terça-feira, 28 de maio de 2013

ABSURDO: PROFESSOR DA UFMA É DENUNCIADO POR TER URINADO EM SALA DE AULA


Por Hugo Freitas

E um absurdo provocou um espanto na comunidade acadêmica de São Luís no início desta semana. Estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do campus do Bacanga, denunciaram que um professor do Departamento do Curso de Ciências Contábeis e Administração teria urinado em plena sala de aula, na frente dos alunos.

O caso foi registrado no plantão de Polícia Civil da Vila Embratel por três alunos, que se sentiram constrangidos com a inimaginável cena.

Segundo relato dos estudantes, contido no Boletim de Ocorrência (B.O), o fato aconteceu por volta das 20h desta segunda-feira (27), em uma das salas do curso de Ciências Sociais da UFMA.

O professor decidiu terminar a aula dez minutos antes do horário determinado. De repente, abriu a calça e começou a fazer xixi em um canto da sala, na presença de alunos, que aguardavam o início da aula seguinte.

Além do registro policial, os estudantes também denunciaram o caso nas redes sociais, principalmente no grupo da UFMA no Facebook. No espaço virtual, muitos alunos relataram que o professor mantém um comportamento inadequado durante suas aulas, que sempre possuem "conotação sexual".

Em Nota, a UFMA informou que "será aberto um procedimento administrativo para ouvir as partes envolvidas e tomar as devidas providências, já que o docente se encontra de licença médica".

De acordo com site da universidade, o docente tem titulação de especialista e ministra oito disciplinas na instituição, nos Departamentos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Imobiliárias.

Quando um professor universitário urina em plena sala de aula, na frente dos alunos, fico pensando a que ponto chega o desatino humano.

Confira abaixo a íntegra da Nota emitida pela UFMA:

A Administração Superior da Universidade Federal do Maranhão em respeito à opinião pública vem informar que:

1) Tomou conhecimento, por meio dos Departamentos de Ciências Imobiliárias, Ciências Contábeis e Administração, do fato envolvendo o professor Rommel Anibal Nunes Castro e os alunos do Curso de Ciências Imobiliárias, ocorrido na noite de ontem, dia 27, na sala 102, do Centro de Ciências Sociais (CCSo). Segundo os Chefes dos referidos Departamentos, o professor citado foi denunciado por alguns estudantes, por ter supostamente urinado em sala de aula.

2) A Administração Superior está analisando a situação, visto que ainda não há um registro oficial do fato (Boletim de Ocorrência, fotos, etc). Será aberto um processo administrativo para ouvir as partes envolvidas e tomar as devidas providências, já que o docente se encontra de licença médica.

3) A UFMA prima pelo respeito das boas relações de convivência e de comportamento entre os representantes da comunidade acadêmica (professores, alunos, técnico-administrativos) e, nesta perspectiva, tomará todas as providências cabíveis ao acontecimento, até por considerar este fato inadmissível para a boa imagem da Instituição.

Administração Superior da UFMA

2 comentários:

  1. Meu Deus! o que tá acontecendonomundo? rs cada dia surge cada uma que não dá prá entender

    ResponderExcluir
  2. "PROFESSOR MIJÃO"

    (ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE MARANHENSE SOBRE MANCHETE DOS JORNAIS E BLOGS DA CIDADE.)


    É lamentável o ocorrido na sala de aula da prestigiosa universidade. Como professor da UFMA e colega de trabalho do professor Romel, quero externar à população maranhense fatos que não são do conhecimento público.
    Sem dúvida alguma foi um ato surreal em um momento delicado da educação maranhense, mas alguns sinais não estavam sendo entendidos pelos alunos e professores amigos do conceituado professor que em breve completará 70 anos, sendo que mais da metade destes, foi dedicado à educação maranhense.
    Há algum tempo notava-se frequente irritação e alterações de humor, segundo relato de alguns alunos. Para os mais conhecedores eram nítidos os distúrbios e lapsos de memória à que o prestigioso docente era acometido. Ele não admitia deixar a sala de aula, dizendo que estava normal. Vez ou outra repetia várias vezes o mesmo assunto, irritando alunos e se estressando com facilidade. A última discussão com um aluno foi a “gota d’água”.
    Somos ótimos leitores de livros e textos complicados, mas muitas das vezes somos péssimos leitores das angústias alheias. Existe grande possibilidade de um quadro depressivo que ele aparentava, ter origem no estágio em que se instalou um provável MAL DE ALZHEIMER (a ser devidamente diagnosticado com urgentes exames).
    Gostaria que todos tentassem entender a gravíssima situação, orar pelo prestigioso professor, para que ele seja lembrado não como “professor mijão” , como nas manchetes de hoje, mas que seja sempre lembrado pela vida dedicada à educação maranhense.
    O professor Romel merece todo nosso respeito e pedimos perdão a ele por não termos, como colegas tão próximos, conseguido ler os sinais que ele nos enviava diariamente, há mais de um ano.
    Provavelmente ele não volta para sala de aula. Lamentável, pois perdemos um grande professor.

    PARABÉNS PROFESSOR ROMEL, POR TANTA DEDICAÇÃO E COMPROMETIMENTO.

    PERDÃO POR PRODUZIRMOS TANTOS MÉDICOS, PSIQUIATRAS, ASSISTENTES SOCIAIS E PSICÓLOGOS E NÃO O AJUDAMOS EVITAR TAMANHA VERGONHA.

    (Peço aos meus amigos do Facebook compartilhar em seus perfis )

    Professor Walter Nunes
    UFMA-

    ResponderExcluir

Grato pela participação.