quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012: Divulgada nova pesquisa para prefeito de São Luís


Por Hugo Freitas

O instituto Escutec divulgou nova pesquisa eleitoral sobre intenção de votos para prefeito de São Luís.

Desta vez, diferente das anteriores, foram divulgados alguns dados sobre o público pesquisado, com variáveis como sexo e idade.

Um dado interessante a se observar é que, na questão sobre quem venceria a eleição, "independentemente do voto" (pesquisa espontânea), João Castelo (PSDB) está disparado na frente, variando entre 40% e 53% da preferência do eleitorado. O maior percentual dos que acreditam numa reeleição do candidato tucano incide sobre o público masculino, com idade entre 16 e 24 anos, correspondendo a 53,7%.

Eis um aspecto bastante curioso. São os jovens da capital que mais acreditam numa vitória castelista. Algo preocupante se pensarmos que muitos dos movimentos sociais espalhados São Luís afora e que reivindicam melhorias estruturais como saneamento básico, estabilização do abastecimento de água e limpeza das praias poluídas, edificando trincheiras nas redes sociais, são compostos, em sua ampla maioria por jovens, com idade média de 24 anos. Haverá um descompasso entre ação militante e crença na transformação da realidade sociopolítica da cidade?

Na segunda posição, tecnicamente empatados, aparecem Tadeu Palácio (PP), com 12,8%, e Edvaldo Holanda Jr. (PTC), com média de 12,6%, do total apurado de 800 eleitores.

A seguir, com apenas 2,5% dos votos computados, vem o candidato Washington Oliveira (PT), que soma o maior número de partidos coligados e ainda conta com os apoios nada mais, nada menos, da governadora Roseana Sarney, da presidenta Dilma Roussef e do ex-presidente Lula. Ao que parece, nem com todo esse pedigree, e mesmo numa pesquisa encomendada pelo jornal "O Estado do Maranhão", de propriedade da família Sarney, Washington consegue decolar nas intenções de votos. Terá sido uma escolha acertada do grupo roseanista? Só em outubro saberemos.

Os demais candidatos apresentaram desempenho abaixo dos dois pontos percentuais: Eliziane Gama (PPS) - 1,8%; Haroldo Saboia (PSOL) - 0,3%; Marcos Silva (PSTU) - 0,1%.

A pesquisa foi registrada no dia 13/08 junto ao TRE-MA, sob o protocolo Nº MA-00087/2012.

4 comentários:

  1. "Duvidosa e bastante curiosa essa pesquisa..."

    ResponderExcluir
  2. Deviam fazer as seguintes perguntas:
    Quem você quer que perca essa eleição?
    Em quem você jamis votará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sugestão, Francisco.
      O aspecto abordado no texto teria uma visão mais panorâmica se esta variável que vc sugere fosse arguida junto aos eleitores nas próximas pesquisas.
      Assim, poderíamos comparar os pontos percentuais de quem vota e de quem não vota em candidato A, B ou C.
      Um abraço.

      Excluir

Grato pela participação.