terça-feira, 12 de agosto de 2014

LOBÃO FILHO E A "SABATINA NA TV"


Por Hugo Freitas

Fui surpreendido positivamente em relação à participação do candidato Lobão Filho (PMDB) na Sabatina da TV Guará, veiculada na noite desta segunda-feira (11). E foram dois os motivos que mais me chamaram a atenção pelo aspecto positivo de Edinho Lobão.

O primeiro foi o fato de ter assistido, pela primeira vez, em um espaço de tempo maior, a fala e a postura do peemedebista em função da corrida eleitoral pelo comando do Palácio dos Leões. Para minha enorme surpresa, Lobão Filho se "comportou" muito bem ao responder aos questionamentos dos jornalistas "sabatinadores". Para quem achava que o candidato seria uma espécie de "porra-louca", "nervoso", "trêmulo", "gaguejando", e outras coisas do gênero, como eu imaginava também, se surpreendeu ao assistir um Edinho calmo, sereno, firme e contundente em suas afirmações.

Nem no momento em que foi instado a responder uma "pedrada no fígado" do repórter do Jornal Pequeno, veículo abertamente de oposição à candidatura de Edinho, ele perdeu a compostura, o que não se observou nos demais candidatos, onde alguns ficaram "irritados" com perguntas mais "espinhosas" e outros gaguejaram ou "ficaram nas nuvens" da superficialidade diante de assuntos específicos.

O segundo aspecto que me surpreendeu de forma positiva foi o fato de Lobão Filho ter respondido às questões de modo sério e propositivo, dizendo "como" e "onde" os recursos do Estado deverão ser aplicados, em uma eventual vitória eleitoral sua. Algo que, até o momento, ainda não tinha vislumbrado em nenhum dos outros cinco candidatos ao governo. Educação, Cultura, Segurança e Agricultura foram alguns dos pontos que Edinho abordou com relativa demonstração de conhecimento e com propostas que perpassam uma tentativa viável de resolver alguns dos muitos problemas sociais oriundos destes setores.

Um exemplo é o fato de Lobão Filho propor um estímulo maior aos pequenos produtores rurais, a fim de que saltem de sua condição de mera "agricultura de subsistência" para a "agricultura de mercado", num esforço de comercializar os excedentes de produção, aspecto que não foi desenvolvido pela governadora Roseana Sarney em seus quatro mandatos, fato criticado sem nenhum constrangimento por Edinho, que é apoiado pelo grupo de Roseana.

Para fomentar o desenvolvimento dos pequenos produtores, na visão de Edinho, buscaria-se ampliar o acesso à educação técnico-agrícola e ao crédito para os trabalhadores rurais, numa perspectiva de alternativa ao agronegócio feito pelas grandes empresas e mega-empresários que comandam o setor no Maranhão, expropriando milhares de homens e mulheres do campo. Isto para citar apenas um dos exemplos de propostas apresentadas pelo candidato.

Contudo, há que se ressaltar a diferença brutal entre Lobão Filho e os demais candidatos. Enquanto todos os outros apontam a necessidade do fortalecimento da presença do Estado na vida dos maranhenses, Edinho prega uma aliança entre setores produtivos e os trabalhadores, do campo e das cidades, tendo na figura do Governo uma espécie de mediador e potencializador dos resultados dessa relação "capital-trabalho". Tudo dentro da agenda neoliberal de um "candidato-empresário", que tenta implantar uma "cultura do empreendedorismo" no Maranhão, onde o Estado funcionaria efetivamente como uma "empresa", por sinal visão esta já concebida em todos os países desenvolvidos e industrializados.

Por fim, o fato que talvez tenha sido o mais marcante durante todos os cinquenta minutos da Sabatina foi o momento em que Lobão Filho abriu mão do tempo que tinha para "pedir votos" ao telespectador, já no finalzinho, para mostrar sua revolta em relação aos graves ataques que ele e sua família vêm sofrendo. Relatando fatos que até então eu desconhecia, Edinho denunciou que sua esposa e sua filha vêm sendo vítimas de ataques na internet com montagens de fotos, vídeos e panfletos, onde aparecem nuas e/ou semi-nuas, oriundos supostamente da campanha de seu principal adversário, Flávio Dino (PCdoB).

Até nesse momento, quando a ocasião exigiria uma dose um tanto maior de veemência e, teoricamente, um certo ar de descontrole emocional diante da gravidade do assunto, Lobão Filho mostrou-se firme e sereno, mesmo emocionado. Ele aproveitou para rejeitar, publicamente, um certo "pedido de desculpas" feito pela campanha comunista, que emitiu Nota repudiando ataques pessoais e/ou familiares a candidatos. Para Lobão, a nota do PCdoB "é tão falsa quanto uma cédula de três reais".

Quando se fala em campanha moralizante e em "fim das baixarias" nas eleições, não se pode achar que apenas um lado está com a "verdade", "demonizando-se" por consequência o outro.

Que o RESPEITO entre os candidatos e suas famílias seja RECÍPROCO e que se ponha fim, de uma vez por todas, a essa "GUERRA SUJA" que assola as eleições no Maranhão, empobrecendo o debate político e perdendo de vista a discussão dos graves problemas que afetam diariamente a vida de cerca de 7 milhões de maranhenses.

AFINAL, FAMÍLIA É ALGO SAGRADO E QUEM AMA A SUA JAMAIS DEVE OFENDER A FAMÍLIA ALHEIA!!!

DIGA NÃO ÀS BAIXARIAS NESTAS ELEIÇÕES!!!!

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

4 comentários:


  1. Na verdade para mim ele serve mais como mico de circo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa essa tentativa de "melhorar" o debate político tratando um candidato de "mico de circo".
      Postura equilibrada deve ser exigida de TODOS os candidatos, sem identificação partidária!

      Excluir

  2. O problema é que o tempo inteiro ele satirizou de problemas sérios. Por isso o chamei de mico de circo. Alguém que brinca quando lhe é perguntado sobre como pretende melhorar os péssimos indicadores do Maranhão deve ser altamente questionado, afinal Edinho é parte do sistema que tem favorecido esses péssimos indicadores.

    ResponderExcluir

  3. Além disso o candidato não tem proposta de governo. Dizer que vai adaptar o que deu certo em outros estados brasileiros a realidade do Maranhão é dizer nada sobre suas reais intenções. Além disso mesmo é um candidato de gaveta.

    ResponderExcluir

Grato pela participação.