quarta-feira, 11 de julho de 2012

FRAUDE NO UNICEUMA: Confira outros casos que mancharam a imagem da instituição


Por Hugo Freitas

Em nota oficial, emitida na tarde desta segunda-feira (09), a Comissão de Acesso ao Ensino Superior do UniCEUMA informou que, apesar da tentativa de fraude no vestibular para o curso de medicina (reveja), o processo seletivo continua válido.

Segundo a instituição, a decisão foi tomada porque os fraudadores não obtiveram êxito. “Informamos que o vestibular mantém-se válido, em função da tentativa de fraude ter sido desarticulada. Não havia possibilidades de essas pessoas obterem êxito em seus propósitos, como tentar transferir o gabarito por meio de ponto eletrônico ou outra forma digital, uma vez que foram aplicados vários tipos de provas”, diz a nota.

Esta não é a primeira vez que o Uniceuma é alvo de fraudadores. Em fevereiro deste ano, a instituição enfrentou uma série de investigações policiais referente ao envolvimento de cerca de 700 alunos na compra de resultados em disciplinas dos diversos cursos ofertados pela universidade particular (reveja aqui, aqui e aqui).

No final do ano passado, o curso de Medicina do Uniceuma já havia sofrido a perda de 11 vagas como punição imputada pelo MEC devido ao baixo desempenho na avaliação do órgão (releia).

Com mais esse escândalo, a imagem e a credibilidade da única universidade privada do Maranhão seguem ladeira abaixo, rumo ao descrédito total, pelo menos perante aqueles que lutam para ter uma educação digna e de qualidade respeitável, sem recorrer a medidas espúrias de aprovação em vestibulares ou disciplinas de cursos.

Confira o conteúdo da Nota do Uniceuma na íntegra:

“A Comissão de Acesso ao Ensino Superior da Universidade Ceuma envidou todos os esforços preventivos de segurança do processo seletivo para o curso de Medicina, desde a fiscalização intensiva por Coordenadores de Cursos, Professores, Funcionários e Seguranças na entrada da Universidade e nas salas de aula, coleta e verificação de digitais dos candidatos, como ações de segurança na elaboração e reprodução das provas, formulação de diversos tipos de provas, culminando com a liberação do tema da Redação somente uma hora após o início do vestibular.

Nosso objetivo sempre foi garantir a transparência e credibilidade dos processos internos, bem como proporcionar um vestibular justo, que garanta a aprovação aos candidatos mais bem preparados.

Mas, em ação conjunta com a SEIC – Superintendência Estadual de Investigação Criminal, foram identificadas pessoas que tentaram, sem êxito, burlar o sistema de segurança do vestibular do Curso de medicina. Cabe ressaltar, entretanto, que não havia possibilidades de essas pessoas obterem êxito em seus propósitos, como tentar transferir o gabarito por meio de ponto eletrônico ou outra forma digital, uma vez que foram aplicados vários tipos de provas.

Ademais, a presença dos policiais e peritos da SEIC foi fundamental e necessária em função de sua autoridade e larga experiência, ficando aqui nossos agradecimentos, enfatizando que a Universidade Ceuma continuará sempre atenta aos possíveis desvios de conduta, sejam eles externos ou internos, para que possa continuar preparando profissionais cidadãos no campo das ciências e das artes, com dignidade, ética, respeito e responsabilidade.

Diante do exposto, informamos que o vestibular mantém-se válido, em função da tentativa de fraude ter sido desarticulada.

Atenciosamente.

Comissão de Acesso ao Ensino Superior
Universidade CEUMA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.