terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Mulheres de presos são estupradas em complexo penitenciário do Maranhão

A inspeção do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para verificar as condições dos presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís (MA), revelou uma situação alarmante: esposas e irmãs de presos estariam sendo obrigadas a ter relações sexuais com líderes das facções criminosas. Os presos que se recusam a permitir o estupro das mulheres correm risco de serem mortos.

O juiz auxiliar do CNJ, Douglas Martins, fez a denúncia depois de uma visita ao local. O magistrado cobrou providências do governo maranhense para que esse tipo de violência não seja mais praticado.

"As parentes de presos sem poder dentro da prisão estão pagando esse preço para que eles não sejam assassinados. É uma grave violação de direitos humanos", declarou o juiz, que é coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do CNJ.

Esse será um dos tópicos do relatório que está sendo produzido sobre a situação de Pedrinhas. O documento será entregue nesta semana ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal.

A inspeção ocorreu depois da morte de cinco presos, em conflito ocorrido há duas semanas. Três vítimas foram decapitadas. No total, 58 detentos já morreram no presídio este ano.

Segundo o juiz do CNJ, o presídio não tem espaço adequado para visitas íntimas, que acontecem nas celas. Como as grades das celas foram depredadas, cerca de 300 detentos convivem nos pavilhões dia e noite. Para Douglas Martins, o cenário estimula brigas, agressões e mortes.

"Por exigência dos líderes de facção, a direção da casa autorizou que as visitas íntimas acontecessem no meio das celas. Sou totalmente contrário à prática e pedi providências ao secretário da Justiça e da Administração Penitenciária (Sebastião Uchôa), que prometeu acabar com a prática em Pedrinhas", disse o magistrado.

A assessoria de imprensa do governo do Maranhão informou que as autoridades locais não dariam entrevista sobre o assunto. Só haverá manifestação em ofícios ao CNJ e ao CNMP. As respostas não têm data prevista para chegar aos órgãos.

O CNJ constatou irregularidades no sistema penitenciário maranhense em 2011, no Mutirão Carcerário, um programa de inspeção nos presídios. Desde então, o CNJ recomenda ao governo do estado a construção de unidades prisionais, especialmente no interior, para acabar com a superlotação de Pedrinhas, o único presídio do Maranhão.

Em outubro deste ano, nove detentos foram mortos no local depois de uma rebelião. O conselho voltou ao estado para reiterar a mesma recomendação. Foi quando a governadora Roseana Sarney prometeu construir, em seis meses, onze novas unidades prisionais, dez delas no interior.

No dia 19, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ofício a Roseana Sarney pedindo informações atualizadas sobre a situação do sistema carcerário do estado. Foi dado três dias de prazo, mas a resposta ainda não chegou.

Dependendo das informações prestadas, Janot vai pedir a intervenção federal do estado no STF. O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), presidido por Janot, também enviou representante ao presídio de Pedrinhas para realizar inspeção no local.

Com informações de O Globo

4 comentários:

  1. Esse Maranhão é a vergonha do Brasil...
    Xô Roseana, Xô Sarneyzada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, absurdos como esses de que a própria direção do presídio autorizou relações íntimas dentro das celas é que envergonham o nosso Maranhão. Inaceitável tal situação de desrespeito aos direitos humanos. Sem contar as constantes decapitações de detentos, devidos às disputas entre facções que lutam por poder dentro de Pedrinhas.

      Excluir
  2. A família Sarney conseguiu fazer do Maranhão uma terra mais atrasada do que qualquer conto de idade medieval. Com histórias como essa dá para acreditar que o inferno exista? O inferno está na terra em estados como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O diretor de Pedrinhas aceitou as exigências dos líderes das facções e permitiu que as visitas íntimas fossem feitas dentro das celas, na frente dos demais presidiários. Absurdo!!!

      Excluir

Grato pela participação.