segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Jovem de 15 anos descobre falhas no Facebook, Google, Apple e Microsoft


Se você acha que construção e engenharia, códigos de programação, desenvolvimento de aparelhos e outros tipos de trabalho são restritos apenas a profissionais formados, é porque ainda não conhece Cim Stordal, um jovem de 15 anos que, como quase todo adolescente, gosta de passar o tempo jogando videogame. Ele também trabalha em uma loja de peixes na cidade de Bergen, na Noruega.

Mas a verdadeira paixão do garoto é, na verdade, encontrar bugs e falhas em alguns dos sites mais utilizados e acessados por milhões de pessoas ao redor do planeta.

De acordo com o CNET, Stordal foi condecorado em várias empresas: ganhou um espaço no Google Security Hall of Fame - uma página que reúne nomes de usuários que, de alguma forma, contribuíram para promover a segurança virtual -, foi creditado pela Apple após identificar erros de script no site da companhia, recebeu agradecimentos da Microsoft por apontar itens vulneráveis na organização, e recebeu um cartão de crédito White Hat do Facebook no valor de US$ 500 dólares.

"É só eu olhar o site e descobrir onde posso inserir o HTML que não é filtrado pelo código-fonte. Muitas vezes, eles selecionam alguns elementos, mas se esquecem de algumas coisas embutidas na programação de seus sites e aplicativos. O que um hacker quer é, muitas vezes, os cookies, que podem ser facilmente usados como log-in de usuário", explicou.

O mini-gênio, que começou a procurar por vulnerabilidades em softwares quando tinha 14 anos de idade, afirmou em entrevistas que, entre as empresas vasculhadas, a Apple foi a que apresentou mais facilidade para encontrar falhas. "Encontrei bugs no Facebook depois de quatro dias de pesquisa, e no Google após três. Em compensação, levei apenas cinco minutos para identificar erros de programação na Apple".

"Sempre gostei de estar na frente do computador, e já gostava de programar páginas. Eu queria fazer algo novo e comecei a aprender o básico", declarou. As falhas encontradas por Stordal nas páginas da Apple, Google, Facebook e Microsoft não foram divulgadas por nenhuma das empresas.

Cim Stordal diz que sua família e amigos estão impressionados com suas habilidades para manter alguns sites da web mais seguros. O próximo passo, segundo o adolescente, é procurar por bugs em dispositivos móveis. Ele até já iniciou a criação de um difusor (ferramenta de testes automatizados de software) no seu iPhone 3G.

Fonte: Olhar Digital
Editado por: Hugo Freitas

4 comentários:

  1. Boa noite Hugo, esses fatos remete-me aos escritos da doutrina espírita. Antes de ler sobre a doutrina espírita, já havia lido um livro sobre a reencarnação então sempre acreditei por observar crianças e suas habilidades. Esse garoto em outras vidas deveria ser um excelente especialista no assunto. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Reinaldo, não sei se ele teve ou uma outra vida, mas que esse garoto possui uma habilidade fora do comum, isso não há a menor dúvida.
    Essa é a geração tecnologia.
    Grato pela participação, companheiro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo Lima, não acredito na doutrina espírita pq tenho motivos amplos pra n acreditar , mais concordo com vc que ele é um verdadeiro expecialista.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.