quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Deputado Wellington denuncia descaso da Prefeitura de São Luís com o Centro de Controle de Zoonoses

Unidade de Vigilância em Zoonoses foi desativado e oferece riscos à saúde pública

O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), utilizou a tribuna para denunciar a irresponsabilidade e o descaso da Prefeitura de São Luís com a proteção aos animais e a saúde pública. Dessa vez, a denúncia faz referência à atual situação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), que está desativada e, segundo o parlamentar, vem apresentando riscos à saúde pública.

Ao se pronunciar, Wellington destacou a irresponsabilidade com a qual os animais tem sido tratados, além de evidenciar o completo abandono da Unidade de Vigilância em Zoonoses de São Luís.


“O antigo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), atual Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), foi interditado e até hoje não possui sede. Atualmente, os animais em nossa cidade sofrem com o abandono. O Centro de Zoonoses da capital está funcionando provisoriamente em uma parte do prédio do Centro de Saúde Carlos Macieira, no bairro do Sacavém, mas no local, só funciona a parte administrativa. Como se isso não fosse o suficiente, percebemos ainda o abandono com veículos que deveriam ser utilizados para atuar em defesa dos Animais. Ao invés disso, estão parados e abandonados", relatou.


Na ocasião, o deputado relatou, ainda, os casos de vítimas por Calazar e cobrou urgência na instalação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).


"Recentemente, tivemos mais um caso de vítima de Calazar. Trata-se de um servidor da Secretaria Estadual de Saúde, que morreu vítima da doença. Este ano, 44 casos já foram notificados na capital. No ano passado, ocorreu apenas um óbito na capital maranhense, evidenciando o caótico cenário atual, já que somente entre janeiro e agosto a capital totaliza 10 óbitos. Temos, sim, que olhar com mais respeito para estes seres que não falam, mas têm direitos e compartilham conosco este planeta. A Prefeitura de São Luís precisa priorizar com urgência a instalação da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Enquanto isso, os animais permanecem abandonados e a sociedade continua vulnerável, expondo a risco aquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida", concluiu Wellington.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

4 comentários:

  1. Sacanagem da UEMA depois de tanto tempo, requerer aquele espaço mínimo que era ocupado pelo centro de zoonoses, mas tenho certeza de que a prefeitura deve estar providenciando um local novo para atender aos animais da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu levo meu cão no veterinário periodicamente, mas ouvir dizer que o centro de zoonoses estava atendendo em um prédio no bairro do sacavém.

    ResponderExcluir
  3. O deputado Wellington como sempre, mais preocupado em fazer barulho e se promover do que em oferecer soluções, cade que ele tentou intervir junto ao Governo na decisão da Universidade Estadual de requerer o prédio de ZOONOSES de volta?

    ResponderExcluir

Grato pela participação.