terça-feira, 31 de dezembro de 2013

... E QUE VENHA 2014!


Por Hugo Freitas

O ano acabou e um novo tempo recomeça. 2014 está prestes a nascer.

Em 2013, vivi muitas coisas intensamente. Sofri, chorei, sorrir, me diverti, senti dor, plasmei o amor. Como diz a canção do Roberto Carlos, por mais clichê que possa ser, foram muitas emoções.

Perdi. Ganhei. Conquistei. Abri mão. Mas nada foi tão surpreendentemente gratificante do que semear o terreno em 2013 para colher os frutos em 2014. Afinal, a meu ver, esta é a melhor forma de se adentrar o Ano Novo.

Novidade essa não pelo fato de mais uma volta no relógio do tempo e no cair da última folhinha do calendário, mas de perspectivas promissoras para um futuro ainda mais promissor, calcadas numa realidade passível de muitas realizações.

Aliás, conquistas e vitórias não são obtidas do dia para a noite ou na virada do ano. Tudo requer planejamento, um passo a passo, se não muito bem detalhado por conta das intempéries imprevisíveis, porém minimamente delineador das linhas mestras norteadoras do caminho a ser seguido.

Se em 2013 fraturei o tornozelo durante uma partida de futebol, o que me levou a uma aposentadoria precoce dos gramados dos fins de semana, foi neste ano que concluí mais uma etapa importante da minha vida acadêmica, fertilizando ainda mais o solo para novos desafios em 2014.

É necessário estar preparado para se agarrar as oportunidades que aparecem em nossas vidas, utilizando-se a virtú para se dominar a fortuna, como bem frisou Maquiavel. Para isso, sabedoria, coragem e atitude são fundamentais para se passar do plano teórico, do “dever ser”, para o campo da práxis social, do “vir a ser”, da transformação da realidade através do impulso advindo dos nossos sonhos de prosperidade, felicidade, saúde, amor e paz.

Que em 2014, a Humanidade aprenda a ser mais humana; a igualdade de direitos possa conviver com a diferença e a diversidade social; a paz possa ser não apenas o antônimo da guerra, mas o sinônimo da Justiça; a esperança não apenas a expectativa do acontecimento, mas o oxigênio inolvidável para que tudo aconteça e se transforme.

Feliz 2014 a tod@s, com as bênçãos do Senhor Jesus Cristo!!! Nos vemos, novamente, no próximo ano. :)

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

Grato pela participação.