segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uma Viagem pela Vida de Che Guevara

Para quem se interessa pela vida de Che Guevara, a dica do dia é o livro De Ernesto a Che: a segunda e última viagem de Guevara pela América Latina, de Carlos Calica Ferrer, amigo de infância do guerrilheiro revolucionário.



Título original: De Ernesto al Che
Autor: Carlos Calica Ferrer
Tradutor:Sandra Martha Dolinsky
Ano da obra: 2005
Ano de edição: 2009
Páginas: 238


O livro narra a segunda viagem de Che Guevara, com 25 anos, ao lado do amigo de infância Carlos “Calica” Ferrer. Em 7 de julho de 1953, eles embarcaram em um trem na estação Retiro de Buenos Aires, decididos a percorrer a América Latina.

Para Ernesto, aquela era a sua última e definitiva viagem pelo continente. “Nesse livro é possível entender como foi a transformação do ser humano Ernesto Guevara para Che Guevara, do médico para guerrilheiro”, conta Fred.

Calica relata pela primeira vez todas as aventuras e experiências desses meses reveladores. Como na primeira viagem, feita com Alberto Granado, que inspirou o filme Diários de Motocicleta, esse segundo trajeto significou para Guevara um encontro com as raízes da América indígena, com as reações populares e com toda a beleza e sofrimento do continente.

2 comentários:

  1. Mas não é um livro que demoniza Che como alguns que tem por ai não né?

    ResponderExcluir
  2. Não, companheiro Silva, o livro não trata de "demonização", como realmente alguns outros o fizeram.

    O livro aborda a transformação histórica do "homem Ernesto" no "líder revolucionário Che Guevara", à luz do que este observava em sua segunda viagem pela América, tal como no filme "Diários de Motocicleta", onde a pobreza e a opressão do povo "ameríndio" o despertou para a luta por um mundo mais justo.

    Grato pela participação, companheiro.

    Hugo Freitas

    ResponderExcluir

Grato pela participação.