quarta-feira, 14 de maio de 2014

LUTO NA LITERATURA: MORTE, VIDA E OBRA DO POETA JOSÉ CHAGAS

José Chagas (*29 de outubro de 1924 +13 de maio de 2014)

Por Hugo Freitas

Faleceu na tarde desta terça-feira (13) o escritor José Francisco das Chagas, o célebre José Chagas, vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) e de infarto. Ele estava internado no Hospital UDI, em São Luís, desde o dia 23 de abril.

O corpo de José Chagas foi velado na sede da Academia Maranhense de Letras (AML), entidade que integra desde 1975, ocupando a cadeira n.28. Seu enterro se deu às 16h de hoje (14), no Cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar.

Emoção no velório de José Chagas

Vários literatos, artistas, professores e intelectuais maranhenses foram dar o último adeus a José Chagas na AML, inclusive o titular deste blog, que lia durante a juventude as maravilhosas e muito bem "sacadas" crônicas e poesias deste que, sem dúvida, é um dos grandes ícones do cenário literário do Maranhão.

Na manhã desta quarta-feira (14), professores do Curso Wellington, inclusive o proprietário da empresa de ensino, Carlos Wellington, estiveram presentes no velório de Chagas prestando condolências aos familiares do poeta e reverenciando uma vez mais um dos últimos grandes escritores maranhenses.

Vida e Obra de José Chagas

Nascido em Piancó (PB), em 29 de outubro de 1924, José Francisco das Chagas mudou-se para o Maranhão há mais de 50 anos, residindo durante toda sua juventude no município Pedreiras e, depois, vindo a morar em São Luís, cidade que escolheu como "eterna morada".

Sua preocupação social lhe rendeu a representação popular como vereador em São Luís e significativa contribuição no ofício de jornalista. Chagas era um dos principais cronistas dos jornais impressos do estado.

Eleito para a Academia Maranhense de Letras (AML) em 1975, onde ocupa desde então a cadeira n. 28, José Chagas deixa um importante legado de mais vinte publicações para a literatura brasileira, destacando-se "Maré/memória" (1973), "Lavoura azul" (1974), "De lavra e de palavra" (2002) e "Os canhões do silêncio" (2002).

Homenagens

Em 1994, a vida do escritor foi o enredo da Escola Favela do Samba, que utilizou a obra "Os Canhões do Silêncio" para desfilar no carnaval.

Mais recentemente, em dezembro do ano passado, o poeta recebeu outra grande homenagem. Seus poemas foram musicados e viraram canções interpretadas por grandes cantores maranhenses e nomes importantes da MPB no disco 'A Palavra Acesa de José Chagas'. Entre eles, destaca-se Zeca Baleiro, que chegou a gravar uma entrevista na casa de Chagas sobre o lançamento do disco em São Luís.

Creio ter sido essa a última aparição pública de José Chagas em vida. Em outubro, ele completaria 90 anos de idade.

Luto

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior emitiu nota de pesar pelo falecimento do poeta, solidarizando-se com a dor de familiares e amigos.

Já a governadora Roseana Sarney, além de também ter lamentado a morte de José Chagas, decretou luto oficial por três dias.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.