sábado, 15 de dezembro de 2012

FARSA DA VEJA: Artista global denuncia esquema da revista para incriminar Lula


Acordo de R$ 17 milhões teria convencido o empresário a envolver o ex-presidente Lula no 'mensalão', de acordo com o ator; dinheiro teria sido reunido por grupo de empresários, políticos, além de Roberto Civita, dono da Veja; condição era que declarações saíssem primeiro na revista semanal, que em setembro deu capa com Marcos Valério; procurada, editora Abril não se pronunciou

Declarações de um advogado feitas na madrugada desta sexta-feira denunciam suposta trama que envolve um acordo de R$ 17 milhões para convencer o empresário Marcos Valério a denunciar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do ‘mensalão’. A conversa, que teria acontecido num restaurante de Brasília, foi noticiada nesta manhã pelo ator e ativista político José de Abreu, via Twitter.

Ao 247, Abreu não deu mais informações sobre quem seria o advogado, mas garantiu que não se trata de Marcelo Leonardo, representante do publicitário mineiro na Ação Penal 470, da qual seu cliente foi condenado com uma pena que passa dos 40 anos. Marcelo Leonardo sequer teria concordado com o acerto. Quanto à fonte que lhe revelou o diálogo, ele se limitou a dizer: “É um político da oposição”.

“Estou repassando o que me contaram, foi nessa madrugada. Uma pessoa ouviu do advogado, que começou a falar mais alto num restaurante de Brasília. Era um lugar menos nobre, não era tipo um Piantella”, descreveu José de Abreu, em referência ao famoso ponto de encontro de políticos da capital federal. Segundo ele, há ainda prometido ao empresário dois apartamentos nos Estados Unidos, um em Miami e outro em Nova York, “FORA o pagamento de TODAS as multas financeiras a que MV foi condenado”.

O acerto teria sido feito sob a condição de que as revelações contra Lula sairiam primeiramente na revista Veja. Em setembro, uma reportagem de capa intitulada “Os segredos de Valério” traz frases atribuídas a interlocutores próximos ao empresário apontando o ex-presidente como chefe do ‘mensalão’. Segundo o advogado, o dinheiro para pagar Marcos Valério teria vindo de uma “composição financeira” envolvendo empresários, políticos e o próprio dono da semanal, Roberto Civita, quem, segundo ele, seria o responsável pela organização da ‘vaquinha’.

Posteriormente à publicação da reportagem, foi levantado um debate na imprensa e nas redes sociais que questionava a veracidade das denúncias e a existência de um áudio que comprovasse a entrevista. O colunista do jornal O Globo, Ricardo Noblat, liderou a defesa à revista, garantindo que havia, sim, uma “fita” com as revelações de Valério. Procurada pelo 247 para comentar as denúncias, a assessoria de imprensa da Editora Abril não respondeu até a publicação dessa reportagem.

Futuro dos filhos

A intenção de Marcos Valério seria “deixar bem os filhos”, postou o responsável pelas revelações. Ao 247, o ator acrescentou que há psiquiatras e psicólogos envolvidos e que o publicitário não passa bem. “Cada imóvel teria sido colocado em nome de cada filho de MV. A saída de casa, a “farsa da separação” segundo o advogado bêbado, fazem parte”, escreveu José de Abreu, em referência ao acordo. Valério andava muito deprimido e não queria deixar a família sem garantias quando ele fosse para a prisão, conta Abreu.

Falou, tem que provar

As denúncias, porém, teriam de ser provadas. “Uma parte da grana só seria paga se MV conseguisse que abrissem processo contra Lula”, escreveu José de Abreu no microblog. Depois de três meses da reportagem publicada por Veja, o jornal O Estado de S.Paulo revelou, nesta semana, parte de um depoimento do empresário à Procuradoria Geral da República feito em 2003, com mais revelações sobre o ex-presidente.

Comentário do blogueiro: Em post anterior, o blog noticiou que partidos oposicionistas já haviam entrado com um pedido de abertura de investigação contra Lula junto à Procuradoria Geral da União (reveja aqui).

Resta saber disso tudo se o ex-presidente, que desde o início da vida política sempre foi muito bom com as palavras, sairá da mesmice de dizer apenas que "não sabe nem nunca viu nada" sobre o mensalão, crime julgado pelo Supremo Tribunal Federal e que condenou todos aqueles que tiveram sua participação comprovada e foram considerados "culpados", inclusive a alta cúpula do Partido dos Trabalhadores (PT) durante o primeiro mandato do governo Lula.

Por esses dias, vieram à lembrança deste vosso interlocutor, prezad@ leit@r, as palavras do "presidente do povo", ainda durante a campanha da primeira eleição, em 2002. Na sua propaganda eleitoral, Lula dizia, taxativamente: "No meu palanque, corrupto não sobe. E no meu governo, corrupto não entra".

Curioso ainda é perceber que todos os ministros que compõem a Casa maior da Justiça brasileira, o STF, responsáveis pelo julgamento do mensalão, foram indicados pelos petistas Lula e Dilma.

Outra curiosidade é o fato da presente denúncia ter sido feita por um artista da rede Globo, principal "aliada" do grupo Abril, proprietário da revista Veja, o que dá mais peso para os argumentos expostos.

O fato de Lula ter sido o melhor presidente que o Brasil já teve não o autoriza, no entanto, a ser "santificado" por seus seguidores. O pensamento crítico é a pedra fundamental de toda e qualquer democracia. Abrir mão disso é entregar-se à cegueira das massas e à subserviência dos messianismos autofágicos.

Com informações do site Brasil247

7 comentários:

  1. ELE TAMBEM DEVERIA DIZER SE É FARSA ESTA FAZENDA QUE TEM AQUI EM VALPARAIZO-SP. DAS OBRAS DO PAC DENUNCIADAS.ETC.

    TEM A O QUE DIZER:
    REVISTA VEJA NUMERO 2146 JANEIRO DE 2010.

    OBRAS: VALOR CONTRATO SOBREPREÇOS DETECTADOS PELO TCU
    Const. Da BR 163 ( PA ) 664,8 MILHOES 334,5 MILHOES DE REAIS OU 50%
    Duplicação da BR 101 (RN, PB, e PE 1.5 BILHAO 236 MILHOES 16%
    Metro de Fortaleza 681 milhoes 133 milhoes 16%
    Angra 3 1,4 bilhao 120 milhoes 9%
    Metro de Salvador 401 milhoes 100 milhoes 25%
    Terraplanagem da refinaria Abreu lima (PE) 429 MILHOES 94.6 MILHOES 22%
    Adutora de Pirapara 402.7 milhoes 69,5 milhoes 16%
    BR 342 (ES) 132,9 MILHOES 64, 6 MILHOES 49%
    Linha 3 do sistema de trens do rio de janeiro 715 milhoes 57,6 milhoes 8%
    Aeroporto de Vitoria ES 370,8 milhoes 44milhoes 12%
    Canal adutor do sertão ( AL ) 245 MILHOES 37, 6 MILHOES 15%
    Edifício sede do TRF em Brasília 477. 8 milhoes 35 milhoes 7%
    Rec. Das ruas de Manaus 72,5 milhoes 10,5 milhoes 14 %
    Contorno Rod. De Foz do Iguaçu 74,7 milhoes 10 milhoes 13%
    Hospital da mulher de fortaleza 66.2 milhoes 4,9 milhoes 7%


    ESTAS SÃO ALGUMAS DAS OBRAS SUPER FATURADAS DO GOVERNO DO PT.
    E O ENGRAÇADO É QUE SÃO TODAS EM ESTADOS EM QUE SEUS GOVERNADORES APOIAM O GOVERNO LULA.


    E ELE APARECE DIZENDO QUE NO GOVERNO DELE QUEM ROUBAR VAI SER PRESO, RSRSRSRS
    PARECE COMICO ISSO


    ISSO AQUI É SÓ O COMEÇO..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que envolve o caso do "mensalão" é muito suspeito e nebuloso, inclusive a própria postura do ex-presidente Lula, que prefere o silêncio e as "palavras curtas" a defender-se de forma mais incisiva e combativa das acusações, que caem "cachoeiramente" sobre a sua cabeça.

      Excluir
  2. Havendo provas não há como duvidar, enquanto isto esperemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto Lula não defender-se de modo incisivo e oferecer uma resposta convincente à população que o idolatra, denúncias e mais denúncias recairão sobre ele, até mesmo como estratégia política de seus adversários para minar-lhe a imagem e, por conseguinte, diminuir sua força e a de Dilma e, assim, abrir espaço para Aécio Neves e Eduardo Campos, pretensos sucessores à presidência da República.

      Excluir
  3. Havendo provas não há como duvidar, enquanto isto esperemos.

    ResponderExcluir
  4. É uma grande armação da direita querendo voltar ao poder, através do PIG, tendo como na frente à mentirosa Veja. A Veja (Civita) mente, o PIG sustenta as mentiras, os tucanos bancam as mentiras e os desavisados reproduzem as mentiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pode imiscuir da questão de que Lula também poderia beneficiar-se da compra do silêncio daqueles que se diziam "oposição" no Brasil. Governar sem "oposição" é sempre mais fácil.

      A única diferença (se é que existe) entre "direita" e "esquerda" no Brasil nos dias atuais reside apenas no discurso, pois as práticas se equivalem plenamente.

      A única vantagem, no entanto, da "direita" é dizer logo de cara o que quer. Já a "esquerda", até pacto com o diabo faz pra chegar ao poder!!!

      Excluir

Grato pela participação.