sábado, 28 de julho de 2012

BRASIL É OURO!!! PIAUIENSE FAZ HISTÓRIA E É A 1ª MULHER A GANHAR MEDALHA DE OURO NO JUDÔ

Sarah Menezes, natural de Teresina (PI), é a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro no judô em Olímpiadas

Pela primeira vez uma brasileira levou ouro no judô nos jogos olímpicos. Mais que isso: pela primeira vez uma piauiense chegou tão longe e orgulhou um estado inteiro, que passa a festejar até as próximas Olimpíadas, que serão realizadas daqui a quatro anos no Rio de Janeiro.

Natural de Teresina, Sarah Menezes ganhou a medalha de ouro ao vencer na final, categoria até 48kg, uma adversária que já tinha conquistado o ouro olímpico em 2008.

Ações como "Vai Sarah", "Dá-lhe piauiense arretada" e até um sonoro #ArrochaSarah se espalhando pelas redes sociais serviram - e muito - para os conterrâneos da judoca Sarah Menezes, 22 anos, arrebentar e entrar para a história nas Olimpíadas de Londres 2012, na disputa final realizada no fim da manhã deste sábado, dia 28 de julho.

A Luta

Sarah Menezes venceu a romena Alina Dumitru na final da categoria e assegurou uma conquista inédita para o judô feminino do Brasil em Jogos Olímpicos. Mais agressiva, Sarah tentou imobilizar a adversária logo no começo da luta. Por pouco não conseguiu, e deixou a romena sentindo o braço direito. A brasileira passou a forçar o lado atingido da adversária, e conseguiu um yuko no último minuto, seguido por um waza-ari para assegurar o ouro.

Ainda no chão, Sarah comemora vitória histórica

A vitória na decisão arremata o dia perfeito da brasileira. Sarah começou vencendo a vietnamita Ngoc Tu Van, a francesa Laetitia Payet e a chinesa Wu Shugen pela manhã. Por volta das 12h20 deste sábado, fez uma disputa tensa, mas ganhou da belga Charline van Snick por um yuko. Na decisão, fez valer seu retrospecto contra a romena Alina Dimitru, que era a atual campeã olímpica mas havia perdido as três últimas lutas contra Sarah. A conquista coloca Sarah como a atleta com os melhores resultados da história do judô feminino. Ela sagrou-se campeã mundial júnior pela primeira vez em 2008 e repetiu o feito no ano seguinte, quando ainda foi eleita a atleta olímpica do ano pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), em votação popular.

Perfil

Sarah Gabrielle Cabral de Menezes é de Teresina. Nasceu em 26 de março de 1990. Entrou no judô muito jovem e sempre foi considerada um talento promissor, sob o comando e incentivo do técnico Expedito Falcão. No alto dos seus 1,52m, sempre buscou o topo e tinha como objetivo o ouro olímpico. Meta atingida! Titular da Seleção brasileira de judô, na categoria peso ligeiro (até 48 kg), participou das Olimpíadas de Pequim em 2008, mas, inexperiente, foi derrotada na primeira luta.

Eleita, após votação pela Internet, atleta do ano no Brasil em 2009, ela começou a aparecer mundialmente em dezembro de 2010, quando conquistou a medalha de bronze no Grand Slam da cidade de Tóquio, evento do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô.

Em 4 de dezembro de 2011 faturou a medalha de prata no Grand Slam de judô em Paris. Agora, nos Jogos Olímpicos Londres 2012, Sarah Menezes foi a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha para o Brasil na modalidade.

Fonte: Portal 180 Graus
Editado e acrescentado por: Hugo Freitas

2 comentários:

  1. É emocionante saber dessa história assim, vai incentivar muitas pessoas a buscarem seus objetivos e atingi-los.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.