Por Hugo Freitas
Dona dos direitos de transmissão de
todos os principais campeonatos de futebol do país, a Rede Globo estaria
fazendo pressão junto aos clubes, cobrando-os por mais privilégios em relação
às TVs concorrentes, em treinos e durante os jogos. É o que revela reportagem
desta quarta-feira (28) publicada pelo UOL Esporte.
O site teria tido acesso a uma troca de
e-mail entre Marcelo Campos Pinto, diretor da "Globo Esporte" (empresa que
negocia os acordos comerciais), e os presidentes dos clubes de futebol, onde cobra tratamento especial para TV Globo e Sportv, no que se refere à cobertura
jornalística da rotina de treinos e jogos.
A emissora alega não estar recebendo
o tratamento privilegiado que "merece", compatível com os valores que paga pelo
Brasileirão e tantos outros campeonatos. De acordo com o UOL, Marcelo Campos
Pinto chega a lembrar que as exigências da Globo estão em contrato: "O acesso privilegiado necessário à produção de matérias jornalísticas durante os
jogos e nos clubes consta expressamente de nossos contratos. Tanto pagamos e pouco recebemos", reclama o diretor global.
Segundo a reportagem do site, o
protesto do executivo é uma consequência de várias queixas feitas
por produtores e editores da Globo e da Sportv, que não aceitam que as suas
equipes de reportagem tenham o mesmíssimo acesso concedido a empresas que não
possuem os direitos de transmissão dos eventos de futebol do país. Reclamam o
fato de que seus repórteres não terem qualquer privilégio para poderem fazer
mais perguntas a técnicos e jogadores do que os jornalistas concorrentes.
As reclamações teriam chegado a Marcelo
Campos Pinto por meio de Ricardo Bereicoa, chefe de produção no Rio de Janeiro,
e João Pedro Paes Leme, diretor-executivo de esportes. Esses teriam recebido
das equipes de reportagem as queixas com relação à rotina de trabalho nos
clubes, na qual a TV Globo não estaria sendo atendida como deveria na condição
de detentora dos direitos de transmissão dos torneios.
Em outro trecho da troca de e-mails
revelada pelo UOL, o executivo da "Globo Esportes" afirma: "Lembro, por
oportuno, que tais matérias são exibidas de segunda a sábado em nossos
telejornais e programas esportivos, o que corresponde a mais de 60% da
exposição anual das marcas dos clubes e de seus patrocinadores de camisa e material
esportivo na Rede Globo e no Sportv". Esse seria um recado de Marcelo
Campos aos clubes, lembrando-os de que a emissora estaria fazendo a parte
dela no acordo, segundo reportagem do UOL Esporte.
Disso tudo, a pergunta que fica é a seguinte: O que a Globo quer mais? Já não basta transmitir apenas os jogos dos clubes de maior torcida do Rio e de São Paulo, agora que os clubes podem negociar diretamente com a emissora, sem a mediação da CBF?
Já não basta estabelecer horários de jogos sempre "depois da novela das nove", em dias de quarta-feira, mais convenientes aos interesses da emissora, que prefere não perder os lucros advindos dos comerciais nos intervalos das novelas e prejudicar assim tanto o público (cada vez menor) presente nos estádios, quanto os milhares de telespectadores, que têm de trabalhar cedo no dia seguinte?
Já não basta pressionar jogadores a se submeterem a ridículas comemorações para divulgar seus produtos futebolísticos???
O que falta mesmo é a Globo não deixar mais nenhuma emissora transmitir jogos no país, a não ser ela mesma, e fazer um estádio no Projac, de onde seriam transmitidos campeonatos com narração de Faustão e comentários de Ana Maria Braga.
Com informações da TV Esporte e do site UOL Esporte
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