domingo, 5 de fevereiro de 2012

15 ANOS SEM CHICO SCIENCE


Francisco de Assis França, mais conhecido pela alcunha de Chico Science (Olinda, 13 de março de 1966 — Recife, 2 de fevereiro de 1997) foi um dos principais expoentes e colaboradores do movimento "Manguebeat" em meados da década de 1990.


Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: "Da Lama ao Caos" e "Afrociberdelia", tendo sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro na rodovia entre as cidades de Olinda e Recife.


Chico Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 80. No final da década, integrou algumas bandas de música como "Orla Orbe" e "Loustal", inspiradas na música soul, no funk e no hip hop.


A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro "Lamento Negro", do subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi.


A partir daí, o grupo começou a se apresentar em Recife e em Olinda e iniciou o "Movimento Manguebeat", com direito a manifesto ("Caranguejos com Cérebro", de Fred 04, da Mundo Livre S/A).


Em 1993, uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia. O primeiro disco, "Da Lama ao Caos", projetou a banda nacionalmente. O segundo, "Afrociberdelia", mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa e Estados Unidos, onde fizeram sucesso de público e crítica.


O Nação Zumbi lançou um CD duplo em 1998, depois da morte do líder, com músicas novas e versões ao vivo remixadas por DJs.

Em decorrência de sua morte, a família de Chico Science recebeu indenização de cerca de 10 milhões de reais da montadora Fiat.


A obra de Chico Science influenciou muitas outras bandas e renomados artistas do cenário musical. Podem ser citadas as conterrâneas Mundo Livre S/A, Bonsucesso Samba Clube, as mais recentes Cordel do Fogo Encantado, Mombojó e Otto, passando por Sepultura (mais especificamente o álbum "Roots"), Cássia Eller (intérprete de músicas como "Corpo de Lama" e "Quando a Maré Encher"), Fernanda Abreu (álbum "Raio X") e Arnaldo Antunes (álbum "O Silêncio"), além da antiga parceira e ainda em atividade: Nação Zumbi.

Chico Science (*13 de março de 1966 +2 de fevereiro de 1997)

Confira o clip de uma das clássicas canções de Chico Science e Nação Zumbi, "A Cidade":


2 comentários:

  1. Bom dia Hugo freitas. Li sua matéria nada a comentar. Abraços. Reinaldo Lima

    ResponderExcluir
  2. Grande Chico Sciense, conheci sua música no final da década de 90 quando estudava na Univ. Federal do Ceará, e desde então elas sempre estão presentes no meu MP3 player...

    ResponderExcluir

Grato pela participação.