sábado, 19 de maio de 2012

A "Arte" como Negócio



Por Hugo Freitas
Historiador e Sociólogo

A assertiva "No futuro, toda a gente poderá ser famosa durante quinze minutos" nunca foi tão verdadeira.

Cada vez mais toma força a noção de que o mercantilismo em torno das artes, sub-produto de uma indústria cultural que a tudo engloba dentro da lógica mercadológica, circunscreve o público consumidor na mesma atmosfera. Em outras palavras, se tudo pode ser vendido, obviamente, tudo tende a ser consumido.

Nessa lógica, portanto, o produto é o de menos. O conteúdo, idem. O que se eleva sobre o espírito hegeliano das massas é a embalagem e sua função simbólica: a de ostentação, de satisfação do desejo de ter aquilo o que não é essencial, de ir além do primarismo existencial.

No mundo das celebridades, por exemplo, isto é claramente notório. As pessoas (artistas) são vistas não como elas são, mas como aparentam ser, como se apresentam diante do público, vivendo assim às expensas de uma imagem muitas vezes não coadunada com a sua própria realidade.

O "consumidor de celebridades", por seu turno, cada vez mais ávido e sedento por "novidades repetidas", pelo novo que já veio, pelo velho com nova roupagem, se retroalimenta desses arquétipos forjados e cunhados sob a égide do "modismo" e das "novas tendências", movimentando assim a roda da fortuna que gira em torno do simulacro, do "virtual concreto", que se impõe como realidade material palpável, porém assimétrica, distorcida, falseável, tornando-se vazia, descartável.

Nessa perspectiva, o cenário musical atual também é uma fonte prenhe de exemplos, repleta de canções e melodias simples e repetitivas, de fácil memorização, cuja abrangência popular é bastante ampla. Curioso observarmos que essa simplicidade musical é produto da mesma indústria cultural fomentadora do esvaziamento dos conteúdos, que acaba assim por revelar o seu caráter de "massa", de supressão das individualidades em detrimento do "gado consumidor", programado única e exclusivamente para o consumo.

Por outro lado, a tendência em voga de democratização do acesso à arte, por levar a todos a possibilidade de apreciação das manifestações artísticas do homem, acaba também por "dessacralizar" os "grandes artistas" e despertar os "grandes marqueteiros e propagandistas", que antes esculpiam "famosos" ao longo de um determinado tempo, o que nos dias de hoje se dá, muitas vezes, de forma instantânea.

Na internet, qualquer cidadão tem um alto potencial de se tornar uma celebridade, quer por seu "talento" ou pela ausência deste. Vide exemplos do cantor Luan Santana, da "Luiza do Canadá" e, mais recentemente, a "Família Para Nossa Alegria", estrela de algumas peças publicitárias, cuja ascensão virtual é medida pela quantidade de "views" no youtube e pelos "retuítes" e "compartilhamentos" nas redes sociais.

Nessa conjuntura, a presença quase onisciente da figura do "empresário" se redimensiona, tomando outros contornos. Ele deixa de ser o responsável por descobrir nos "anônimos" aquilo o que possivelmente caia no "gosto popular" - cabendo isso agora ao próprio público internauta - e passa efetivamente apenas a intermediar a exposição de seu "produto" com os veículos de comunicação, movimentando significativas somas para que este (o produto) se torne finalmente  vendável.

Assim, o negócio também vira arte, arte da sedução, do fetichismo da mercadoria em relação ao consumidor, da venda de sonhos e ilusões numa escala holística de consumo, tornando o supérfluo desejável e o essencial, secundário.

Arte, porém, abstrata, pois reside numa equação difícil de ser solucionada sem as mãos hábeis do marqueteiro para aparar as arestas e moldar seu "artista" dentro da lógica imposta pelo mercado, em consonância com toda a rede comunicacional necessária para vestir seu produto e deixá-lo no ponto de ser apreciado, vislumbrado, cobiçado, num mundo onde a beleza da embalagem suplanta a necessidade e o interesse pelo conteúdo.

E nisso o "artista" se "coisifica", tornando-se efêmero, passageiro, tão breve quanto seus "15 minutos de fama", porém tão necessário como a engrenagem que movimenta o processo industrial de empacotamento do produto, de vida útil e fútil, talhado com o único objetivo de manter a roda da fortuna girando sem parar.

P.S: Artigo escrito com base no texto original que inaugurou este blog no dia 29 de outubro de 2010, data de seu nascimento.

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