Um grupo de astrônomos da Nasa e do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian (Cambridge, Estados Unidos) descobriu a existência de um novo tipo de planeta, composto em sua maior parte de água e com uma leve atmosfera de vapor.
Trata-se de um planeta fora de nosso sistema solar denominado "GJ1214b", descoberto em 2009 graças ao telescópio espacial Hubble da Nasa, e que, segundo recentes estudos, tem "uma enorme fração de sua massa" composta de água.
Em nosso sistema solar, existem três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte), gigantes gasosos (Júpiter e Saturno) e gigantes de gelo (Urano e Netuno).
Por outro lado, existem planetas variados que orbitam em torno de estrelas distantes, entre os quais há mundos de lava e "Júpiteres" quentes.
O "GJ1214b", situado a 40 anos luz da Terra, é considerado uma "super-Terra", com 2,7 vezes o comprimento de nosso planeta e sete vezes seu peso.
Ele orbita a cada 38 horas ao redor de uma estrela vermelha anã e possui temperatura estimada de 450 graus Fahrenheit (232 graus celsius).
Em 2010, um grupo de cientistas havia indicado que a atmosfera de "GJ1214b" deveria ser composta em sua maior parte por água, depois de medir sua temperatura.
As medições e observações foram efetuadas quando o "GJ1214b" passava diante de seu sol, o que permitiu comprovar que a luz da estrela era filtrada através da atmosfera do planeta, exibindo um conjunto de gases que dão uma coloração avermelhada ao planeta.
O super telescópio Hubble permitiu aos astrônomos a elaboração de um cálculo da densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, comprovando que tem "muito mais água do que a Terra".
Hugo Freitas
Com informações da Agência Internacional AFP
Saudações cordiais.
ResponderExcluirEsta sem sombra de duvidas é uma grande descoberta,(NOVO PLANETA)e verifica-se já um grande nível de investigação sobre o assunto. Em momento algum foi feita a referencia sobre o modo de vida deste planeta.
estará ainda em curso esta investigação? sendo que já foi determinada presumivelmente o nível de temperatura existente.
Aguardando algum retorno.
No tempo em que compartilhei esta notícia no blog, a NASA não havia informado sobre a temperatura deste novo planeta. Suas observações são pertinentes. Grato pela participação.
Excluir