paulo II celebrou uma missa campal para cerca de 500 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar à época, oriundas de diversas regiões do estado e de todo o Brasil.

João Paulo II foi o único papa da história do Vaticano a visitar o Maranhão, cuja população de adeptos do catolicismo está entre as maiores do país.

Naquela oportunidade, tratava-se da segunda visita de João Paulo II ao Brasil. O pontífice estava em viagem por nove capitais. Em São Luís, ele permaneceu por um dia, ficando hospedado no Seminário de Santo Antônio, centro de formação de agentes eclesiais do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.