sexta-feira, 13 de julho de 2012

DIA MUNDIAL DO ROCK!!! História, significados e curiosidades


Por Hugo Freitas

No dia 13 de julho de 1985, um dos maiores (senão o maior) shows de rock do planeta, chamado Live Aid, reuniu lendários artistas da história da pop music e do rock mundial. O objetivo do evento era a arrecadação de fundos para o combate à fome e à miséria na África.

Dois shows foram realizados simultaneamente, sendo um no lendário Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e outro no JFK Stadium, na Filadélfia (EUA).

Os shows traziam uma constelação de megastars, como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madonna, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops, Beach Boys, entre outros.

Peter Towshend (guitarrista do "The Who")

Estima-se que o evento foi assistido pela TV por mais de 2 bilhões de telespectadores em todo o planeta, em cerca de 140 países. Em 16 horas de show, o Live Aid conseguiu arrecadar cerca de 100 milhões de dólares, totalmente destinados ao povo faminto da África.

Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como o Dia Mundial do Rock.

Origem da palavra e do ritmo musical "Rock and Roll"

A expressão, que literalmente significa "balançar e rolar", fazia parte da gíria dos negros americanos desde as primeiras décadas do século XX, para referir-se ao ato sexual. Assim, ela já aparecia em várias letras de blues e rhythm’n’blues como "Good Rockin’ Tonight" (1947), de Roy Brown - antes de ser adotada como nome do novo estilo musical, que surgiu nos anos 50, com Bill Halley e Elvis Presley, e consistia basicamente na fusão desses ritmos negros com a branquela música country. Esse batismo costuma ser atribuído ao disc-jóquei americano Alan Freed (1922-1965), cujo programa de rádio foi um dos principais responsáveis pela popularização da nova onda, altamente dançante, que logo contagiou toda a juventude do país e do mundo.

Na década de 60, o rótulo foi abreviado para "rock", para abranger as mudanças provocadas por artistas como Bob Dylan e Beatles, abrindo um leque de infinitas variações: rock psicodélico, rock progressivo, folk rock, hard rock, heavy metal etc etc. A partir daí, o termo "rock’n’roll" passou a significar exclusivamente o estilo original, característico da década de 50.

O Rock no Brasil

A primeira gravação do novo gênero musical no Brasil foi uma cover de "Rock Around the Clock", o hit de Bill Haley and His Comets que espalhou o rock’n’roll pelo planeta. A tal cover - intitulada "Ronda das Horas", mas com a letra original em inglês - foi gravada em outubro de 1955 por Nora Ney, especialista em sambas-canção.

Dois discos de 1957 disputam o título de primeiro rock totalmente composto no Brasil. Segundo o especialista Marcelo Fróes, em seu livro Jovem Guarda - Em Ritmo de Aventura (2000), a honra cabe a "Rock and Roll em Copacabana", de Miguel Gustavo, autor da marchinha "Pra Frente, Brasil", que embalou a seleção de futebol na Copa de 1970. "Rock and Roll em Copacabana" foi gravada por ninguém menos que Cauby Peixoto e lançada em maio de 57. Porém, no mesmo mês, a veterana pianista Carolina Cardoso de Menezes soltou seu "Brasil Rock". Até onde se sabe, a gravação de Cauby foi em janeiro e a de Carolina em março, mas é impossível precisar qual das canções foi composta primeiro.

O fato é que nenhuma dessas pessoas se especializou em rock, apenas tiveram incursões esporádicas pelo ritmo. Assim, os títulos de primeiro cantor e de primeiro grupo de rock do país cabem a Betinho e Seu Conjunto, que gravaram, em abril de 1957, "Enrolando o Rock", composto pelo líder da banda em parceria com Heitor Carillo. Alberto Borges de Barros, o Betinho, era filho de Josué de Barros, o descobridor de Carmen Miranda - e pode ser visto, com Seu Conjunto, interpretando "Enrolando o Rock" no filme Absolutamente Certo (1957), de Anselmo Duarte, um clássico da chanchada.

Raul Seixas, "o avô do rock nacional"

Depois disso, vieram os sucessos mirabolantes de "Os Mutantes" e do baiano Raul Seixas, que misturava o rock de Little Richard, Jerry Lewis e Elvis Presley com vários ritmos regionais e nacionais, como o baião, o samba e a musicalidade dos terreiros de umbanda. Para muitos, Raul é considerado "o avô do rock brazuca". Sua obra, fortemente marcada pelos tempos do regime militar, seria o start para o "boom" das bandas nacionais que viriam na década de 80, como "Os Paralamas do Sucesso", "Os Titãs", "Aborto Elétrico", "Ira!", "Barão Vermelho", "Legião Urbana", "Capital Inicial", "Biquíni Cavadão", "Nenhum de Nós", "Camisa de Vênus", entre muitos outros.

Renato Russo e Cazuza, ícones do rock brazuca

No Brasil, a idolatria de milhões de fãs (inclusive a deste vosso interlocutor, fiel leitor) às obras de Raul Seixas, Renato Russo e Cazuza os colocam no hall da fama do rock brazuca, sendo até hoje referências para as inúmeras bandas que surgiram nos anos 90 e nos atuais anos 2000, dentre as quais "Jota Quest", "Catedral", "O Rappa", "Mamonas Assassinas", "Os Raimundos", "Los Hermanos", etc.

VIDA LONGA AO ROCK'ROLL, EM TODAS AS SUAS VERTENTES!!!


Com informações da revista Mundo Estranho e Portal do Rock

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Vlw, querida. Obrigado. Fique à vontade para comentar sempre que desejar. Bjaum!!!

      Excluir
  2. Muito bom seu post sobre o rock! curti pacas, e muito rock pra inspiração de mais post's legais . Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Letícia. O apoio dos leitores é fundamental para essa inspiração.
      Super bjo.

      Excluir
    2. Nunca tinha lido um post com tantos detalhes sobre o rock ! Muito bom mesmo, e continue com essa simpatia ! ;)

      Excluir
    3. Nunca tinha lido um post com tantos detalhes sobre o rock ! Muito bom mesmo, e continue com essa simpatia ! ;)

      Excluir
    4. Obrigado, querida. Fico feliz que você tenha gostado. A participação de leitores e leitoras como você é a maior retribuição que se pode ter.
      Vlw!!! o/

      Excluir
  3. Super cool o post Hugo!
    Eu ainda não tinha lido sobre a conotação "sexual" do termo rock n roll... já tinha ouvido outras descrições, mas gostei de saber desta também =)
    Belo trabalho =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Michelle. Além da data simbólica, uma das motivações do post foi precisamente essa curiosidade sobre a origem e os significados da expressão "rock and roll": a de conotação sexual.
      Fique à vontade para comentar sempre que desejar. ;)

      Excluir
  4. Eu gostei d+ desse post !! fike kon deus hugo freitas e kontinue assin !! beijaoo

    ResponderExcluir
  5. Muito bom material, ajudou muito!!!

    ResponderExcluir

Grato pela participação.