quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

AS CINZAS DO CARNAVAL DO GOVERNO ROSEANA SARNEY


O polêmico e histórico desfile da Beija-Flor ainda vai gerar muita discussão. O Governo do Estado emitiu Nota na manhã desta quinta-feira (23) agradecendo "o carinho, o empenho e o comprometimento da escola com o Estado".

A Nota do governo elogia a agremiação carnavalesca pelo fato das "histórias, lendas e cultura únicas" de São Luís terem sido "muito bem representadas no enredo", desejando a continuidade da escola de Nilópolis em realizar "projetos tão empolgantes e espetaculares".

Por fim, a Nota do Governo Roseana Sarney é taxativa e certeira: "O desfile de 2012, com certeza, ficará marcado na memória dos maranhenses que são apaixonados por sua terra".

Disso não resta a menor dúvida. Crê-se que esta é a primeira vez na história do Maranhão, e de São Luís, que governistas e oposicionistas comungam e compartilham o mesmo sentimento de frustração, de decepção e de crítica ao governo Roseana Sarney, que investiu algo em torno de 10 milhões de reais para mostrar as "histórias, lendas e cultura únicas" da cidade, e acabou vendo outra coisa.

O governo considera que os 400 anos da cidade de São Luís foram "muito bem representados" no enredo da Beija-Flor, esquecendo-se ou não levando em consideração o fato de, justamente neste quesito, "Enredo", a escola não ter recebido nenhuma nota 10, na apuração realizada nesta quarta-feira (22) no sambódromo do Rio, o que contribuiu para o "decepcionante" 4º lugar na classificação geral.

A expectativa de muitos era de ver a Beija-Flor, campeã do ano passado, ser novamente campeã este ano com um enredo que traria para a avenida aquilo o que a história tradicional contada pelos "letrados" maranhenses legou à população: "a única capital fundada por franceses", casarões, "lendas, magias e mistérios", "Atenas Brasileira", "o português melhor falado", artistas, poetas, intelectuais e o próprio Sarney, que sequer foi mencionado.

Já que o governo de sua filha patrocinou a escola, não seria nenhum espanto até mesmo vê-lo desfilando na avenida, considerando-se que ele já foi governador do "Maranhão Novo" (1966-1970) e presidente da Academia Maranhense de Letras.

Sem dúvida alguma, como afirma a Nota do Governo do Estado, "O desfile de 2012, ficará marcado na memória dos maranhenses que são apaixonados por sua terra".

Se nunca houve consenso no Maranhão em relação à política praticada pelo grupo familiar dominante há quase cinco décadas, bastando lembrar que nas últimas eleições para o cargo de Governador do Maranhão Roseana Sarney e Flávio Dino praticamente dividiram o Estado ao meio, com a discutida vitória da atual governadora por apenas 0,08% de votos de diferença, esta é a primeira vez que tanto os favoráveis aos sarneys quanto os oposicionistas apertaram as mãos e disseram em uníssono: "Jogaram nosso dinheiro no lixo".

Enquanto a oposição alardeava o infame investimento de 10 milhões de reais para uma escola de samba pelo governo que se retroalimenta de propaganda e o mesmo não faz pela Saúde, Educação, Saneamento e Transporte Público no Estado com o pior IDH do país, os favoráveis ao governo entristeceram-se ao não contemplarem a história que "São Luís merecia", a dos poetas, casarões, brincadeiras e danças folclóricas. Pelo contrário, ficaram "chocados" ao verem uma história de negros e escravos e das manifestações culturais afro-brasileiras serem expostas na tela da Globo para o mundo inteiro ver.

Será este o começo do fim? Será que isso vai se transmutar em votos nas próximas eleições estaduais, daqui a dois anos? Será que os favoráveis aos sarneys esquecerão esse desfile que não massageou o ego das elites aristocráticas dominantes e que não falou da "identidade de São Luís" votarão no candidato da oposição "só de mal"??? Será que foi um tiro no pé do próprio governo esse milionário e irresponsável "investimento"? Será este o Carnaval mais cinzento da história da vida de Roseana Sarney, cuja empolgação pelos 400 anos de São Luís pode ter sido reduzida a pó??? Só o tempo dirá!!!

Como disse em artigo anterior (VEJA AQUI) "o que se viu na Sapucaí foi a demonstração de que a História é contada sob diversos ângulos. E este, escolhido pela escola de Nilópolis, não agradou nem a gregos nem a troianos e, provavelmente, também não deve ter agradado aos seus "padrinhos" milionários, principais difusores da cultura letrada e aristocrata do Maranhão."

Hugo Freitas
Historiador, Sociólogo e Jornalista

Confira, abaixo, a íntegra da Nota do Governo do Estado:

NOTA – Governo agradece empenho da Beija-Flor

Diante do belo espetáculo apresentado pela Beija-Flor na Marquês de Sapucaí, o Governo do Maranhão só tem a agradecer o carinho, o empenho e o comprometimento da escola com o estado.

O maranhense, com suas histórias, lendas e cultura únicas foi muito bem representado no enredo “São Luís – O Poema encantado do Maranhão”. A agremiação também alcançou a expectativa de projeção do estado, por meio da exibição do desfile para 115 países e por inserções na internet e outros meios.

Que a Beija-Flor continue a realizar projetos tão empolgantes e espetaculares. O desfile de 2012, com certeza, ficará marcado na memória dos maranhenses que são apaixonados por sua terra.

7 comentários:

  1. prezado hugo freitas,
    concordo em pate com o seu texto.
    tbm fiquei decepcionada como a historia dos 400 anos de sao luis foi contada.
    agora esperar que a flor do samba fosse campea.... nem sonhei com tal possilidade. porem acho que perder um campeonato nao é sinonimo de fracasso. fracasso foi como desenvolveram o enredo.

    creio que o desejo de todos os maranhenses e do governo era que a historia de sao luis fosse contada de forma a contagiar brasileiros e estrangeiros. perdemos uma grande oportunidade, ja que nao foi devidamente contada.

    uma pergunta: quem acessorou a beija flor?

    espero que o valor gasto na escola de samba, seja destinado para restaurar os nossos casaroes que estao se desmanchando e para nossa cultura. fico triste ao constatar que o bumba meu boi, com sotaque costa, por falta de patrocinio, esta em extincao.

    cordial abraco, celia jorge dino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No fim das contas, Célia, ninguém ficou satisfeito e todos saíram perdendo: a população que ficou desprovida de 10 milhões que poderiam ser investidos na Saúde e Educação, por exemplo, e o próprio governo que investiu pesado em marketing turístico e, provavelmente, não terá retorno significativo a médio prazo.
      Grato pela participação. Abraços fraternos.

      Excluir
    2. PARABENS.
      CURSO A FACULDADE DE DIREITO AQUI EM SANTOS, E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO MINUCIOSO, QUE VERTE SOBRE A SEGURANÇA PUBLICA EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL, ASSIM COMO SAÚDE E EDUCAÇÃO, MAS MAIS PRECISAMENTE SOBRE SEGURANÇA.
      EXPOSTO ISSO, SOLICITO AO PREZADO SE POSSÍVEL,ME DE SUBSIDIOS SOBRE
      ITEM SEGURANÇA E DEMAIS, DO ESTADO DO MARANHÃO, QUE AINDA NÃO TIVE OPORTUNIDADE DE CONHECER, MAS O FAREI QUANDO ME FORMAR COM CERTEZA.
      MEUS PROFUNDOS AGRADECIMENTOS... E-MAIL WIL-GAR-MOR@HOTMAIL.COM

      Excluir
  2. Hugo,

    Belíssima postagem.
    Reproduzida em:
    http://frederico2010.blogspot.com/2012/02/as-cinzas-do-carnaval-do-governo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, companheiro Frederico.
      Fico extremamente lisonjeado pela republicação do artigo em seu blog, que eu tanto aprecio.
      Forte abraço!!!

      Excluir
  3. Pelo menos a gente sorrir feliz, não pela história de nossa cidade e de nosso estado ter saído dessa maneira,"derrotada" mas porque aquilo que seria cabo eleitoral para o govêrno de Roseana e sua turma. Que o povo veja isso pelo lado positivo. Quem agora o governo do estado invista outros dez milhões em saúde, educação, segurança, a bem do povo. Parabéns pelo teu trabalho, Hugo Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, companheiro, pelos elogios e pela participação.
      Abraços.

      Excluir

Grato pela participação.