sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

102 ANOS DE MARIA ARAGÃO: A médica que marcou a história política do Maranhão


A médica maranhense Maria José Aragão será homenageada nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, pela passagem dos seus 102 anos de nascimento, com a reapresentação do monólogo “A Besta Fera: Uma Biografia Cênica de Maria Aragão”, às 18 horas, no Auditório do Memorial Maria Aragão (Av. Beira-Mar), interpretado pela atriz maranhense Maria Ethel, do Grupo Xama Teatro, com direção de Gisele Vasconcelos e trilha sonora de Cesar Teixeira.

Segundo o grupo, o espetáculo resgata a história de Maria José Camargo Aragão (1910-1991) em meio à pobreza extrema. “Em busca da superação da fome, do preconceito, da agressão e na perseguição do sonho de libertar a humanidade, através da conquista de uma profissão, a medicina, Maria Aragão entrega-se, apaixonadamente, às causas sociais, lutando por uma sociedade justa e igualitária”.

O evento é organizado pelo Instituto Maria Aragão-IMA, que também estará completando 11 anos de atividades. Conforme Ironildes Vanderlei, vice-presidente da entidade, não houve um só episódio importante na história política contemporânea do Maranhão que não contasse com a presença de Maria Aragão.

“Desde a greve de 1951, passando pelas manifestações dos estudantes, dos camponeses, dos operários, dos médicos, das mulheres, dos professores e pelas mobilizações visando à anistia e as eleições diretas, apenas para citar algumas, a figura dela se fez presente”, comenta Ironildes.

Além de ser o principal responsável pela existência do Memorial Maria Aragão, na Av. Beira-Mar, desde 2001 o IMA organiza semanas político-culturais em torno de Maria Aragão, tendo trazido para São Luís ilustres figuras do mundo político e cultural brasileiro, como o cineasta Silvio Tendler, Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, e Luís Carlos Prestes Filho.

As informações são da assessoria do espetáculo
Edição: Hugo Freitas

10 comentários:

  1. Bom dia Hugo, li algumas coisas sobre a história de Maria Aragão em épocas passadas. Nessa oportunidade dizer que tenho participado de reuniões de palestras budistas e eles fazem preces pelos mortos. Nada contra, O que fico indignado é o fato de que uma pessoas só recebe certas homenagens depois a morte.Isto quer dizer, não é mais concorrente, nesta vida, vamos homenageá-las. A minha posição é que devemos homenager as pessoas sem que possível e merecedora! Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Hugo por entender que cada um de nós deve assumir a responsabilidade de seus atos. Sinseramente vou deixar de postar comentários em blogs que primeiro censuram para depois publicar. Isto quer dizer se tu escreveres o que eu quero que tu escrevas eu publico. Acertei? Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  3. Fica registrada a sugestão, Reinaldo.
    Grato pela participação.

    ResponderExcluir
  4. A prerrogativa deste blog, companheiro Reinaldo, sempre foi a do respeito mútuo e do bom debate, evitando-se baixarias, xingamentos e palavrões que nada acrescentam à discussão de ideias.
    Portanto, o contraditório faz parte disso, mesmo que seja em desacordo com o pensamento do blogueiro.
    Já li diversas vezes em outros blogs o desrespeito apregoado pelos próprios blogueiros em relação aos seus leitores, inclusive xingando-os da forma mais vil possível. Uma lástima!!!
    Mas como se vive numa democracia, tem gente que gosta disso, de dar ibope a quem faz fofoca e cobra prá ficar calado ou prá divulgar algo. O Maranhão está cheio de blogueiros desta estirpe.
    Somente os internautas têm o poder de definir aquilo o que querem ler. E se blogueiros desta monta ainda sobrevivem com tremenda "audiência", é porque souberam cativar um público ávido por esse tipo de "informação".
    Fico feliz que você tenha conseguido chegar a esta decisão, companheiro.
    Aqui, neste blog, seus comentários serão sempre bem-vindos, ainda que porventura eu discorde de alguns deles.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O centenário de Maria Aragão é um momento de grande comemoração para os maranhenses, mas também nos remete a uma reflexão acerca da sociedade atual, marcada por profundas transformações sociais, políticas, econômicas e culturais impostas p...elo processo de expansão capitalista e que são visualizadas na crescente pobreza, precarização do trabalho, aumento da exclusão social, desestruturação da proteção, direitos e conquistas dos trabalhadores e uma série de outras conseqüências que se traduzem no agravamento da questão social.
      Ah! Minha querida rosa rubra da revolução abortada, como bem lhe definiu José Louzeiro, você bem sabe que a “democracia” que vivenciamos está anos-luz de distância da verdadeira democracia, pela qual você tanto lutou. O mundo nunca precisou tanto de pessoas como você...
      Se todos fossem iguais a você ... no mundo não haveria mais espaço para o machismo, racismo, homofobia e todas as outras formas de discriminação e preconceito. As pessoas se respeitariam e lutariam por suas felicidades mutuamente.
      Se todos fossem iguais a você... Não existiriam mais crianças fora da escola e todas teriam acesso a educação, saúde e políticas públicas de qualidades.
      Se todos fossem iguais a você ... O sonho de um mundo melhor, justo e igualitário seria realidade ...”

      Trechos da minha homenagem a minha saudosa vovó Dedê, publicada no jornal “O Imparcial” no dia 10 de fevereiro de 2010, pelo transcurso do seu centenário.

      Parabéns vovó Dedê! Quem te conheceu, jamais te esquecerá ...eliza ribeiro

      Excluir
  5. Gostei muitíssimo desse artigo, porque fala de uma mulher guerreira que deixou sua marca na história maranhense e me instigou a pesquisar mais profundamente a história dessa verdadeira heroína.Principalmente por que compartilho com a mesma, uma profunda paixão pelas causas sociais e desejo de melhorias em uma sociedade tão injusta e preconceituosa.
    Sou da opinião que as pessoas devam ser homenageadas ainda em vida,mas concordo plenamente que também estejam sendo relembradas e homenageadas por terem contribuído em suas épocas para que sirvam de exemplo em tempos como o que vivemos.Tempos de alienação ao sistema imposto e conformismos às situações sociais atuais.

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns por esta ótima publicação esta é minha primeira visita e gostei do seu blog, estou aproveitando a oportunidade de comentar aqui para apresentar e deixar em aberto um convite para pessoas criativas e com vontade de ganhar dinheiro trabalhando com ética em parceria com a revista do Maranhão compartilhe esta idéia e indique a pessoas das suas relações ou a políticos, empresas ou qualquer outro tipo de pessoa que julgue que a revista poderia interessar, atuamos sob uma ótica alternativa, interativa e vibrante, através de nossos autores reproduzimos conteúdo informativo para divulgar nossos parceiros, com artigos, comentários considerados relevantes sobre assuntos que tem alguma vinculação com a região, sobre a vida em sociedade. Qualquer dúvida aqui vai o link: www.maranhencidades.com.br

    ResponderExcluir
  7. Fico extremamente agradecido por sua visita e pelo elogio, Chagas. Espero que esta seja a primeira de muitas outras.
    Neste blog, fique à vontade para comentar, sugerir, elogiar e criticar sempre que desejar.
    Quanto à revista, ainda não a conheço. Vou dar uma lida. Obrigado pelo envio do link.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, Lidinalva.
    Pessoas que dedicam suas vidas na luta por melhorias para a população e pela redução das desigualdades sociais, ainda mais num Estado como o Maranhão cujo IDH é um dos mais baixos do país, são dignas de homenagens sempre.
    Grato pela excelente participação.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto, Eliza Ribeiro.
    Crítico, contundente, certeiro e belo como uma poesia. Parabéns!!!
    O blog está aberto para publicações de textos de sua autoria sempre que desejar.
    Grato pela participação.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.