segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Política e blogs: uma inflexão no Maranhão


Por Hugo Freitas

Uma das primeiras mudanças significativas que os internautas que acompanham o cenário político maranhense deverão observar com o início do novo governo estadual será na esfera da cobertura midiática, em especial feita pelos blogs.

Com a proliferação desta plataforma de comunicação digital, que está atrelada à ampliação da estrutura de banda larga em todo o Brasil, e a importância que esta ferramenta adquiriu nas últimas eleições, particularmente no Maranhão, estado que registra um dos maiores números de blogs sobre política do país, têm crescido tanto a audiência desses espaços virtuais quanto a procura pelos serviços oferecidos pelos ditos “bloggers”. Isso gera uma vinculação cada vez mais estreita entre a atividade política e a produção de conteúdo dos blogs.

E é aí que reside o ponto de inflexão a que me refiro no título. A mudança de governo no Maranhão traz em seu bojo uma mudança também no paradigma da comunicação na “blogosfera” estadual. Se antes os blogueiros “sarneysistas” - profissionais (ou não) que trabalham nos diversos órgãos de comunicação que integram o império midiático da família Sarney - davam as cartas no jogo político local publicizando informações “em primeira mão” sobre o governo que finda e seus atores, o que tornava praticamente obrigatória sua leitura diariamente e, assim, o aumento de sua audiência e relevância, agora são os blogueiros “dinistas” (já batizados pelos novos opositores de “blogueiros-paletó”) que usarão da prerrogativa de serem eles os primeiros a noticiar fatos sobre o novo governo e os bastidores que o circundam.

Isso implica observar o estabelecimento de uma reconfiguração nesse cenário digital, onde os blogs alinhados ao governador Flávio Dino irão assumir o papel de protagonistas na esfera político-comunicacional maranhense, cuja leitura diária passará a ser também obrigatória para quem quiser acompanhar o cotidiano da política e dos novos governistas, relegando assim a um patamar menos privilegiado, digamos assim, os escribas atrelados ao clã que deixa o governo, havendo a necessidade destes de se readequarem às "exigências" do mercado político-midiático estadual.

Trocando em miúdos, a “queda” de Roseana Sarney dos Leões gerou também a “queda” de seus blogueiros escudeiros, que continuarão a ter seu público-leitor, mas não mais com a mesma força de antes, já que terão de enfrentar a crescente e significativa concorrência dos “blogueiros-paletó” aliados do novo governador.

E essa inflexão na relação entre política e blogs já pode ser observada tanto pela diminuição significativa dos “comentários partidarizados” em determinados sites, quanto pelo aumento dos “ataques” ao novo governo em outros, já nestes últimos dias de "transição".

Tal tese será colocada à prova, e de forma mais contundente, nas próximas eleições municipais, quando deverá se inverter a lógica da participação dos "leitores comentaristas" nos novos blogs governistas, que passarão da condição de "pedra" à de "vidraça".

É aguardar e conferir.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.