quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

DIRETOR DO SOCORRÃO I É DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO

Érico Cantanhede, diretor geral do Socorrão I, é acusado de ameaçar servidores e de exercer outras atividades remuneradas durante o expediente de trabalho no hospital

Por Hugo Freitas

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Maranhão protocolou no Ministério Público do Maranhão uma representação contra o diretor geral do Hospital Municipal Djalma Marques, Socorrão I, o médico Érico Cantanhede, por supostos atos de improbidade administrativa.

No documento, o sindicato da categoria de profissionais do Socorrão I acusa Érico Cantanhede de cometer inúmeros abusos de poder, desvios de conduta e atos ilícitos na administração do maior hospital de urgência/emergência da capital.

Entre as denúncias que pesam contra Érico, estão "frequentes ameaças a servidores" com cortes de gratificações previstas em Lei, aumento abusivo da carga horária de trabalho, "25% a mais que a jornada habitual", "omissão de responsabilidade" por exercer outras atividades remuneradas durante o horário de trabalho no hospital, como prestar serviços médicos no município de Peritoró e exercer a docência no faculdade particular Uniceuma, com o agravante de favorecer estagiários da instituição de ensino em detrimento de outras faculdades.

O documento é enfático ao asseverar que o médico Érico Cantanhede imprime um "modelo de gestão cruel e desumano" no Socorrão I, o que vem "ocasionando diversos transtornos ao andamento da assistência à população de São Luís".

Por fim, o Sindicato dos Enfermeiros pede que o Ministério Público investigue a atuação de Érico à frente do hospital, cujas ações podem ser caracterizadas como crime de improbidade administrativa (confira a íntegra do documento ao fim do post).

Servidores protestam pelo fim do abuso de poder do diretor do Socorrão I e por melhores condições de trabalho

PARALISAÇÃO

Na manhã desta quarta-feira (29), os servidores do Socorrão I cruzaram os braços em sinal de protesto contra a administração de Érico Cantanhede. Na "paralisação de advertência", que fechou temporariamente a Av. das Cajazeiras e impediu o tráfego de veículos no local, os profissionais reivindicaram melhorias das condições de trabalho e o fim da tragédia humana que acontece nos corredores do maior hospital de urgência e emergência do Maranhão (confira aqui).

Enquanto o prefeito Edivaldo Holanda acertou na escolha de Geraldo Castro para a Educação, errou (e insiste no erro) ao nomear Érico Cantanhede para a direção do Socorrão I e Cesar Felix para a Secretaria de Saúde, já que ambos vêm demonstrando total incompetência na resolução dos graves problemas que assolam a população que recorre à rede municipal de saúde.

Confira, abaixo, o documento protocolado no Ministério Público pelo Sindicato dos Enfermeiros do Maranhão:



Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.