Projeto que visa criação de faixa exclusiva para ônibus entre o Anil e o Centro de São Luís
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) apresentou
na tarde desta terça-feira (6), na sede da Prefeitura de São Luís, o Plano
Estratégico de Melhorias no Trânsito. O pacote prevê 26 intervenções de curto,
médio e longo prazo para garantia da mobilidade na capital.
As modificações serão iniciadas a
partir da próxima semana pelo corredor Anil-Centro. Entre as alterações está a
criação de uma faixa de 7,2 km exclusiva para ônibus.
“Esse não é um problema que atinge
apenas São Luís, mas cabe a nós gestores apontarmos as soluções e apresentamos
hoje medidas que vão beneficiar milhares de pessoas. A cidade tem vários
problemas, mas a nossa gestão está enfrentado todos com muita responsabilidade
e determinação para que possamos superá-los”, declarou Edivaldo.
A intervenção no corredor Anil-Centro
terá início na avenida Casemiro Júnior no trecho em frente à igreja Nossa
Senhora da Conceição. Duas faixas serão utilizadas no sentido do Centro-
Cruzeiro do Anil enquanto a terceira faixa será exclusiva para ônibus no
sentido oposto. Os demais veículos que trafegariam na faixa exclusiva farão o
percurso em via por dentro do bairro com saída nas proximidades do Jaguarema.
Mais em frente, no trecho nas
imediações do Cest, uma faixa será acrescentada para ampliar o fluxo
Centro-Cruzeiro do Anil, permanecendo uma única para o transporte coletivo
público. No João Paulo, das quatro faixas nos dois sentidos do trânsito –
Centro-Anil e Anil-Centro – duas serão exclusivas para ônibus.
O secretário de Trânsito e Transportes
(SMTT), Canindé Barros, participou da apresentação do plano ao lado do prefeito
Edivaldo. Ele informou que outra intervenção será iniciada nos próximos
dias, compreendendo a avenida dos Holandeses e Litorânea. O trecho será alterado a
partir da entrada da praia de São Marcos com redução do canteiro da via para
facilitar o acesso à Ponta do Farol e Calhau e implantação de semáforo. Também
será proibido o estacionamento na Avenida Litorânea no horário das 16h às 21h
para desafogar o fluxo de veículos.
Outra importante reorganização para o
tráfego na cidade, que será implantada em até 60 dias, é o corredor
Cohafuma-Renascença-São Francisco. Será criada uma faixa de 4,4 km exclusiva
para ônibus. A faixa será possível com a implantação dos retornos de quadra na
Avenida Colares Moreira e proibição do estacionamento na Avenida Castelo
Branco.
Dentro dessa reorganização do trânsito,
serão instalados semáforos nas cabeceiras da ponte do São Francisco. Os
equipamentos sinalizarão o sentido de uso das faixas nos horários de maior
fluxo, totalizando quatro ciclos diferenciados. Atualmente são realizados
apenas dois ciclos. A necessidade de aumento do número foi detectada após
análise do tráfego no local feito pela SMTT.
As ações de curto prazo, que serão implantadas gradualmente ao longo de 60 dias, compreendem
ainda proibição de estacionamento na Avenida Daniel de La Touche, faixa
exclusiva para ônibus na Rua Rio Branco (Centro) e implantação de botoeiras
sonoras, que permitirão a deficientes visuais orientação adequada sobre a
sinalização semafórica.
Entre as intervenções de médio prazo
está a reorganização do trânsito na Avenida General Artur Carvalho, que
auxiliará na redução do fluxo de veículos na Avenida São Luís Rei de França. A
via passará a ter um único sentido e os condutores poderão utilizar as avenidas
Mato Grosso e Oito para retornarem à São Luís Rei de França. O local terá um
impacto ainda maior para o trânsito na cidade a longo prazo com a construção da
Ponte Pai Inácio que tornará possível a existência de uma via interbairros na
região ligando Cohab ao Olho D’ Água, através de vias internas.
“O prefeito Edivaldo Holanda Júnior
determinou que fizéssemos uma projeção a curto, médio e longo prazo. Por isso,
fizemos essas 26 intervenções para iniciarmos por um dos problemas mais sérios
da cidade que é o Anil e assim teremos uma fluidez melhor naquele trecho”,
declarou Canindé Barros.
OBRAS DE MÉDIO PRAZO
- Avenida dos Portugueses x Avenida
Vitorino Freire
- Avenida Colares Moreira (fechamento
de retornos e semaforização)
- Avenida dos Franceses x Avenida dos
Africanos
- Avenida 203 (Cidade Operária)
- Avenida Jerônimo de Albuquerque
(Curva do 90/Novo Tempo)
- Avenida dos Africanos (entrada do
Parque Timbiras)
- Avenida Guajajaras x Avenida Lourenço
Vieira da Silva
- Avenida Guajajaras x Avenida Santos
Dumont
- Avenida dos Holandeses x Avenida
Avicênia
- Avenida dos Franceses x Avenida Luís
Rocha
- Avenida Carlos Cunha (em frente ao
Banco do Brasil)
- Avenida Daniel de La Touche (entrada
da Cohama)
- Avenida Jerônimo de Albuquerque
(entrada Cohab/Cohatrac)
OBRAS DE LONGO PRAZO
- Corredor de Transporte
- VLT
- BRT
- Avenidas Interbairros
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