sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

PSDB E A REAPROXIMAÇÃO COM O PMDB NO MARANHÃO


Por Hugo Freitas

A indecisão, ou melhor, indefinição da chapa majoritária do PCdoB na disputa pelo Governo do Maranhão está tendo resultados até então inesperados.

Sem selar de vez o acordo firmado em 2012 com o PDT, os comunistas maranhenses, já há algum tempo, vinham namorando o PSDB visando a oferta da vaga de vice do pré-candidato Flávio Dino (PCdoB) para os tucanos. No entanto, a demora na definição está fazendo com que membros do PSDB procurem outras alternativas.

E uma delas é a possibilidade de apoio à candidatura de Luís Fernando (PMDB). Isso mesmo, prezado leitor! Os tucanos poderão apoiar o candidato do governo. Adversários nas últimas eleições, PSDB e PMDB podem caminhar juntos em 2014.

Neto Evangelista busca apoio do PMDB para garantir sua reeleição e disputar a Prefeitura em 2016

Depois do prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), que já declarou apoio ao pré-candidato peemedebista, agora é a vez do deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) retomar as conversas com o secretário estadual de Infra-estrutura e seu partido.

Neto busca garantir a estrutura para sua campanha de reeleição, além de se cacifar politicamente para disputar a Prefeitura de São Luís em 2016 com o apoio do PMDB. Em troca, o tucano traria para o barco do governo outros "figurões" do PSDB, como o ex-prefeito João Castelo, a deputada estadual Gardênia Castelo e o deputado federal Carlos Brandão, presidente estadual da sigla.

Precisamente Brandão era o mais próximo membro do PSDB de fechar uma aliança com Dino. Contudo, seguindo uma determinação nacional da legenda, liderada pelo presidenciável Aécio Neves, os tucanos maranhenses foram obrigados a suspender as negociações com os comunistas, em virtude dos mesmos estarem mais propensos a oferecer o palanque estadual para o PSB de Eduardo Campos ou para o próprio PT da presidente Dilma.

Vale lembrar ainda que à medida que o PCdoB se aproxima do PSDB, se distancia do PDT, cujos dirigentes já declararam, inúmeras vezes, que se não ficarem com a vaga de vice na chapa comunista terão candidatura própria.

Correndo por fora, tem ainda o namoro do PPS com o PSB. A pré-candidata ao governo, deputada estadual Eliziane Gama (PPS) vem tentando costurar uma aliança nacional junto a Eduardo e Marina para viabilizar sua candidatura no Maranhão.

Com a retomada do diálogo entre o PSDB e o PMDB, no entanto, outro imbróglio deverá se formar. E o nó górdio é justamente no âmbito nacional, já que o PMDB compõe a base aliada do governo Dilma e é praticamente certo seu apoio à reeleição da petista.

De um modo ou de outro, muita gente vai ficar insatisfeita com as prováveis alianças que vão se desenhando. Até abril do ano que vem, as conversas entre os principais atores políticos ainda vão dar, como dizem, "muito pano pra manga".

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. agora são três pompeu.....(POMPEU RODRIGUES RODRIGUIS, OUTRO , RODRIGUES POMPEU, E POR ULTIMO O POMPEL RODRIGUES RODRIGUES RODRIGUES)...CHUPA MURAD....! GOVERNO QUE SÓ SABE HUMILHAR OS FUNCIONÁRIOS TÃO TAL QUE CONGELA O NOVO E TÃO ALMEJADO SALÁRIO MÍNIMO DO MÍNIMO...DE 724,00 PARA 678,00..É TRISTE O BOM É QUE APENAS 4 ANOS APROVEITA GRUPINHO.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que muitos não devem ter entendido este comentário e sua relação com o texto. Mas agradeço a participação. :)

      Excluir

Grato pela participação.