quinta-feira, 11 de abril de 2013

APROVADA A CPI DO BOM PEIXE NA CÂMARA DE SÃO LUÍS

Vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) foi o autor da proposta da CPI

Foi instalada na manhã dessa quarta-feira (10), na Câmara municipal, a Comissão parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o programa “Bom Peixe”, que vendia Pescado a preço popular na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

autor da proposição, vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB) conseguiu convencer 13 vereadores a assinar a proposição. Com as 14 assinaturas, incluindo a do proponente, a CPI foi instalada na Casa. A Comissão terá cinco vereadores e dois suplentes. Após 10 anos, a Câmara volta a ter uma CPI instalada.

A sessão de instalação deve ser na próxima semana. Os membros da Comissão são Pedro Lucas Fernandes, Marquinhos (PRB), Chico Carvalho (PSL), Rose Sales (PCdoB) e Chaguinhas (PRP). Na sessão de instalação, será decidido quem será o presidente e o relator da CPI.

Pedro Lucas disse que após a sessão de abertura, o primeiro passo será fazer com que o secretário Marcelo Coelho esclareça as irregularidades do "Bom Peixe" e quem as cometeu. “O primeiro passo é chamar o secretário Marcelo Coelho para saber quais são as irregularidades. Depois, chamar os responsáveis para os devidos esclarecimentos".

Questionado sobre os desdobramentos da CPI, Fernandes lembrou que esta pode se espraiar para outros caminhos, conforme a apuração, para quaisquer irregularidades que porventura forem encontradas.

Mesmo vereadores da base aliada do governo Edivaldo assinaram a proposta, entre eles Rose Sales, Edmilson Jansen e o vice-líder do governo Professor Lisboa.

O comunista assinou a CPI e disse que a prefeitura não teria nada contra a sua instalação. “Quem não deve, não teme. A prefeitura tem transparência e não tem nada a esconder. Por isso, nós defendemos que qualquer denúncia seja apurada”, relatou.

Rose Sales justificou que ela mesma já havia pedido para investigar irregularidades da Secretaria de Pesca e Abastecimento da gestão anterior, e quer aproveitar o caminho aberto para novas CPIs na Casa. “É natural. É o papel de cada um de nós. Temos que chamar audiências públicas, estabelecer CPI´s. A atual gestão tem outra conduta, é séria. Minha independência está acima de tudo. Eu lutei muito pelos absurdos na Semapa na última gestão. Agora temos que abrir espaço para mais CPI´s. Precisamos passar a última gestão a limpo”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal, Isaías Pereirinha (PSL) não assinou a CPI. Ele afirmou que acreditava serem necessários argumentos mais consistentes para a assinatura. “É um direito que cada parlamentar tem. Eu sou muito precavido. Eu argumentei que era necessário argumentos mais consistentes. Mas se a maioria aprovou, nós aprovaremos o projeto de resolução na segunda-feira constituindo a CPI”, informou.

A Câmara Municipal de São Luís não tem histórico de CPI´s. A última foi insaturada em 2003, quando o então vereador Sebastião do Coroado foi acusado de pedofilia. A CPI não foi muito longe. O vereador não chegou a ser ouvido pela Comissão, encerrando o mandato antes.

Assinaram a CPI do Bom Peixe:

Astro de Ogum (PMN)

Rose Sales (PCdoB)

Professor Lisboa (PCdoB)

Marquinhos (PRB)

Paulo Luíz (PRB)

Pedro Lucas Fernandes (PTB)

Chaguinhas (PRP)

Nato (PRP)

Estevão Aragão (PPS)

Pavão Filho (PDT)

Fábio Câmara (PMDB)

Helena Duailibe (PMDB)

Chico Carvalho (PSL)

Edmilson Jansen (PTC)

Sérgio Frota (PSDB)

Com informações de O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.