sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FEIRA DO LIVRO DE SÃO LUÍS: Cultura e Lazer para a população


Desde a sua abertura, no último dia 23, milhares de pessoas já visitaram a 6ª edição da Feira do Livro de São Luís, que este ano acontece no Ceprama e se estende até este domingo, 02 de dezembro.

Atividades simultâneas acontecem em mais de dez espaços de lazer e cultura, com uma programação diversificada, voltada para crianças, jovens e adultos.

A intensa movimentação nas áreas interna e externa do Ceprama durante a semana, principalmente no turno vespertino, conta também com a presença de estudantes e professores, de cerca de 150 escolas públicas pré-agendadas para visitação, que encontram no evento não só momentos de lazer e diversão, mas, sobretudo, de conhecimento e estímulo a leitura.

Para o público infantil, uma vasta programação nos estandes do Sesc, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Biblioteca Municipal José Sarney, com contação de histórias, performances teatrais e oficinas de leitura, que fazem a alegria da criançada.

Para jovens e adultos, estandes de livros, palestras e rodas de conversa no auditório Quartocentenário e Café Literário, além dos lançamentos e relançamentos de livros na Casa do Escritor.

“Em mais uma edição da Feira do Livro, conseguimos construir coletivamente um espaço que vai muito além da comercialização de livros. Com certeza, os protagonistas da Feira, os livros, têm sua dimensão fundamental para o êxito do evento, mas o foco de sua programação centrou as atividades na importância da leitura para o desenvolvimento humano e educacional, estimulando a busca pelo conhecimento não só para universitários e alunos do ensino fundamental e médio, mas também para os educadores”, destacou o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.

A estrutura desta edição foi ousada e inovadora e buscou, além de tudo, conforto para o público visitante, em um espaço amplo e arejado. “Apesar de todas as adversidades enfrentadas no período de construção, conseguimos realizar a Feira e encontrar no Ceprama um espaço amplo e arejado, que supre todas as necessidades e demandas do evento e garante o bem-estar e a comodidade para os visitantes”, ressaltou o coordenador geral da Feira, José Maria Paixão.

Nesta sexta-feira (30), a Feira do Livro recebe o astrólogo e escritor Francisco Seabra. Ele estará no auditório Quartocentenário, às 20h30, falando sobre o livro “O Evangelho segundo a Astrologia”, que versa sobre a vida de Jesus de Nazaré e apresenta, também, uma audaciosa versão sobre os fatos contidos no Novo Testamento a respeito do nascimento, vida, morte e suposta ressurreição do Messias.

A partir de um documento real – o mapa astral de Jesus, calculado por Jean Baptiste Morin de Villefranche, no século XVII – Francisco Seabra faz um cotejamento entre os dados encontrados e os fatos narrados pelas escrituras. O resultado é uma história tocante, na qual o Nazareno aparece como um místico que encanta multidões e provoca o ódio em líderes políticos e religiosos de Israel.

Confira a programação completa para esta sexta-feira (30):

Auditório Quartocentenário

14h às 15h - Apresentação de Teatro de Fantoche: Touché, uma aventura em noite de São João - Biblioteca Municipal José Sarney.

15h às 16h - Bate papo com escritor Wilson Marques - Rede Leitora Ler Pra Valer

16h às 18h - Plano Municipal do Livro Leitura e Bibliotecas: desafios e perspectivas - Fórum Permanente do Livro, Leitura e Bibliotecas.

19h às 20h - O apogeu das Ciências Contábeis do Maranhão e o 1º livro de contabilidade do Brasil - Prof. Msc. Manoel Rubim

20h30 às 21h30 – Bate-papo com o escritor convidado Francisco Seabra - O evangelho segundo astrologia

Café Literário

15h às 16h – Bate-papo sobre Patrimônio Cultural - Profª Silvana Campelo/ Bárbara Cascaes

16h às 17h - Coelho Neto - O Último dos Helenos - Francimary Macedo Martins.

17h às 18h - Instituto Como Ver: trabalho de inclusão através da cultura afro brasileira (Plano Municipal de Cultura)

18h30 às 19h30 - Roda de Conversa sobre Edital Específico para a Capoeira pela Municipalidade de São Luís (Plano Municipal de Cultura)

20h às 21h - Bate papo com Ana Jansen (Professora Lenita Estrela de Sá)

Casa do Escritor

15h às 16h - Aula Show: Tecnologias em Sala de Aula - Francimary Macedo Martins

16h às 17h - Memorial dos Patronos da Escola da Rede Municipal - Semed

17h às 18h - A História Capturada: São Luís Pelas Lentes de Gaudêncio Cunha - José Oliveira da Silva Filho

18h30 às 19h30 – Palestra: Crônicas de 400 Anos - Antonio Augusto Ribeiro Brandão

20h às 21h - Projeto: Um Olhar sobre os 400 Anos de São Luís – Profª Ênia Sobrinho

Espaço Infantil (Semed)

14h - Contação de história

Recepção com grupo de animação

Pintura artística

Oficinas de: Ilustração, Conto, Poesia e Tangran

Espaço Sesc (Programação adulto e infantil)

15h – Recital de alunos da Escola Municipal de Música – Thaynara Oliveira, Luisiane de Almeida e Rogério Chaves

15h30 – Banda Municipal Amadeus Mozart – Regência: Ronaldo Pacheco

16h – Hora de Conto: Baú de História – Grupo: Xama Teatro

17h20 – Hora do Conto: “A lua de Sofia” – Grupo: La Oficina

18h20 – Espetáculo Teatral Adulto “Oração” – Grupo: Etra Eventos

19h50 – Performance Poética – César Boaes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.