sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

"Feliz" Natal? Para Quem?

O ano está acabando e o que temos a comemorar? O aumento salarial de toda a aristocracia que governa este país ou a aprovação de um "mínimo" de trinta reais de reajuste?

Devemos nos engrandecer pela descoberta de gás e pela futura instalação de uma refinaria de petróleo em território maranhense ou nos preocuparmos se esta riqueza irá chegar na mesa dos trabalhadores deste Estado ou se o povo efetivamente terá direito ao seu pedaço de bolo?

Ou devemos ficar contentes pela não aprovação do piso salarial dos professores da rede estadual de ensino estipulado pelo próprio Estatuto do Magistério, fato que exemplifica o interesse dos gestores públicos em cumprir as leis e a eficácia das instituições responsáveis pela fiscalização do cumprimento das mesmas?

Diante de todo esse lastimoso quadro, em que as forças políticas e econômicas se sobrepôem ao interesse público e à felicidade do povo, fica difícil acreditarmos que as coisas irão melhorar. Pelo menos, não para a grande parcela populacional do Maranhão que hiberna na fome, no analfabetismo, na mortalidade infantil e na pobreza extrema.

Por sua vez, a classe política do Estado comemora seus polpudos aumentos, o que faz com que ela tenha condições de promover banquetes para encher a pança e silenciar a voz da "mídia política", bancar orgias em caríssimos motéis da capital e destinar verbas públicas através de emendas parlamentares para cidades nas quais atuam seus correligionários, motivos de sobra para celebrar o Natal com mais alegria e festejar o Ano Novo com mais otimismo.

No geral, as perspectivas para 2011 não são nada animadoras para o Maranhão, à medida que observamos pachorramente os interesses privados secundarizarem o "bem-comum", e a força da grana e do materialismo suplantarem a formação educacional de um Estado cada vez mais miserável, desigual e injusto.

Pior é assistirmos a tudo isso calados, sentados de frente para a TV, inertes e exaltando o consumo natalino diante do arrocho salarial em todos os níveis, operado idiossincraticamente por todos os cantos deste gigante país.

Enquanto o aumento de deputados e senadores gira em torno da casa dos milhares, o descalabro reajuste do salário mínimo reduz-se à casa das dezenas. Como pode um deputado federal praticamente dobrar seu salário e receber quase trinta mil reais por mês (sem contar todos os demais benefícios e comodidades a que tem direito) enquanto a maioria dos trabalhadores tem de se contentar com um reajuste de "trinta reais"? E, ainda assim, continuarmos confiando que as coisas vão ficar melhores no ano que vem?

Neste momento, a única esperança que vagueia pelo espírito deste vosso interlocutor, estimado leitor, é a de que Deus tenha misericórdia de todos nós e nos ajude a trilharmos um caminho diametralmente oposto a este que presenciamos, vivenciamos e aceitamos como sendo o "possível", já que as alternativas de outras vias são escassas ou estão obstruídas pelo nosso "consentimento plateístico" e pela nossa "paralisia mórbida".

Hugo Freitas

4 comentários:

  1. Suas angustias são as mesmas que afligem quem tem o mínimo de preocupação com o futuro deste desvalido estado do Maranhão.
    Os quatros anos que se avizinham são deveras conhecidos tamanho a desfarçatez com o qual esses desgovernates teimam em repetir, ao que podemos ver continuamente Historia magistra vitae ...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, companheiro.

    Enquanto a história for concebida desta forma pelos "desgovernantes" (gostei do termo), nada efetivamente mudará em nosso Estado.
    Se quisermos experimentar uma outra vida sóciopolítica no Maranhão, não devemos compactuar com esta repetição contínua do passado, e sim, edificarmos um presente diferente.

    Continue participando, companheiro.

    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Atravessamos 2010. Fechamos a década. Para uns uma travessia com tormentas, para Outros muita calmaria. É assim a Vida. O importante é que atravessamos. vim lhe desejar um Ano de 2011 de realizações e namoros mil. Sem estresse, para não feri o Coração e nem agredi a Alma.
    Tolerância, é o que pede os povos menos favorecidos.
    Deixo cá o meu abraço e o meu apreço por você.
    Estejamos juntos em 2011............ ué, é amanhã !

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo, José Maria.

    Somente agora examinei a sua mensagem referente a este texto. Desculpe pelo lapso.
    Também desejo a você e a toda sua família UM MARAVILHOSO 2011, REPLETO DE SAÚDE, PROSPERIDADE E SABEDORIA PARA ENCARAR COM FIRMEZA OS DESAFIOS QUE SE INTERPÕEM NESSA NOSSA CURTA CAMINHADA, QUE É A VIDA.

    Abraços fraternos do amigo que aprecia seus textos e sua pessoa.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.