sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O FIM DA GREVE DOS PROFESSORES DE SÃO LUÍS

Em Assembleia, professores decidiram pelo fim da greve. O reinício das aulas está previsto para a próxima terça-feira (09).

Por Hugo Freitas

Depois de 106 dias, chegou ao fim a greve dos professores da rede municipal de ensino de São Luís. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (04), após Assembleia da categoria que deliberou pelo fim do movimento. A greve começou no dia 22 de maio.

A assembleia dos professores, que teve início às 17h e só terminou por volta das 21h, contou com a presença de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e com alunos das escolas públicas municipais.

O prof. Antonisio Furtado, do Comando de Greve, fez a leitura da minuta do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), elaborado pelo Ministério Público, em que constam todos os termos negociados entre o SindEducação e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Dentre eles, o reajuste salarial complementar de 2,9%, a concessão dos direitos estatutários em 2015, a execução das aposentadorias em outubro de 2014 e a formação de comissões para fiscalização das escolas e reestruturação do Estatuto do Magistério.

Após longa reunião, os professores decidiram aceitar a assinatura do TAC como condição para suspensão da greve e desocupação da Prefeitura.

A decisão pelo fim da greve dos professores foi tomada à noite, após realização de longa Assembleia

RETORNO DAS AULAS

O assessor jurídico do SindEducação, Antonio Carlos Araújo, informou que o retorno dos professores às escolas se dará a partir da próxima terça-feira (09), após o feriado de aniversário da cidade de São Luís. A reestruturação do calendário escolar de 2014 só será divulgada semana que vem.

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO DAS ESCOLAS

Durante a Assembleia, os professores elegeram os membros que irão integrar a Comissão de Fiscalização das reformas, construções e manutenções dos prédios escolares. Foram eleitos os professores Leonel Torres, Moisiléia Bucele, Rosângela Sampaio, Carlos Alberto Campelo, Antonisio Furtado e Rosilene Costa.

A comissão para reestruturação do Estatuto do Magistério e do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos será formada em plenária específica posterior.


DESABAFO

Ao fim da Assembleia, a presidente do SindEducação, profa. Elisabeth Castelo Branco, fez um desabafo em tom de "alerta" à sociedade ludovicense:

"Essa não é nossa primeira greve, e nem será a última. Se nós tivemos a audácia de ocupar a prefeitura, nós vamos ter audácia de ocupar a SEMED, de ocupar a SEMAD, e fazer o que for necessário pela defesa da educação pública", declarou.

Vale lembrar que os grevistas ocuparam a sede da Prefeitura de São Luís por cerca de 25 dias, onde permaneceram acorrentados exigindo que o prefeito Edivaldo os recebessem para negociação. Alguns docentes chegaram ao extremo de iniciar uma greve de fome, medida que logo foi abolida.

Com o registro de 125 dias de paralisação das atividades, que deixou sem aulas cerca de 120 mil crianças matriculadas nas escolas públicas de São Luís, e com o agravante da ocupação da Prefeitura, esta foi uma das maiores greves já realizadas na rede municipal de ensino da capital maranhense.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Um comentário:

Grato pela participação.