quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES EM PESQUISA ELEITORAL DE SÃO LUÍS

Haroldo Saboia representa contra instituto Constat por fraude em pesquisa (Foto: Manchete do jornal "Extra", de São Luís, edição desta quinta-feira, 02)

O candidato a prefeito de São Luís pelo PSOL, Haroldo Saboia, ajuizou na tarde desta quarta-feira (01/08), no Fórum Eleitoral da capital, representação eleitoral contra a Constat Pesquisas Ltda. e o Sistema Guará de Radiodifusão Ltda. por graves irregularidades cometidas na pesquisa protocolizada na Justiça Eleitoral para aferir intenção de voto na eleição majoritária na capital maranhense.

Segundo Saboia, ao menos duas irregularidades são evidentes. A primeira é que o pedido de registro foi feito após a realização da pesquisa de campo, o que, segundo esclarece na representação, permite a manipulação de seus resultados sem a menor possibilidade de fiscalização. Descumpre com isso, o artigo 20 da Resolução 23.364/2012 do Tribunal Superior Eleitoral, TSE. A punição para crime desta natureza é detenção de 6 meses a um ano, com alternativa de prestação de serviço à comunidade, e multa de R$ 10,6 mil.

A segunda irregularidade, considerada pelo candidato psolista de natureza mais grave, é ressaltada no modelo do questionário aplicado na pesquisa, omitindo em dois de seus quadros de consulta os nomes de diversos candidatos registrados na eleição majoritária.

Nesse aspecto, viola o disposto no artigo 3 da mesma resolução do TSE. Segundo o conteúdo do artigo, a partir do dia 5 de junho, o nome dos candidatos que tenham solicitado registro, independente de deferimento ou não, deverá constar nas pesquisas realizadas, devendo ser apresentada a relação completa aos entrevistados.

Na noite desta terça-feira (31), Haroldo Saboia e o presidente do Diretório Municipal do PSOL, Franklin Douglas, mantiveram encontro com o corregedor eleitoral, desembargador Bernardo Rodrigues, relatando as irregularidades constatadas na pesquisa feita em São Luís e que tem se repetido em outros colégios eleitorais.

Hugo Freitas
Com informações da Assessoria de Imprensa da Coligação "São Luís, o caminho é pela esquerda"

4 comentários:

  1. TEMOS DE QUESTIONAR DIRETO POIS O ROLO COMPRESSOR É GRANDE AGORA A LEGISLAÇÃO É MAIOR E PELA ESQUERDA KELÉ 40140

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Kelé, temos de duvidar sobre tais "pesquisas" eleitorais, haja vista que todas carregam em seu bojo os interesses políticos de seus financiadores.
      Abraço fraterno.

      Excluir
  2. meu amigo, quero registrar aqui q sou seu leitor fiel e quero lhe parabenizar pela iniciativa. jose joaquim, seu colega d uema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu amigo Joaquim. Satisfação em tê-lo como fiel leitor deste humilde espaço de notícias e reflexões.
      Espero um dia poder ter o prazer de publicar um texto de sua autoria sobre a área do Direito ou mesmo da História.
      Forte abraço, meu amigo. Este espaço é nosso!!!

      Excluir

Grato pela participação.