quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

"O GOVERNADOR DO MARANHÃO É ARNALDO MELO", afirma ZÉ REINALDO

Em caso de renúncia de Roseana Sarney, Zé Reinaldo afirma que o governador de "mandato tampão" será o atual presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo

Por Hugo Freitas

2014 começou agitado no campo da política maranhense. Por ser um ano de eleições presidenciais e governamentais, a tendência é que a temperatura suba ainda mais até outubro.

Em conversa exclusiva com o titular do blog, o ex-governador do Maranhão (2003-2006), José Reinaldo Tavares afirmou, categoricamente, que o "governador do Maranhão é o Arnaldo Melo". O deputado governista é o atual presidente da Assembleia Legislativa (AL).

A afirmação de Zé Reinaldo foi dada em resposta ao questionamento se ele teria algum acordo firmado com deputados (governistas e oposicionistas) para ser indicado pela Assembleia como novo governador do Estado em uma eventual vacância no cargo máximo do Executivo maranhense.

A possibilidade de um "mandato tampão" no governo estadual é real e pode apimentar de vez o caldo eleitoral de 2014. E tudo dependerá de uma decisão de Roseana Sarney (PMDB). A atual governadora pode renunciar ao cargo para se candidatar ao Senado Federal, que este ano deverá eleger apenas um representante do Estado do Maranhão.

Caso esta possibilidade se materialize até abril deste ano (seis meses antes das eleições), quando encerra o prazo de desincompatibilização de cargos públicos para quem pretende disputar um mandato eletivo, o pleno da Assembleia deverá escolher um novo governador para completar o ano de 2014. Por isso, a terminologia de "mandato tampão".

Para Zé Reinaldo, caso Roseana renuncie ao governo, quem deve assumir é Arnaldo Melo (PMDB). O ex-governador disse não estar sabendo de acordo nenhum envolvendo seu nome e que apenas "conversaram" com ele sobre esta possibilidade.

"Estou longe do Maranhão. Estou viajando. Mas desconheço a existência de qualquer acordo neste sentido, pois o governador é o Arnaldo Melo", asseverou Tavares.

Perguntado ainda se aceitaria retornar ao Palácio dos Leões caso recebesse um convite formal dos deputados, Zé Reinaldo desconversou. "Não quero opinar sobre isso. Prefiro aguardar o desenrolar dos acontecimentos".

Arnaldo Melo é o preferido para suceder Roseana Sarney no comando do Governo do Maranhão

A tendência de que Arnaldo Melo seja, de fato, eleito indiretamente pelos deputados da AL numa eventual saída de Roseana para a disputa pelo Senado é compartilhada também pelo líder da Oposição na Casa Legislativa, deputado Rubens Júnior (PCdoB).

Em conversa com o titular deste site, Rubens afirmou que a bancada de oposição apoia a eleição de Arnaldo Melo para o cargo de governador do Maranhão.

"Não poderia ser diferente, pois apoiamos o nome de Arnaldo para a presidência da Assembleia. Ele é um nome que nós acreditamos que fará uma transição segura até o fim de 2014. E é isso o que queremos", afirmou o líder oposicionista.

Rubens Júnior foi ainda mais enfático e disse que a oposição irá lutar para que Luís Fernando não seja mais um "governador biônico". "Tudo o que nós não queremos é que Luís Fernando seja eleito um novo governador biônico. Nós não iremos aceitar isso. A oposição vota em grupo e votaremos pela eleição de Arnaldo Melo", finalizou o deputado.

Em tempo, a eleição indireta para a escolha de novo governador do Maranhão ocorrerá se, e somente se, houver vacância do cargo. Nesta hipótese, os deputados da AL poderão escolher qualquer cidadão, com 35 anos ou mais, para ocupar a cadeira de governador até o fim de 2014.

"O candidato a governador não precisa ser, necessariamente, um deputado. Pode ser qualquer cidadão, desde que respeitadas todas as condições de elegibilidade de uma eleição normal", explicou o deputado Rubens Júnior, que também é advogado.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

6 comentários:

  1. É muita pretensão desse Zé Cueca, Esse rapaz foi o mesmo que fez a lei do cão para os funcionários públicos do Maranhão, cuja lei deixou os salários lá em baixo. Se isso acontecer será uma afronta a todos nós funcionários públicos do Maranhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A famigerada "Lei do Cão", que pretendia pagar os funcionários públicos estaduais em forma de subsídio, sem direito a nenhum tipo de acréscimo, o que suprimiria conquistas trabalhistas garantidas pela Constituição à base de muito suor e luta, foi implementada no Governo Jackson Lago (2007-2009).

      Excluir
  2. Porque não postou meu comentário referente ao Zé Cueca?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. O problema é que não tenho como ficar muito tempo online, principalmente na hora em que os comentários são direcionados ao blog. Mas sempre os publico, mesmo que demore um pouco. Grato pela participação.

      Excluir

Grato pela participação.