sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CHEGA AO FIM A "ERA MANO MENEZES" NA SELEÇÃO BRASILEIRA


Por Hugo Freitas

Depois de dois anos e quatro meses de trabalho, Mano Menezes não é mais técnico da Seleção Brasileira. A decisão foi tomada agora há pouco, após reunião de dirigentes da CBF na Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo. O diretor de Seleções da CBF, Andrés Sanches, concederá uma entrevista coletiva às 17h para oficializar a decisão e informar se permanecerá ou não na CBF.

Mano Menezes foi informado do desligamento do cargo logo após o término da reunião e não irá se pronunciar sobre a demissão.

O novo técnico será escolhido apenas no início de janeiro: entre os mais cotados para assumir a Seleção estão Tite, Muricy Ramalho e Felipão.


A "Era Mano"

Mano Menezes começou sua história na Seleção Brasileira em agosto de 2010. O convite da CBF, ainda sob a presidência de Ricardo Teixeira, chegou após a demissão do técnico Dunga, que comandou o Brasil na Copa do Mundo da África do Sul, sendo eliminado nas quartas-de-final pela Holanda (2 a 1).

Mano estreou com vitória sobre os EUA, em Nova Jérsei, pelo placar de 2 a 0, com gols de Neymar e Alexandre Pato.

Seu trabalho à frente da Seleção marcava o início de uma nova era, de apostas e renovação. Jovens talentos preteridos por Dunga, como Neymar, Ganso e Pato, passaram a integrar a lista de convocados do novo treinador.

A expectativa pelo resgate do futebol arte, entretanto, não se transformou em resultados em campo. Triunfos sobre seleções mais fracas foram ofuscadas por fracassos em duelos com potências mundiais. Entre 2010 e 2011, o Brasil foi derrotado por Argentina, França e Alemanha em amistosos.

Ao contrário de seu antecessor, que alcançou resultados convincentes antes da Copa, Mano Menezes viu seu barco afundar nas principais competições em que comandou o time. A Seleção foi eliminada da Copa América pelo Paraguai (nos pênaltis) e superada pelo México na decisão do torneio olímpico deste ano (2 a 1).

Ao todo, Mano conseguiu 21 vitórias, 6 empates e 6 derrotas no comando da Seleção principal. O treinador deixa o Brasil apenas com a taça do Superclássico das Américas de 2011 e 2012, somando fracassos na Copa América e Olimpíadas e queda histórica no ranking mensal da Fifa.

Sob o comando do técnico, o Brasil caiu para sua pior posição na história do ranking mensal da Fifa: 14º lugar em outubro. Atualmente, o time pentacampeão mundial está em 13º. Apenas em cinco oportunidades, a Seleção ficou fora do “top 10”. Em todas, sob o comando de Mano em 2012: 11º em julho; 13º em agosto; 12º em setembro; 14º em outubro e 13º em novembro.

Após muitas críticas por ter perdido títulos importantes e por não ter formado uma base para a Copa das Confederações de 2013 (Mano havia convocado um total de 102 jogadores) e, principalmente, a Copa do Mundo de 2014, o técnico vinha de elogios por três boas atuações contra Iraque (6 a 0), Japão (4 a 0) e Colômbia (1 a 1), mas não resistiu mesmo com a conquista do segundo Superclássico na última quarta (21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.