quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

HOMENAGEM: A TRAJETÓRIA E OS SUCESSOS DE WANDO, O CANTOR DAS CALCINHAS


Antes da carreira musical, Vanderley Alves dos Reis, o Wando, foi entregador de leite, vendedor de jornais e feirante. "Fazia compras de verduras, legumes e frutas e vendia em feira livre", revelou o cantor em depoimento disponível em seu site pessoal. (Veja no fim desta matéria)


Nascido em Arraial de Bom Jardim, em Minas Gerais, ele foi registrado na cidade de Cajuri, no mesmo Estado.

Após um passeio por Congonhas, a 70 Km de Belo Horizonte, passou a morar na cidade. Lá, envolveu-se com um grupo de música chamado Os Escaravelhos. "O primeiro sucesso que fiz na minha carreira, gravado por Jair Rodrigues, foi feito nessa cidade."

Wando durante apresentação em 1977

Em Congonhas, incentivado por Nilo Amaro, cantor do grupo de MPB "Nilo Amaro e Seus Cantores de Ébano", foi tentar a sorte no eixo Rio-São Paulo.

Wando se apresentando em São Paulo, em 2009

Com poucos recursos, fixou-se na capital paulista e morava em um hotel no centro que não dava direito a café da manhã nem possuía elevador. "Aí eu comecei a namorar a filha da camareira e passei a tomar o café da manhã. Comecei a me dar bem. Tomava sopa e comia num lugar chamado 'Um Dois Feijão com Arroz', acho que era o lugar mais barato de São Paulo."

Wando em foto de arquivo de 1980

Descoberto pelo editor de música Antonio Almeida, foi apresentado a Jair Rodrigues que se encantou pela canção O Importante É Ser Fevereiro. "Ele se apaixonou pela música e gravou no mesmo dia". A música foi uma das mais tocadas no carnaval de 1974.

Seguiu-se o sucesso Moça, que vendeu, segundo o cantor, mais de 1,2 milhão de cópias do compacto simples, lançado em 1975. "O segundo disco chama-se Porta do Sol' que vendeu menos. Aí descobri que não basta você ter um sucesso, que você tem que fazer uma carreira."

Wando se mudou para o Rio de Janeiro e em seguida viria a fama de "obsceno", segundo o próprio cantor.

Título de um dos 23 discos de Wando, "Obsceno" era uma alusão às brincadeiras do cantor quando o assunto era sexo

"Teve uma época que a gente fez um quindim, que era uma bunda masculina, que as mulheres tinham que meter a cara no quindim pra achar uma chave de motel. Teve uma época que eu distribuía convite de motel. Outra época, no Canecão (antiga casa de shows no Rio de Janeiro) a gente botou uma banheira, uma mulher nua no palco", relata o cantor.


A associação com as calcinhas, que marcaria a carreira de Wando, surgiu no álbum Tenda dos Prazeres (1990). "A calcinha de cabeça para baixo vira uma tenda. E o nome do disco era Tenda dos Prazeres. Aí coloquei uma calcinha na capa do disco."

Capa de "Tenda dos Prazeres", de 1990, iniciou associação do cantor com as calcinhas

A partir daí, a marca registrada de Wando seria distribuir (e também arrecadar) calcinhas durante suas apresentações. O cantor possuía uma grande coleção da peça íntima feminina, estimada em mais de 15 mil calcinhas. "De todas as formas e tamanhos. De pequenininha a muito grande."

Fã mostra calcinha com recado para Wando em show em São Paulo, em 2009

O cantor gravou 23 discos e o último lançamento foi em 2001, intitulado Fêmeas.


No ano passado, o cantor foi homenageado pelo apresentador Rodrigo Faro, do programa "O Melhor do Brasil", da Rede Record, que relembrou seus grandes sucessos.

Wando e Rodrigo Faro, em foto de 2011


Ouça a biografia gravada pelo próprio Wando, disponível em seu site, AQUI

Wando, 66 anos (*2 de outubro de 1945 +8 de fevereiro de 2012)

Hugo Freitas
Com informações do portal Estadão Cultural

2 comentários:

  1. Sou eu o primeiroapostar comentário,neste espaço. Escritor de planfleto e editorias que eu mesmo distribuia em Rosário para criticar Prefeitos e dizer sou Eu. Musicista de partitura. Gostava de cantar as canções de Wando: iniciei por moça e mais duas Deus te Porteja de mim e Fogo e Paixão, faz parte de um repertóri de quase noventa músicas que eu ainda canto na casa de um amigo Dr. Sena e no fundo do meu Quintal as vezes, na varanda da minha casa. Passei um bom tempo nas farras em bares, juntamente com Josia Lima e outros. Senti a morte de Wando, encaminho pêsames para a família enlutada. Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Assim como você, companheiro Reinaldo, também cantarolava (e ainda canto em minhas apresentações musicais nos bares e casas noturnas de São Luís) as canções românticas de Wando.
    Em meu repertório, a música "Fogo e Paixão" é presença garantida, uma vez que o público sempre a pede por onde passo.
    Uma perda irreparável a deste cantor popular que soube como poucos tocar o coração das mulheres, a tal ponto delas devotarem-lhe suas peças íntimas como símbolo de admiração pelo artista falecido.
    Que a família de Wando encontre conforto neste momento triste de luto.
    Grato pela participação.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.